Buquê de Noiva: Um Acessório Clássico e Essencial Para o Grande Dia

O buquê de noiva é um dos acessórios mais importantes para uma noiva no seu grande dia. Além de acrescentar um toque de elegância e sofisticação, o buquê é um símbolo de pureza, inocência e beleza. 

Buquê de Noiva: Um Acessório Clássico e Essencial Para o Grande Dia | westwing.com.br

Fonte: Pexels

O casamento é o momento mais especial na vida de uma mulher, que pensa e planeja todos os detalhes com carinho. O buquê de noiva é uma parte importante deste ritual. 

Compre agora com até 70% off:

Qual a noiva que se casa sem um buquê nas mãos? E quem nunca desejou pegar o buque de noiva branco para ter sorte para casar? A Westwing sabe da importância deste momento único e te mostra mais sobre buquês de noivas simples.

Descubra a beleza atemporal dos buquês para casamento. Fonte: Pexels

O que é um Buquê de casamento?

Buquê de noiva é um arranjo de flores, folhagens e outros materiais decorativos que é carregado pela noiva durante a cerimônia de casamento. O buquê é uma tradição que remonta à Grécia antiga, onde as noivas carregavam buquês de ervas e alho para afastar os maus espíritos. 

Na Idade Média as noivas iam a pé até a igreja e recebiam durante o caminho ervas, flores e temperos que serviam para trazer sorte e felicidade. Formando assim ao final do caminho um buquê de noiva e foi na Europa que ficaram mais sofisticados.

Guia definitivo para escolher o buquê de noiva perfeito. Fonte: Pexels

Hoje em dia, o buquê é considerado um acessório clássico e essencial para o grande dia.

Curiosidade sobre buquê de noiva

Buquê é uma palavra de origem francesa e na Polônia acreditava-se que passar açúcar no buquê de noiva faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido durante o casamento.

Na Europa surgiram flores mais exóticas e, por isso, o buquê ficou mais sofisticado. Já no século XIX, quando era impróprio declarar os sentimentos, o buquê de flores passou a ser enviado como forma de ser porta-voz dos pretendentes.

Antigamente as noivas faziam dois arranjos de buquê. Um deles era abençoado pelo sacerdote e era mantido preservado em uma redoma de vidro que ficava exposto na sala de casa ou no quarto e o outro era arremessado durante a festa para quem uma das solteiras pegasse e assim, teria recebido a sorte da noiva, sendo a próxima a se casar. Este ritual é seguido até hoje nas cerimônias.

Como Escolher o Melhor Buquê de Noiva

Ao escolher o buquê de flores noiva, é importante considerar o estilo pessoal da noiva, bem como o tema e as cores do casamento. Por exemplo, um buque de flor noiva mais formal e sofisticado pode ser feito com flores brancas ou creme. Enquanto um buquê de noiva mais descontraído e rústico pode ser feito com flores silvestres ou folhagens.

Escolha as flores que combinam com você para seu buquê. Fonte: Pexels

Também é importante considerar o tamanho do buquê em relação ao vestido da noiva. Um buquê muito grande pode dominar o visual da noiva, enquanto um buquê muito pequeno pode parecer desproporcional. Além disso, é importante escolher um buquê que complemente o vestido e não o distraia.

Tipos de buquê para a noiva

Os modelos de buquê de noiva natural são variados. Por isso, é bom conhecer alguns deles para saber qual combina mais com você e com o vestido que você escolheu.

Redondo

É feito com flores arrumadas para ficarem mais arredondadas e é indicado para as noivas mais baixinhas. Combina com decote redondo e mangas curtas

Cascata

É mais sofisticado, ideal para casamentos à noite e também é conhecido como cacho de uva porque a parte de cima é mais cheia de flores e vai afunilando no final. O tamanho deste buquê fica em torno de 45 cm. 

Nesse sentido, fica ótimo com vestidos cheios de detalhes, vestidos fechados, mangas longas, decote princesa, quadrado ou em V.

Braçada

É um lindo modelo de buquê de noiva simples que pode ser usado por mulheres altas e também pode ser feito uma versão menor para as daminhas de honra. Este buquê deve ser levado nos braços e fica perfeito com vestidos justos e sem mangas.

Em outras palavras, os buquês também podem demonstrar o estilo e a personalidade da noiva.

Combinando o buquê com a noiva

As mais românticas usam buquês redondos ou braçada, com flores na cor vermelha, rosa ou pink. Tons sobre tons e acabamento com laços e fitas também funcionam bem.

Há várias tendências para se apoiar em seu casamento. Fonte: Pexels

Já para as noivas exóticas, flores diferentes com mistura de cores, padrões e texturas são as mais usadas.

Já as noivas mais delicadas, o buquê é redondo e com cores suaves. O acabamento é sutil com pequenas flores e fita de cetim.

Para aquelas noivas que são clássicas, o buquê de noiva redondo ou em cascata são indicados. Dê preferência às rosas, tulipas e orquídeas.

Por fim, as noivas modernas preferem buquês com combinações inusitadas, cores fortes e com grande contraste entre si. Usam formatos redondos desestruturados com misturas de folhagens e outros elementos.

Flores Mais Populares Para Buquê de Noiva

Há, também, muitas opções de flores para compor o buquê, porém algumas são mais populares do que outras. Abaixo, listamos algumas das flores mais comuns usadas em buquês de noiva:

  • Buquê de noiva rosa: As rosas são as flores mais populares para buquê de noiva vermelho. Elas são atemporais, românticas e estão disponíveis em várias cores, desde o branco até o vermelho vibrante.
  • Peônias: As peônias são flores grandes e exuberantes, ideais para buquês mais volumosos. Em conclusão, elas são delicadas, com pétalas macias e uma fragrância adocicada.
  • Lírios: Os lírios são flores majestosas e elegantes, que adicionam um toque de sofisticação ao buquê. Eles são ideais para noivas que querem um buquê mais clássico e tradicional.
  • Cravos: Os cravos são flores mais econômicas e duráveis, mas ainda assim são muito bonitas. Eles estão disponíveis em várias cores e podem ser combinados com outras flores para criar um buquê único e personalizado.
  • Orquídeas: As orquídeas são flores exóticas e sofisticadas, ideais para noivas que desejam um buquê mais exclusivo e elegante. Elas estão disponíveis em várias cores, desde o branco até o buquê de noiva azul.

Dicas Para Conservar o Buquê de Noiva

Por fim, para aqueles que não escolheram o buquê de noiva artificial e depois de selecionarem o buquê perfeito. É importante que eles cuidem dele adequadamente para garantir que ele dure o dia inteiro e possa ser preservado como uma lembrança do grande dia. Aqui estão algumas dicas para conservar o buque de noiva natural:

  • Mantenha-o hidratado: É importante manter as flores hidratadas antes e durante o casamento. Mergulhe o caule do buquê em água fria por algumas horas antes da cerimônia e coloque o buquê em um recipiente com água entre as fotos e a recepção.
  • Mantenha-o fresco: Você deve manter o buquê em um local fresco e arejado, longe da luz solar direta. Evite mantê-lo em um ambiente quente ou úmido.
  • Tenha cuidado ao manuseá-lo: O buquê de noiva é delicado, então é necessário manuseá-lo com cuidado.
  • Não o deixe cair ou apertar com muita força.
  • Escolha o momento certo para jogá-lo: Se você pretende jogar o buquê para as suas amigas solteiras, escolha um momento apropriado durante a recepção e avise a todas com antecedência para que elas estejam preparadas.

Westwing: Bem mais que uma loja de decoração!

Gostou das dicas sobre design de interiores e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber os amigos com muita elegância!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!