Closet pequeno: como planejar, modelos e dicas de organização

Quem nunca quis ter um closet como o de Carrie Bradshaw em Sex and the City? Muitas roupas, sapatos, bolsas e acessórios organizados em um espaço amplo? Com certeza esse seria o cenário perfeito para grande parte das pessoas, mas nem sempre isso é possível devido a limitações de tamanho. Por isso, optar por um closet pequeno pode ser a solução para manter seus itens organizados e ainda dar um charme ao ambiente.

Closet pequeno: como planejar, modelos e dicas de organização | westwing.com.br

Aprenda a otimizar espaços no seu closet pequeno. Fonte: Unsplash.

O closet pequeno requer alguns cuidados na hora de sua construção e, por isso, conte com a ajuda do Westwing para planejá-lo. O ideal é que os armários tenham portas, por exemplo. Mas, para isso, é preciso tirar as medidas. A profundidade deve conter pelo menos 62 cm para que as roupas não fiquem abarrotadas nos cabides. Se as portas forem inviáveis, é possível fazer um armário com 55 cm de profundidade. Confira mais dicas!

Compre agora com até 70% off:

Planejando o closet pequeno

Antes de começar a montar seu closet pequeno, pense nas suas necessidades. Se você mora sozinho, por exemplo, considere apenas as suas peças. Mas, se você mora com outra pessoa, precisa pensar em espaços exclusivos para cada um.

Para as mulheres, espaço para vestido, por exemplo, é fundamental. Se houver muitas botas, dedique uma prateleira maior para guardá-las. Para os homens, um espaço para ternos, cintos e camisas deve ser pensado. Nada deve ficar esmagado.

Faça dos organizadores de gavetas seus aliados, pois além dessas peças deixarem tudo mais organizado, elas ainda podem ser super charmosas para o closet pequeno.

Falando nisso, para deixar a sua organização de closet pequeno mais fácil, a Westwing tem ótimas dicas de como arrumar armários que também são super válidas para otimizar o espaço do seu closet. Confira:

Se você for deixar um espacinho especial no closet pequeno para perfumes e acessórios, aproveite para organizá-los da melhor forma:

Medidas do closet pequeno

As medidas do closet são essenciais para que o ambiente, no geral, possa ser valorizado e ainda garantir que nada fique muito menor ou muito maior do que o desejado. Sendo assim, que tal aprender algumas medidas essenciais para conseguir o closet pequeno perfeito? 

  • Espaço de circulação: é fundamental que esse ambiente tenha um espaço para circulação. Por isso, o ideal é que o closet pequeno tenha pelo menos 70 cm destinados para esse fim. Essas medidas são importantes, pois em um espaço muito apertado você não conseguirá abrir as gavetas e pode ter problemas para organizar os seus itens.
closet pequeno cheio de roupas

Nada melhor do que um closet pequeno cheio de estilo, não é? Fonte: Unsplash

  • Soluções práticas: uma solução para quem não dispõe de muito espaço é colocar gavetas e cabideiros de um lado, que terá, no mínimo, 55 cm de profundidade (caso não haja porta). Do outro lado, é possível fazer um armário com 40 cm de profundidade, sem cabideiro, destinado a sapateiras, prateleiras e nichos. Assim, você pode ganhar espaços nos cantos e se organizar de maneira fácil.

Modelos de closet pequeno

O closet pequeno tem diversas variações, sabia? Você não precisa se limitar a um único modelo. Confira alguns dos principais tipos e inspire-se na hora de montar o seu espaço pessoal:

1. Closet pequeno planejado

O closet pequeno planejado é a melhor opção para quem quer ter um closet em casa, mas não tem tanto espaço disponível. Nesse caso, o ideal é investir na verticalização do cômodo, ou seja, no aproveitamento das paredes do ambiente.

closet pequeno com armário aramado

O closet pequeno pode ser formado por um único armário. Fonte: Pinterest

Por isso, prateleiras, nichos e ganchos não podem faltar. Assim, o espaço fica em ordem sempre, sem atrapalhar a circulação pelo cômodo.

