Tipos de guarda-roupa: dicas para escolher o melhor

Na hora de armazenarmos nossas camisas, calças, jaquetas, pijamas, roupas íntimas, blusas e demais peças em geral, necessitamos de um local que mantenha todos esses itens organizados e limpos, mas com estilo e beleza. Para isso, temos o guarda-roupa, que deve apresentar tanta personalidade quanto nós. Nele podemos manter tudo em ordem e pronto para quando precisarmos usar. O guarda-roupa é uma peça-chave no quesito armários e o responsável pela maior parte da decoração de um quarto. Portanto, devemos tomar muito cuidado durante sua escolha.

Tipos de guarda-roupa: dicas para escolher o melhor | westwing.com.br

Conheça os principais tipos de guarda-roupa para comprar o melhor!

Há tanta variedade de guarda-roupas e possibilidades de combinações com os diferentes estilos de quartos que parece impossível decidir pela melhor opção. Para facilitar na hora da escolha, a Westwing reuniu uma seleção de dicas e informações importantes sobre os diferentes guarda-roupas, além de oferecer sugestões de outros produtos e móveis relacionados, para garantir que a decoração do seu quarto esteja linda e completa. Aproveite!

Compre agora com até 70% off:

Guarda-roupa: o espaço de armazenamento ideal

O guarda-roupa deve oferecer um bom espaço para pendurarmos nosso melhor vestido, manter as camisas dobradas e todas as outras peças perfeitamente no lugar. Ele é praticamente o santuário das nossas roupas.

 guarda_roupa_branco_com_quatro_portas_com_seis_nichos_em_parede_azul_com_puffs_decorando_o_espaço

O guarda-roupa é um dos móveis que não podem faltar no quarto.

O guarda-roupa não é apenas uma peça bonita na decoração do quarto. Ele é também um produto bastante funcional. Pois imagine o que seria dos quartos sem eles: roupas nas cadeiras, na cama e no chão. Desorganização e pilhas de coisas no quarto não é a melhor maneira para relaxar e se descontrair, além de não ser muito bonito.

Por isso, o melhor  é pensar sobre que tipo de pessoa somos e se, por exemplo, temos um monte de roupas e sapatos ou não. Além disso, é importante pensar na visualização, pois não é muito agradável se ter um guarda-roupa em que a roupa não se encaixa por inteiro no produto ou um que tenha muitos espaços vazios.

Principais tipos de guarda-roupa

O guarda-roupa é ofertado no mercado com muitas possibilidades, desde o mais simples até o mais completo. Existem diversas opções de escolha: com portas de correr para economizar espaço, com espelhos atrás das portas, com gavetas grandes, com sapateiras embutidas, com espaço para guardar  acessórios, etc. A originalidade vai depender de cada fabricante, mas é claro que é possível encontrar o modelo que se procura.

1. Guarda-roupa modulado

O modelo de guarda-roupa mais tradicional é o modulado. Ele é encontrado em lojas de decoração e móveis, por preços econômicos, em comparação a outros tipos. Ainda assim, esse modelo é funcional na mesma medida, com sapateira, prateleiras, gavetas, nichos e cabideiro – de acordo com as suas necessidades.

guarda roupa modulado branco com tres portas e um espelho

Os guarda-roupas modulados são econômicos e funcionais. Fonte: Unsplash

2. Guarda-roupa planejado

Modelos planejados são os mais indicados para espaços pequenos. Isso porque ele é feito sob medida para o seu quarto, com tamanho personalizável. Esse guarda-roupa pode ser maior verticalmente, para não atrapalhar a área de circulação ou horizontalmente. Tudo depende dos seus gostos, tamanho do quarto e necessidades.

guarda roupa planejado branco sobre a cama

Modelos planejados aproveitam todos os cantinhos do quarto. Fonte: Pinterest

3. Guarda-roupa com porta de correr

Outra opção para quartos pequenos é o guarda-roupa com porta de correr. Nesse caso, as portas do móvel se abrem para os lados, o que garante mais espaço em todos os momentos. Uma dica é investir em modelos com espelho, para melhorar a amplitude do cômodo.

guarda roupa com porta de correr espelhada grande

Os guarda-roupas com porta de correr são elegantes. Fonte: Pexels

4. Guarda-roupa embutido

Como o nome sugere, esse tipo de guarda-roupa é embutido na parede de drywall. O modelo é indicado para quem gosta de ambientes clean e com maior amplitude. Ele possui portas de correr e pode ser personalizado com o número de cabideiros, prateleiras e nichos que você quiser.

guarda roupa embutido com tres portas e espelho

Modelos embutidos são puro charme.

