Você com certeza já deve ter visto a planta Ficus Lyrata no jardim de alguém, ou, se nunca a viu, já deve ter ouvido falar nela. Isso porque a planta é uma tendência nas casas dos brasileiros, deixando a decoração interna ou o paisagismo do jardim muito mais bonitos. Caso ainda não conheça essa planta, continue com a gente para saber mais!
O Ficus Lyrata é uma árvore muito bonita que pode ser cultivada em casa! Fonte: Unsplash
O Ficus Lyrata é uma planta que pode trazer muito mais beleza para nossas casas, desde que inserida da forma correta. Se você ficou interessado, veja nossas dicas de como cultivar a planta, bem como algumas curiosidades que fazem dessa planta muito especial. Confira as dicas da Westwing!
Compre agora com até 70% off:
O que é Ficus Lyrata?
O Ficus Lyrata árvore (ou Figueira-Lima) é uma planta originária do continente africano. Mais precisamente, essa planta tem sua origem na parte ocidental da África, da qual alguns países como Nigéria, Costa do Marfim, Gana e Cabo-verde fazem parte.
Por ser dessa região africana, a Figueira-Lima teve uma adaptação muito boa nas terras brasileiras, já que o clima é bem-parecido, entretanto ela não pode ser cultivada dentro de casa. Essa planta pode ser cultivada em vasos ou no jardim e, na natureza, ela pode chegar a até 15 metros de altura com uma copa muito volumosa.
Ela possui um crescimento considerado lento, assim, levam-se anos para que a planta atinja sua maturidade. Por isso, o preço da Ficus Lyrata tende a ser um pouco mais salgado que o de plantas mais tradicionais. Entretanto, caso a plante em seu jardim, ela pode gerar uma sombra muito grande e refrescante.
Ficus Lyrata: Como cuidar?
A planta é bem resistente na natureza, entretanto, ao ser levada para dentro de caso merece muito cuidado e atenção. Assim que colocá-la em um vaso, certifique-se de que este encontra-se com furos, para que a água escoe e não se acumule.
Aqui estão alguns Ficus Lyrata cuidados para você se inteirar:
- Luminosidade: Você pode deixar sua planta passar por um período de adaptação, colocando o vaso no sol em algumas horas do dia, e, depois, o deixando direto na parte mais ensolarada de sua casa.
- Rega: Essa planta gosta muito de água, entretanto, não encharque o solo, pois é possível que as raízes da planta apodreçam. Sempre que perceber que o solo está seco, regue para deixá-lo úmido.
- Solo: Você pode adubar a planta com matéria orgânica, entretanto, no inverno é recomendado não fazer a utilização de adubos.
Como a planta é considerada tóxica, toda vez que você for fazer a poda da árvore, utilize uma luva. A seiva da planta pode causar queimaduras quando em contato com a pele. Por isso, também deixe longe dos pets e de crianças. Você pode posicioná-la sobre mesas, estantes e cômodas.
Veja também como fazer um lindo vaso de flores com as dicas da Westwing:
Características da planta Ficus Lyrata
A Ficus Lyrata grande é uma planta com folhagem exótica e imponente. Suas folhas grandes e em formato de violino podem chegar a medir até 40 centímetros de comprimento. Elas são verde-escuras e têm uma textura aveludada.
Essa planta pode crescer bastante em altura, chegando a atingir até 3 metros de altura em condições ideais. Além disso, ela é muito resistente e pode sobreviver em ambientes com pouca luz.
Ficus Lyrata: Significado espiritual
A Ficus Lyrata, também conhecida como planta de folha de violino, não tem um significado espiritual específico. No entanto, algumas pessoas podem atribuir significados espirituais ou simbólicos a esta planta por sua beleza e características únicas.
Em geral, as plantas são frequentemente associadas à vida, renovação e crescimento, e a Figueira-Lima é uma planta popular devido à sua aparência exótica e elegante.
Algumas pessoas podem considerar a planta como um símbolo de equilíbrio, harmonia e estabilidade em seus ambientes. E como um lembrete constante da importância da natureza e da vida verde.
Como fazer muda de Ficus Lyrata?
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para fazer uma muda de ficus lyrata grande:
- Escolha um ramo saudável da planta mãe que tenha pelo menos duas ou três folhas.
- Corte o ramo com uma tesoura de jardim limpa e afiada, certificando-se de fazer um corte limpo e reto.
- Retire as folhas inferiores do ramo, deixando apenas as duas ou três folhas superiores.
- Coloque o ramo em um copo ou recipiente de água e coloque-o em um local com luz indireta e temperatura estável.
- Troque a água a cada dois dias e mantenha a água limpa.