2. Closet pequeno com banheiro

O closet com banheiro é uma opção prática e funcional para se ter em casa. Isso porque com ele fica fácil se trocar e se arrumar após tomar aquele banho agradável. No entanto, para garantir sua real praticidade, é muito importante revestir as paredes com materiais impermeáveis e assegurar a ventilação no espaço com janelas ou portas grandes.

closet com banheiro simples pequeno

O closet com banheiro é uma ótima dupla para completar o quarto. Fonte: Unsplash

3. Quarto com closet pequeno

O closet pequeno mais comum são aqueles acoplados ao quarto. Eles também são funcionais, pois garantem que você se arrume, organize as roupas limpas e sujas no próprio cômodo.

closet pequeno com porta de correr preta no quarto

Monte um closet pequeno com portas de correr.

Se houver espaço, é possível investir em móveis que agreguem ainda mais beleza à decoração, como as penteadeiras. Ela pode ficar posicionada na parede, ao lado dos ganchos ou do armário. O closet pequeno com penteadeira é a aposta certa para manter maquiagens e outros itens por perto.

4. Closet pequeno com espelho

Outro tipo de closet pequeno que faz sucesso são os cômodos com espelhos. Essa é uma ótima opção para quem quer decorar e transmitir a sensação de amplitude no espaço, com um acessório decorativo sofisticado e prático.

closet pequeno com armario espelhado

Outra opção para o closet pequeno com espelho é usar armários espelhados grandes. Fonte: Pixabay

Nesse caso, dê preferência a modelos grandes, que vão do chão ao teto. Dessa maneira, o cômodo vai parecer maior do que realmente é. 

Closet simples: aberto ou fechado?

O closet pequeno pode ser aberto ou fechado. A escolha fica a seu critério, de acordo com as suas preferências.

closet pequeno com portas de correr

O closet fechado pode ter portas de vidro.

Em geral, o closet aberto simples, é o mais comum em ambientes pequenos, pois complementa a sensação de amplitude. Como não possui portas e fica integrado ao quarto, a impressão que fique é a de que o espaço é bem maior do que realmente é.

closet pequeno aberto dentro do quarto

O closet aberto pode ser posicionado numa das paredes do próprio quarto.

Mas, nada impede que você tenha um closet fechado em casa. Ao delimitar os cômodos de casa, fica mais fácil garantir a organização individual de cada cantinho, sem que um interfira no outro.

Otimizando os espaços no closet pequeno

Aproveitar cada cantinho é a solução para usar da melhor forma o espaço nesse ambiente. Os sapatos, por exemplo, podem ser acomodados na parte de baixo de um móvel, com espelho na parte de cima. Se só houver espaço em um lado, use a parte menor para colocar ganchos e pendurar colares, cintos, bolsas, echarpes, etc.

  • Prateleiras: um recurso muito utilizado em um  closet pequeno são as prateleiras. Elas são ótimas aliadas para guardar roupas dobradas, mas não podem ser muito grandes. Isso porque não serão funcionais se você precisar pegar uma roupa e a pilha cair, certo? Por isso, opte por uma distância de 30 a 40 cm entre elas.

Combine tons de roupa e acessórios valorizando a estética do closet pequeno. Fonte: Unsplash

  • Gavetas: as gavetas podem representar a salvação de um closet pequeno. Isso porque elas acomodam muitas peças e ficam ótimas com divisórias internas. A dica é que elas fiquem na altura da cintura para baixo. As que permitem ver o que há dentro são excelentes e facilitam na hora de procurar as coisas. Não se esqueça de usar organizadores para deixar o espaço sempre em ordem!

Iluminação do closet pequeno

A iluminação do closet pequeno é muito importante para criar um espaço bem agradável, mas também prático para que você possa ver suas roupas e acessórios de forma rápida e prática. Para começar, é interessante que o closet pequeno possua uma iluminação geral, mas que tenha alguns pontos de destaque.

As cores das lâmpadas escolhidas também fazem toda a diferença no ambiente. É uma boa pedida apostar em lâmpadas de cor brancas e amarelas. As cores neutras podem ajudar bastante a não interferir na cor dos tecidos e deixar a procura por roupas descomplicada.

closet pequeno

Ter um closet pequeno com boas divisórias irá facilitar seu dia a dia! Fonte: Unsplash

Que tal apostar em fitas de LED nas prateleiras? Você pode, ainda, optar por luminárias de cristal, abajures e pontos de luz, que devem ser posicionados sobre uma peça bonita ou um espelho, por exemplo.

A ventilação é outro ponto importante. Se possível, faça uma abertura para deixar que o cômodo respire, nem que seja pelo forro. Isso será fundamental para manter seus itens ventilados e evitar a criação de mofo.