Tipos de guarda-roupa para quarto

Agora que você conhece os modelos mais comuns, chegou a hora de descobrir a versatilidade da peça. O guarda-roupa pode ser encontrado em tamanhos variados, para casal, solteiro ou infantil. Veja:

Guarda-roupa de casal

O principal objetivo desse modelo é ter espaço o suficiente para as roupas de ambos os parceiros. Por isso, o guarda-roupa de casal possui entre seis a oito portas, para os mais espaçosos. O móvel tem divisórias, com cabideiros, gavetas, prateleiras e compartimento para calçados.

guarda roupa de casal preto com cinco portas

Os armários de casal são os mais espaçosos. Fonte: Pinterest

Guarda-roupa de solteiro

Modelos para solteiro são menores e compactos, com quatro portas em geral. O melhor é que esse tipo de roupeiro possui diversos tipos de divisão interna, que variam segundo as suas necessidades. É possível encontrar móveis com prateleiras, gavetas e cabideiros o suficiente para suas roupas.

guarda roupa de solteiro com quatro portas verde

Guarda-roupas de solteiro podem ter suas cores favoritas. Fonte: Pinterest

Guarda-roupa infantil

O quarto dos pequenos também merece uma decoração sob medida! Nesse sentido, modelos infantis são as melhores opções, pois geralmente são coloridos, com imagens de personagens. Esse tipo de guarda-roupa tem de duas a três portas, com gavetas, cabideiro e prateleiras. Aqui, o ideal é escolher modelos sem espelho, para evitar acidentes.

guarda roupa infantil verde com nicho embutido no quarto infantil

O quarto infantil merece um armário colorido!

Como escolher o guarda-roupa ideal?

O primeiro passo é medir o quarto, para ter claro qual é o melhor tamanho de guarda-roupa para o seu cômodo. Afinal, não adianta ter um modelo grande num quarto pequeno! Então, considere a funcionalidade do móvel e o que você mais precisa.

guarda roupa estilo cabideiro sem portas com cabideiros gavetas e prateleiras

Modelos estilo cabideiro são versáteis e fáceis de visualizar.

Quando está decido o que se deseja que o guarda-roupa  ofereça, é preciso se concentrar no design. O guarda-roupa é um móvel grande e, portanto, perfeito como um ponto focal na decoração. Dependendo do estilo do guarda-roupa, pode-se ter um quarto diferenciado.

guarda roupa planejado com cama embutida

O armário planejado pode ter a quantidade de nichos que você preferir. Fonte: Pinterest

Caso  goste do estilo country, por exemplo, o guarda-roupa rústico marcará o projeto do quarto. Por isso é importante pensar primeiro no que se gostaria, já que a escolha do guarda-roupa definirá o restante do mobiliário, sendo muito difícil escolher algo na direção oposta.pensar no seu estilo decorativo e quais cores de guarda-roupa combinam com ele.

Qual o material melhor para guarda-roupa?

Pensar no material do móvel também é essencial para assegurar sua durabilidade e resistência. Em geral, modelos de MDF ou MDP são os mais utilizados, pois apresentam boa resistência e maleabilidade na hora de montar a decoração do quarto. No entanto, caso prefira um móvel ainda mais forte, os guarda-roupas feitos em madeira são os mais indicados.

guarda roupa de madeira com três portas em frente a cama

O armário de madeira é elegante, contudo, mais pesado. Fonte: Pexels

Seja para os guarda-roupas em MDF, MDP ou madeira, é essencial que o quarto seja ventilado, para evitar o acúmulo de umidade e possível bolor ou mofo na superfície do móvel. Aproveite e confira como arrumar o armário e mantenha tudo sempre em ordem:

Selecione, combine e decore o seu quarto com um belo guarda-roupa e sinta-se orgulhoso de seu espaço pessoal! Aí sim você poderá desfrutar 100 % de todas as suas roupas.

Gostou das dicas? Continue conosco e confira ideias de decoração para casa e para quarto.

Westwing: tudo para o seu quarto!

Alguns móveis são fundamentais para a composição dos cômodos da casa. Por isso, a Westwing oferece uma seleção de móveis para a decoração de quarto, além de dicas de como decoração seu refúgio, como ideias de guarda-roupas diferentes. Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!

Leia Também: