Iluminação Sustentável

Quando temos uma ideia de uma hora pra outra costumamos dizer que tivemos uma luz. Ou então que fomos “iluminados”. Essa associação entre criatividade e luminosidade não é à toa. E poder ficar ainda mais interessante se acrescentarmos a intensidade certa de sustentabilidade a essa mistura, como no caso da iluminação sustentável.

Iluminação Sustentável | westwing.com.br

Mais do que ideias rápidas, no Westwing você também encontra inspiração para iluminar de forma ecologicamente produtiva qualquer que seja o seu ambiente. Uns chamam de iluminação sustentável, outros de “iluminação verde”. E há ainda quem prefira o termo “iluminação inteligente”, já que alguns dos diferenciais desse tipo de iluminação podem ser automatizados e/ou naturais. Mas, independentemente do nome que se dá a essa prática, o fato é que ela pode ser uma alternativa bem conveniente para o seu dia a dia. Com as mudanças certas, ter uma luz agora será uma coisa sustentável.

Compre agora com até 70% off:

Acender uma lâmpada parece um ato simples, mas por trás desse simples ato há uma infinidade a coisas a considerar. A começar pelo próprio apertar do interruptor. Será que é mesmo necessário gastar energia elétrica para iluminar o ambiente no qual você se encontra? Já que um dos princípios da iluminação sustentável é repensar nossas formas de consumo, a pergunta é totalmente pertinente se lembrarmos que um simples abrir de janelas pode economizar valiosos watts de energia e até deixar o ambiente mais aconchegante. E para quem quer aderir hoje mesmo à iluminação sustentável, aqui seguem algumas dicas:

Janelas para a Iluminação Sustentável

Sempre que possível, opte por ambientes com janelas que recebam diretamente a luz do sol. Assim, além de um espaço mais arejado – outro beneficio das janelas abertas é a ventilação – você dispensa o uso de lâmpadas e outros aparelhos como a luminária e o abajur, criando uma forma de iluminação sustentável.

Iluminação Sustentável com Lâmpadas de LED

Em algumas horas do dia, geralmente à noite, é inevitável a necessidade de luz artificial. E é aí que entra a escolha da lâmpada certa para criar uma iluminação sustentável. Escolha que pode ser a troca das suas atuais lâmpadas incandescentes – e até mesmo as suas lâmpadas fluorescentes – por lâmpadas de LED. A chegada das lâmpadas de LED revolucionou o mercado de iluminação sustentável por elas apresentarem um baixíssimo consumo e uma durabilidade nunca antes vista. E saiba que essas são apenas algumas das vantagens que o LED tem sobre as outras lâmpadas.

No caso da iluminação sustentável, há outras atitudes que podem ser tomadas para a economia. É possível diminuir significativamente o consumo de energia elétrica nos ambiente em que não estamos também. Isso tudo com o uso de sensores de presença.

Graças à rotina agitada e tarefas rotineiras, nem sempre estamos atentos à iluminação nos ambientes em que não estamos no momento, deixando, assim, luzes acesas por várias horas em ambientes onde ninguém está presente. Bom, uma forma automatizada e que pode muito bem ser combinada com o uso das lâmpadas de LED, citadas acima, são os sensores de aproximação. Como o próprio nome explica, essas luzes só acendem quando há movimento no ambiente, evitando o desperdício de energia elétrica.

Ideias de iluminação sustentável como essas, e muitas outras, se associadas, podem geram uma grande economia e reduzir o desperdício a quase zero. Tivemos uma luz: que tal começarmos essas mudanças agora mesmo?

  • Baixe o aplicativo Westwing | westwing.com.br
  • Siga o Instagram @westwingbr | westwing.com.br
  • Curta a página WestwingBR no Facebook | westwing.com.br