História da arquitetura romana: características, obras e legado

A arquitetura romana antiga é de grande importância para o mundo ocidental e sua influência pode ser vista ainda nos dias de hoje. Devido às suas semelhanças com o modelo grego, alguns pesquisadores agrupam ambos os estilos, denominando-os como arquitetura clássica. No entanto, a arquitetura romana tem características e avanços que vão muito além do usado nas construções da Grécia, resultado da longevidade e extensão do Império Romano.

História da arquitetura romana: características, obras e legado | westwing.com.br

A arquitetura romana se caracteriza  pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões. Nunca antes uma civilização havia feito tanto para a arquitetura. Na Westwing você confere as melhores referencias históricas e atuais para compor a decoração da sua casa e ainda ficar por dentro dos principais movimentos e estilos arquitetônicos. Inspire-se!

Compre agora com até 70% off:

Arquitetura romana antiga

Por fazer parte de uma sociedade em constante expansão, a arquitetura romana começa a se desenvolver em II a.C.. Ela teve influência de muitas culturas antigas, em especial a grega e a etrusca.

 arquitetura romana arco de tito

Apesar das influências, a arquitetura romana é única. Fonte: Unsplash

Da Grécia, a arquitetura romana se apropriou de muitos traços, principalmente das concepções dos estilos jônico, dórico e coríntio, porém conseguiu imprimir suas próprias características com a criação das ordens toscana (um dórico mais simplificado) e compósita (que unia coríntio e jônico).

Com os etruscos, acredita-se que os romanos aprenderam a construir pontes, fortificações, arcos, sistemas de drenagem e aquedutos. Porém, isso não é confirmado, pois as obras etruscas não sobreviveram a ação do tempo e de guerras.

 arquitetura romana panteão área interna

Área interna do Panteão. Fonte: Unsplash

A arquitetura romana refletia uma postura sóbria de seu povo e tinha função basicamente prática – ao contrário do que acontecia com os gregos – por isso a utilizaram para construir estradas, sistemas de fornecimento de água, banheiros e lavatórios públicos, além de blocos de prédio que chegavam a ter oito andares.

Além do caráter utilitário e funcional, muitas das obras mostravam o poder e status do Império Romano na época.

 arquitetura romana vista do fórum de roma

A arquitetura romana ainda pode ser vista na capital italiana. Fonte: Unsplash

O incêndio de Roma em 64 d.C. teve grande impacto na arquitetura romana. Após o desastre, o imperador Nero ordenou que a reconstrução da cidade, e todas as obras seguintes, fossem feitas com concreto, e não mais barro e madeira, deixando os edifícios da capital muito mais sólidos e resistentes. O uso do concreto aumentou as possibilidades da construção civil e um grande número de prédios foram erguidos sem o uso de colunas.

Principais tipos de construções romanas

A partir da junção entre o estilo grego (sobretudo o uso de colunas) e etrusco (arcos e abóbodas), os romanos conseguiram criar uma arquitetura inovadora e diferenciada.

 arquitetura romana coliseu vista interna

Vista interna do Coliseu. Fonte: Unsplash

Conheça alguns dos principais tipos de construções desse povo:

Templos

Os templos eram espaços grandes, luxuosos e bem iluminados, em homenagem aos deuses. O mais conhecido é o Panteão, localizado em Roma. Ele possui oito pilares e arcos.

Teatros, anfiteatros e circos

Os circos, teatros e anfiteatros eram destinados ao entretenimento público. Ali aconteciam diversos eventos, como espetáculos, lutas de gladiadores e corridas de cavalo.

O mais conhecido é o Coliseu. O anfiteatro foi inspirado na arquitetura grega e seu grande diferencial é o formato semicircular.

Obras públicas

Como dito, a arquitetura romana era extremamente utilitária. Por isso, a construção de obras públicas destaca-se, como as estradas romanas, muitas das quais sobreviveram até os dias atuais.

Os aquedutos também são muito conhecidos. Eles levavam a água dos reservatórios para as cidades. Só no século III, Roma tinha 11 aquedutos e 800 quilômetros de curso.