Closet pequeno branco ou colorido: descubra seu estilo

O closet pequeno branco é muito popular e um dos queridinhos dos lares. Afinal, móveis na cor branca são atemporais e sempre proporcionam um charme especial ao ambiente. 

No entanto, escolher a cor do closet também é importante para que a decoração de todo o ambiente fique bem alinhada e super interessante. 

O closet pequeno colorido é a cara da modernidade e perfeito para dar um ar mais descontraído ao cômodo. Cores como azul, laranja e verde são ótimas opções para dar um “up” no décor e até proporcionar um toque retrô. 

closet pequeno branco

O closet pequeno branco é um clássico dos lares. Fonte: Unsplash.

No entanto, escolher pelo tradicional closet pequeno branco é uma boa opção para quem gosta de espaços mais neutros e prefere que as roupas e acessórios proporcionem o efeito multicor necessário. 

No entanto, lembre-se de priorizar cores que não irão te atrapalhar na hora de visualizar as roupas, pois assim como a iluminação, a própria cor do closet pequeno pode deixar o processo de escolher roupas mais fácil ou mais difícil. 

Closet de casal pequeno

Mesmo sendo um casal, tendo uma vida dividida a dois, dividindo a mesma casa, o mesmo quarto, cada um deve ter o seu espaço no closet, com todos os seus pertences separados.

arrumando roupas para o closet pequeno

Organizar as roupas é um passo fundamental para manter o closet pequeno. Fonte: Unsplash

As necessidades de um casal são bem diferentes. Enquanto a mulher precisa de espaço para armazenar seus vestidos longos, bolsas e sapatos, o homem precisa de um espaço com uma profundidade maior para guardar seus ternos, paletós, sem que seja necessário ultrapassar os limites do closet para que não amassem.

Uma dica interessante para ser seguida nessas condições, é ter um closet casal com no mínimo 1,30m de profundidade, devendo ser dividido em 60cm para o closet e pelo menos 70cm para a circulação.

Como organizar closet casal pequeno

O closet casal deve ter uma excelente organização para facilitar a vida dos dois na hora de vestir. Então, é interessante organizar o closet por tipos de roupas e cores.

Roupas sociais devem estar todas agrupadas, assim como calças jeans e assim por diante com todas as outras peças de roupa. Mais uma boa dica de organização é separar as peças por cores. Nosso cérebro é muito visual e a separação por cores funciona muito bem na hora de procurar por uma peça específica. Tudo muito rápido e prático.

Os gaveteiros do closet casal também devem ser separados. Nas gavetas femininas ficam as peças bem específicas como as lingeries, que devem ser separadas em colmeias organizadoras que ajudam a otimizar bem o espaço. Lembrando que sutiãs com bojo devem ser guardados abertos, para não marcar. Camisolas, pijamas, roupas de praia também podem ficar nestes gaveteiros.

closet pequeno tradicional

O closet de casal em um estilo tradicional nunca perde o charme. Fonte: Unsplash

O mesmo serve para os homens. Os gaveteiros do closet de casal devem armazenar cuecas, pijamas, meias, peças íntimas e de praia. Este tipo de organização facilita muito na hora de escolher as peças, principalmente na correria do dia a dia.

Como o closet pequeno de casal vai guardar peças de roupas de duas pessoas, ele precisa de bastante espaço. Então, uma quantidade considerável de cabides e um bom espaço para as araras são importantes. Casacos, blazers, paletós, camisas, todas essas peças devem ser colocadas no cabide para uma melhor organização e evitar amassos.

Vale lembrar que para ter um closet casal bonito, é bom usar cabides na mesma cor e tipo, assim, com tudo igual, a ideia de organização fica ainda maior. É interessante também que todos os cabides estejam virados para o mesmo lado no cabideiro, ficando ainda mais bonito e organizado.

Westwing: o extraordinário mundo da sua casa!

E aí, gostou das nossas dicas? Leia também: Mini Cama: Alternativa para o Berço e Tipos de Closet!

Aproveite também para conhecer a WestwingNow, somos a melhor loja online de decoração com produtos a pronta entrega e envio rápido para todo o país.

Além disso, na Westwing você também encontra a WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, onde você escolhe o plano que mais combina com você e renova o décor da sua casa com a ajuda de um dos nossos experts em decoração. Não perca a oportunidade e leve mais beleza para o seu lar!