Simetria e Assimetria na Decoração de Casa

A simetria e assimetria são dois conceitos básicos do design. Elas estão presentes em todo o cotidiano, na natureza, na arte até na decoração de ambientes e na arquitetura. Por isso, entender os termos e como eles impactam a decoração da sua casa é muito importante.

Simetria e Assimetria na Decoração de Casa | westwing.com.br

Se você não faz ideia de como a simetria e assimetria podem transformar o décor do seu lar, continue no Westwing! Descubra o que cada um transmite e qual faz o seu estilo.

Compre agora com até 70% off:

Qual a Diferença de Simetria e Assimetria?

A simetria sempre foi destacada na arquitetura. Isso porque ela busca o equilíbrio, através de linhas, disposição correta de móveis e cores, de modo a transmitir a sensação de perfeição.

 quarto de casal simetrico com mesas de cabeceira espelhos e abajures iguais

Veja como os objetos se repetem sobre a cama e ao lado dela para criar um espaço simétrico. Fonte: Pinterest

No entanto, de uns tempos para cá, sobretudo após o desenvolvimento e crescimento da arquitetura moderna, a assimetria passou a ganhar mais destaque no âmbito da construção e decoração.

Mas, você sabe o que é simetria e assimetria, e a diferença entre os conceitos?

  • Simetria: é definida a partir de um eixo central imaginário. Nesse caso, qualquer objeto divido ao meio possui os lados iguais ou praticamente iguais quando sobrepostos. Agradável aos olhos, é sinônimo de estabilidade e equilíbrio. Ao todo, existem quatro tipos de simetria.
  • Assimetria: é a ausência de simetria. Aqui, não há eixo central, já que os lados do objeto diferem uns dos outros. Esse estilo é mais dinâmico e personalizado.

A assimetria é um movimento cada vez mais frequente, visto que ela aumenta a possibilidade de criação de ambientes ainda mais exclusivos e únicos, capazes de traduzir os gostos pessoais dos moradores de fato.

Distribuição Simétrica e Assimétrica na Decoração

Apesar de a simetria estar mais relacionada ao equilíbrio e beleza, é possível que, tanto ela, quanto a assimetria criem espaços harmônicos e dinâmicos, sabia?

 decoração assimetrica com mesas de centro em tamanhos diferentes na sala

Apesar de as mesas terem formatos e tamanhos diferentes, a sala continua harmônica e moderna. Fonte: Pinterest

Simetria na Decoração de Casa

A simetria ainda é o conceito mais aplicado na decoração de interiores. A perfeição e organização são os pontos principais desse estilo, seja na distribuição de móveis, acessórios e até mesmo uso de cores. Como não há mudanças radicais no décor, sua aplicação é muito comum no estilo clássico, embora também possa ser implementada em qualquer outro tipo de decoração.

 sala de estar simetrica com dois sofás e mesa de centro

Na simetria, até a maneira como as almofadas são organizadas no sofá deve ser ou similar ao lado contrário. Fonte: Pinterest

A simetria garante a organização visual do ambiente, já que tudo é proporcional. No entanto, quanto mais rígida for essa distribuição, mais monotonia irá trazer ao espaço.

 decoração simétrica na sala de jantar

A simetria é sinônimo de rigidez e perfeição. Fonte: Pinterest

Assimetria na Decoração de Casa

Diferentemente da simetria, a assimetria não tem nenhum comprometimento com a perfeição. Pelo contrário: ela busca beleza em tudo o que está fora do padrão, por isso é considerada ousada! Dessa forma, a casa ganha fluidez e a decoração vai além do óbvio. A assimetria é comum no estilo contemporâneo de decoração. 

 decoração assimétrica na sala de estar

Nesse caso, observe como cada lado da lareira é diferente do outro. Isso traz movimento à decoração. Fonte: Pinterest

Pode ser difícil distinguir simetria e assimetria no décor. A assimetria na arquitetura e design é vista através do formato irregular de móveis e acessórios, bem como a composição de ambos no ambiente.

O uso de poltronas ou almofadas em tecidos diferentes, e até mesmo quadros em diferentes cores e formatos distribuídos de maneira desigual na parede, por exemplo, são exemplos de decoração assimétrica.

 galeria de quadros na decoração assimétrica da sala

A gallery wall é um elemento chave da decoração assimétrica. Fonte: Pinterest

Mas, você não precisa seguir a assimetria ou simetria à risca. Não há limites quando o assunto é decoração de casa! Você pode unir os conceitos, para criar um ambiente único e aconchegante.

Decoração Simétrica ou Assimétrica: Qual Combina com Você?

Se você está na dúvida sobre qual conceito aplicar na decoração de casa, o Westwing te ajuda a tomar um veredito! 

Com o WestwingDesign, criamos um projeto incrível no seu lar, com dicas pontuais e práticas sobre decoração e ornamentação. Juntos, vamos analisar qual estilo combina mais com você e o que não pode faltar na sua lista de compras. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign e transforme o seu lar.