Obras comemorativas

A arquitetura romana também exaltava o poder do Império. Por isso, eles sempre construíam monumentos comemorativos, como arcos triunfais que aclamavam vitórias militares.

Palácios e casa

Os palácios eram muito luxuosos, formados por espaços amplos e abobadados. Já as casas, chamadas domus, eram simétricas, espaçosas, com ambientes bem divididos e decoradas com afrescos e estuques.

Arquitetura românica: características

As principais características da arquitetura romana são:

  • Luxo
  • Grandiosidade
  • Solidez das construções, capazes de resistir a ação do tempo
  • Uso de arcos e abóbadas
  • Simetria
  • Espaços com grandes aberturas

Obras da arquitetura romana

Conheça obras e edifícios romanos que mudaram a história da arquitetura! Muitos existem até hoje, prova da solidez das construções feitas pelo povo da época.

Coliseu

Não dá para fazer sobre arquitetura romana sem citar o Coliseu. O anfiteatro possui 46 metros de altura e capacidade para 80 mil espectadores. Antigamente, ele era palco para jogos e lutas de gladiadores.

 arquitetura romana coliseu

O Coliseu é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo. Fonte: Unsplash

Panteão

O Panteão foi um templo dedicado aos deuses. Ele possui 43,4 metros de altura e a maior cúpula de concreto sem suporte do mundo.

 arquitetura romana panteão

O Panteão é uma obra imponente no centro de Roma. Fonte: Unsplash

Arco de Constantino

O arco de Constantino é o mais moderno construído na Roma Antiga. Ele foi feito em comemoração à vitória do imperador Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, em 312 d.C.. Feito com blocos de mármore, o arco possui 21 metros de altura e três grandes arcos.

 arquitetura romana arco de constantino

O arco de Constantino fica próximo ao Coliseu. Fonte: Unsplash

Fórum romano

Era no Fórum onde aconteciam a vida pública, cultural e econômica em Roma. Ele era rodeado por edifícios públicos, e está localizado até hoje entre as colinas mais importantes da cidade.

 arquitetura romana fórum de roma

O fórum reúne uma série de edifícios romanos. Fonte: Unsplash

Ponte do Gard

A ponte do Gard é um aqueduto com 49 metros de altura. Ela é considerada a antiga mais alta do mundo e a única com três andares ainda erguidos.

 arquitetura romana ponte do gard

A ponte é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Fonte: Unsplash

Arquitetura romana: inovações e legado

A arquitetura romana presenciou várias inovações que ainda são muito utilizadas hoje. Os romanos foram responsáveis pela invenção de uma espécie de cimento (base para o modelo que utilizamos hoje), do concreto armado e do ladrilho.

 arquitetura romana arco de constantino e coliseu

O trabalho excepcional dos romanos perdura até os tempos atuais. Fonte: Unsplash

Assim como as construções atuais, os principais materiais utilizados na arquitetura romana eram a pedra cortada em blocos regulares, o tijolo de concreto, alvenaria, madeira, gesso, mármore e azulejos.

As abobadas também são uma construção romana e até hoje é possível encontra-las em algumas obras. Além disso, basílicas (edifícios construídos em praça pública)  e aquedutos continuam sendo constantemente levantados, dependendo da necessidade. A arquitetura romana ainda deu origem ao teatro plano, muito utilizado hoje em salas de apresentação, faculdades, cinemas etc.

 arquitetura romana vista do fórum de roma

Fórum romano visto de cima. Fonte: Unsplash

Alguns das principais obras da arquitetura romana são o Coliseu, o Palatino, os arcos de Constantino e de Tito, o Panteão e a Pont du Gard (na França). Viaje e inspire-se com essa arquitetura tão rica e influente para nós.

Continue na Westwing e saiba tudo sobre a arquitetura grega e a arquitetura no Brasil.

Saiba tudo sobre arquitetura e decoração com a Westwing

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar sofisticada, funcional e estilosa!