Incenso indiano: história e principais aromas

A Índia é um país com uma cultura riquíssima e repleto de curiosidades. Vários dos hábitos cultivados até hoje são realizados desde muitos anos atrás, já que seu povo é bastante arraigado às tradições. Um desses costumes que não “saiu de moda” é o uso do incenso indiano. É através dele que se consegue elevar a espiritualidade, espalhar boas energias pelo ar e, ainda, deixar um delicioso aroma circulando pelo ambiente.

Incenso indiano: história e principais aromas | westwing.com.br

Fonte: Pexels

Sendo assim, que tal trazer essa tradição do oriente para o ocidente e fazer do incenso indiano algo pertencente ao seu cotidiano? Nesta página, a Westwing separou uma série de dicas e informações sobre o incenso indiano, quais são os aromas mais usados e os significados que eles carregam consigo. Então, basta continuar a leitura, relaxar e aproveitar todos os aspectos positivos que esse produto pode proporcionar a você a seu lar.

Compre agora com até 70% off:

A história do incenso indiano

A história dos incensos é bastante plural e há diversas versões. Entretanto, conforme diversos indícios e estudos, eles estiveram atrelados a rituais religiosos em diversas culturas. Na Índia, o incenso indiano uniu o útil ao agradável.

 Incenso indiano natural queimando

O incenso faz parte da cultura oriental. Fonte: Pexels

Neste país, no qual se acredita que este produto fora criado há mais de 6 mil anos a.C., juntou-se a vontade de ligar-se com os deuses ao seu apreço pelos mais diversos aromas. Ou seja, ambas as situações eram alcançadas através do incenso indiano. Muitos acreditam que o incenso indiano era, primeiramente, importado da Arábia, sendo refinado com materiais aromáticos da Índia, como cânfora, flores secas, madeiras, benjoim e sândalo.

Mãos segurando incenso indiano sobre um prato

O melhor é que existem diversos tipos de incenso. Fonte: Pexels

Tipos de incenso

O incenso indiano possui vasta variedade de aromas. Conheça alguns dos mais populares:

Incenso indiano: massala

Massala não é uma essência, mas uma mistura de especiarias. Na verdade, ela é um tipo de incenso indiano com menos carvão e com alta concentração de resina e pó de sândalo. A massala tem como grande característica o seu cheiro mais forte e intenso do que um incenso indiano comum. Mesmo quando já está apagada, seu aroma continua no ambiente de forma suave.

 Incenso indiano queimando

A massala é ideal para manter toda a casa cheirosa. Fonte: Pexels

Incenso massala: significado

Cada incenso possui um significado, de acordo com a aromaterapia, sabia? A massala é ideal para espalhar boas energias por toda a casa. Além disso, ela ajuda a manter a tranquilidade e a espiritualidade em alta.

Incenso indiano: sândalo

O sândalo é um dos aromas mais tradicionais quando se trata de incenso indiano. Isso porque ele é originário de uma árvore homônima que tem origem nesta região.

mesa de madeira com velas e incenso indiano

O sândalo é ideal para quem gosta de aromas marcantes em casa. Fonte: Pexels

O incenso indiano de sândalo possui uma fragrância amadeirada e marcante. Ele é indicado para todas as pessoas que estão precisando sentir mais bem-estar em suas vidas, ajudando em estados depressivos e de tensões nervosas. Por conta da paz de espírito e da expansão intuitiva que o incenso indiano de sândalo promove, ele é perfeito para ser aceso nas práticas de meditação e yoga. Para aqueles que sofrem com a insônia frequentemente, o incenso indiano de sândalo é um aliado para relaxar e curtir uma ótima noite de sono.

Incenso indiano: rudraksha

Outro incenso indiano bastante típico é o de rudraksha, semente de um fruto que leva o mesmo nome, parecida com uma noz. Conforme a cultura hindu, bastante cultivada na Índia, ela tem propriedades sagradas e curativas. Acredita-se que, ao acender seu incenso indiano de rudraksha, nos ligamos, de maneira direta, com o nosso “eu superior” e com toda a energia do cosmos. Essa é a aproximação entre o céu e a terra.

Incenso e Incensário sobre uma mesa de decoração.

A rudraksha também tem cheiro forte e intenso. Fonte: Unsplash

As sementes de rudraksha podem ser utilizadas não só na forma de incenso indiano, como também de colares e pulseiras, sendo que estas peças devem ser utilizadas de forma única e pessoal, nunca compartilhada.

Como fazer seu próprio incenso DIY

Acender um incenso também faz parte da rotina de autocuidado. Por isso, que tal você mesmo fazer um incenso personalizado e único? Confira as dicas da Westwing e veja como é fácil criar seu próprio cheirinho para completar a casa:

Gostou das dicas? Continue na Westwing e saiba tudo sobre incensos e o incenso de mirra.

WestwingNow: melhor loja de decoração online

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e cheirosa, em todos os momentos.

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!