Cama japonesa: vantagens e desvantagens do móvel

A cama japonesa tradicional é muito mais que um móvel ou elemento decorativo, ela é parte integrante de um estilo de vida minimalista que remonta milênios de existência. O colchão da cama japonesa é colocado sobre uma esteira ou tatame no chão e coberto com um edredom de penas de ganso e travesseiros. Ao fim do descanso o colchão pode ser enrolado e armazenado no armário.  

Cama japonesa: vantagens e desvantagens do móvel | westwing.com.br

A cama japonesa vai ficar linda na decoração!

É muito bom dormir em um quarto que reflete a nossa personalidade. Para os amantes dos interiores de design de interiores oriental, uma boa notícia: é  simples trazer um pouco da cultura e da atmosfera oriental para as nossas casas. Com a escolha dos móveis e objetos de decoração adequados, podemos recriar e nos inspirar com o milenar estilo japonês. Móveis como camas japonesas são uma excelente opção para quem busca conforto e estilo. A Westwing traz todos os detalhes sobre camas japonesas para você se inspirar. Confira!  

Compre agora com até 70% off:

Cama japonesa na decoração do quarto

A cama japonesa tradicional é um móvel de ares minimalista formado por uma placa de madeira e um colchão. A principal diferença entre a cama japonesa e a cama ocidental comum está justamente no seu design isento de pés. Nesse tipo de cama, a placa de madeira é posicionada no chão resultando em um ambiente leve e sutil, aspectos típicos da decoração oriental.

cama-japonesa-em-quarto-FREEPIK-c-a580

Ao conhecer a cama japonesa, pode ter certeza que você vai se apaixonar por sua elegância. Fonte: Freepik

Assim como com a cama ocidental, há diversos tipos de design de camas japonesas. Entre os aspectos que costumam variar de um móvel para outro estão: o tipo de encosto ou cabeceira, tipo de madeira e cor do móvel.

A cama japonesa é uma ótima opção de móvel para incrementar ou destacar a decoração de quartos minimalistas e modernos. No entanto, atenção ao combinar esse móvel com o resto da decoração do seu quarto. Esse tipo de cama é bem mais baixo que os modelos comuns, portanto é fundamental considerar a altura dos móveis auxiliares que serão posicionados ao redor da peça.

cama-japonesa-em-quarto-clean-FREEPIK-c-a580

Combine a cama com a decoração minimalista. Fonte: Freepik

Devido ao seu design diferenciado, a cama japonesa tende a se destacar em relação aos outros móveis do cômodo. Você pode incrementar ainda mais a decoração do seu interior utilizando roupas de cama inspiradas no estilo oriental. Se você possui ou está pensando em adquirir ou trocar o seu pendente para quarto, tente harmonizar sua aparência com a da cama japonesa.

Atenção ao tamanho da cama oriental

Grande aposta para ambientes minimalistas, atenção ao tamanho da cama! Isso porque, dependendo do espaço disponível no quarto, pode ser que o móvel fique grande demais.

cama japonesa de madeira

Para combinar com a base da cama, escolha uma cabeceira feita no mesmo material. Fonte: Unsplash

A cama japonesa casal, por exemplo, é super aconchegante. No entanto, é preciso que o ambiente tenha espaço o suficiente para não ser afetado. Se você mediu e percebeu que o quarto é grande, que tal uma cama com colchão king size? Ela garante ainda mais conforto no dia a dia!

Além disso, dê preferência à cama japonesa de madeira. Este material é o mais tradicional e o mais sofisticado para a decoração do quarto. Também existem outros suportes, feitos em MDF ou metal. Mas, a madeira ainda se destaca. Ela é capaz de trazer conforto e beleza ao ambiente, de maneira simples.

cama japonesa casal no quarto grande

Não se esqueça de decorar o quarto! Fonte: Unsplash

Para completar a decoração, use roupas de cama de qualidade, como fronhas, duvets e lençóis que combinem com o espaço e com você.

Vantagens e desvantagens

Chegou a hora de decidir se você vai investir numa nova cama estilo japonesa ou não. Para te ajudar, confira as principais vantagens desse modelo de cama:

Vantagens da cama japonesa

  • Fácil de combinar: versátil, a cama japonesa combina com todas as cores e estilos decorativos;
  • Econômica: não é preciso muito para ter um modelo desse no seu quarto. Basta ter uma placa de madeira, esteira, pallet ou tatame no chão e posicionar o colchão sobre ele.
  • Ideal para quartos pequenos: ambientes menores precisam de móveis compactos, que não passem a sensação de sufoco. Nesse sentido, a cama estilo japonesa se destaca como uma das melhores opções, devido ao seu design simples e sofisticado.

Além de bela, a cama japonesa traz diversos benefícios para a nossa saúde. O design reto, a altura e as características do colchão favorecem um repouso adequado. Entre os benefícios da cama japonesa para a nossa saúde estão: melhora da circulação sanguínea, favorecimento de uma postura correta e relaxamento muscular.

 cama oriental suspensa com base de madeira

Essa cama promove o bem-estar no dia a dia. Fonte: Unsplash

Desvantagens desse tipo de cama

A cama japonesa também tem seus malefícios. Analise com atenção para fazer a melhor escolha:

  • Altura: o ocidente está acostumado com camas altas. Em contrapartida, a cama oriental é mais baixa e muitas pessoas podem não se acostumar com o esforço para levantar e sentar todos os dias.
  • Colchão: como fica muito próxima ao chão, o colchão fica úmido e acumula micro-organismos com maior frequência. Nesse sentido, os cuidados são rotineiros. E a troca do colchão será mais frequente, em comparação a cama tradicional.
cama japonesa com led na base

Se investir neste modelo, decore a base com LED, que tal? Fonte: Unsplash

Por que as camas japonesas são baixas?

Os japoneses acreditam que, por estar próxima ao chão, a terra tem maior facilidade para absorver as energias do corpo e tornar o sono tranquilo. Por isso, as camas japonesas são mais baixas em comparação às ocidentais.

cama japonesa de casal com base de madeira

A cama japonesa de madeira esbanja elegância. Fonte: Unsplash

Gostou das dicas? Renove o quarto com uma bela cama estilo japonesa, para trazer aconchego e sofisticação ao ambiente. Continue conosco e saiba tudo sobre a decoração minimalista e outros estilos de decoração. Escolha o que mais combina com você e transforme todo o lar!

Decoração de quarto é com a Westwing!

Ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu quarto completamente sofisticada.

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!