- Após algumas semanas, você deve ver raízes começando a se formar no final do ramo. Quando as raízes tiverem cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento, é hora de plantar a muda em um vaso com solo bem drenado.
- Mantenha a nova planta em um local com luz indireta e mantenha o solo úmido, mas não encharcado.
Lembre-se de que a Ficus Lyrata árvore é uma planta tropical e precisa de um ambiente quente e úmido para crescer. Certifique-se de fornecer as condições ideais para a nova muda, incluindo um local com boa iluminação e alta umidade.
Ficus Lyrata árvore
A Ficus lyrata, comumente conhecida como figueira-lira ou figueira-violino, é uma árvore ornamental popular por suas grandes e distintas folhas verdes em formato de lira, que podem atingir até 45 cm de comprimento. Originária das florestas tropicais da África Ocidental, a Ficus lyrata pode crescer até 15 metros de altura em seu habitat natural, mas em ambientes internos geralmente atinge alturas menores, adaptando-se bem como planta de interior.
Esta árvore não apenas acrescenta um toque de elegância e exuberância a qualquer espaço, mas também contribui para a purificação do ar, removendo toxinas comuns e melhorando a qualidade ambiental. Suas necessidades de cuidados incluem luz indireta brilhante, rega moderada e um ambiente com boa umidade, o que a torna uma excelente escolha para quem busca uma planta de fácil manutenção e alto impacto visual.
Cultivo do ficus lyrata bambino
A Figueira Lima é uma planta de fácil cultivo, mas requer alguns cuidados específicos para se desenvolver adequadamente.
Para esclarecer o ficus lyrata gosta de sol ou sombra? Primeiramente, é importante escolher um local adequado para a planta, onde ela receba luz indireta e seja protegida de correntes de ar. Essa planta prefere temperaturas entre 18°C e 25°C, evitando frio ou calor extremo.
Quanto à rega, o Ficus Lyrata gosta de umidade, mas não tolera encharcamento. É importante manter o solo levemente úmido, mas evitando que fique encharcado. Recomenda-se regar a planta quando o solo estiver seco na superfície. Além disso, a aplicação de adubo balanceado a cada dois meses durante a primavera e o verão ajuda no crescimento saudável da planta.
Curiosidades sobre a planta
Para cultivar uma planta da espécie em casa, você precisa saber de alguns pontos importantes sobre a planta. Para a dúvida Ficus Lyrata gosta de sol ou sombra, já avisamos que ela gosta muito de sol, assim, é uma planta que pode ficar nas sacadas e varandas, ou no jardim.
Nos anos 60, houve uma tendência de adquirir essa planta, e muitas pessoas a plantarem nas calçadas. Entretanto, como é uma planta que pode ficar muito alta e tem a copa muito volumosa, pode causar danos. Dentre eles, a calçada pode rachar, fios elétricos podem se romper e tubulações podem ser atingidas por suas raízes.
Assim, lembre-se de que a Ficus Lyrata é uma árvore e, o mais adequado, é mantê-la em um vaso ou sob poda recorrente.
Outra curiosidade sobre a planta é que ela é tóxica para cães e gatos, juntamente com outras plantas como a espada-de-são-jorge e costela-de-adão. Assim, deixe-a longe desses animais ou, caso tenha muitos pets, pense em escolher uma planta não-tóxica, como suculentas, bromélias ou patas-de-elefante.
Como integrar a planta à sua decoração de interiores
A Ficus Lyrata é uma planta que pode ser integrada a diversos estilos de decoração de interiores. Ela fica ótima em vasos grandes e altos, com espaço para que as folhas possam se desenvolver. Também é possível utilizá-la como planta de destaque em uma sala de estar ou em um ambiente com pé-direito alto.
Uma boa ideia é integrar a planta a uma decoração mais minimalista, com cores neutras e linhas retas. Dessa forma, a planta se torna o ponto focal do ambiente e adiciona um toque de naturalidade à decoração.
Além disso, a Figueira-Lima pode ser combinada com outras plantas de diferentes tamanhos e texturas para criar um jardim vertical ou um canto verde em um ambiente interno.
Para um toque mais sofisticado, a Ficus Lyrata artificial pode ser integrada a uma decoração mais clássica, com móveis de madeira escura e objetos decorativos elegantes.
E aí, gostou de nossas dicas? Veja mais sobre outras plantas como a Clorofito e a Flor do Deserto.
Westwing: Bem mais que uma loja de decoração
Se você gostou das dicas sobre o Ficus Lyrata, vai adorar a Westwing! Por aqui você encontra os melhores produtos para casa. E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.
O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.
Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do jardim à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.