Ferro de Passar a Seco

Ferro de Passar a Seco

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFerro de Passar a Seco

Desde que a humanidade tomou consciência de suas necessidades básicas para o convívio social, o ferro de passar roupa ganhou espaço. No século IV, por exemplo, os chineses utilizavam uma lata com brasas para desamassar seus vestuários. O tempo passou, com ele chegou a tecnologia e os tão úteis e indispensáveis eletrodomésticos foram lançados; o ferro de passar a seco é um deles e surgiu para auxiliar e muito a rotina doméstica.

Considerado um modelo tradicional e amplamente usado aqui no Brasil no início dos anos 30, especialmente por meio de importação, o ferro de passar a seco é elétrico e ainda muito procurado por moradores que não dispensam simplicidade e baixo custo aliados a um dia a dia mais prático. Como eles, o Westwing também pensa assim e resolveu produzir um artigo especial sobre o bom e velho ferro de passar a seco. Conheça-o melhor a seguir!

Como Funciona um Ferro de Passar a Seco?

Antes robusto, pesado, escuro e peça certa na casa da avó, hoje o ferro de passar a seco ganhou um design mais compacto, leve e moderno, mas continua a figurar como um utilitário curinga para quem precisa desamassar rapidamente aquela peça de última hora, necessita otimizar os espaços ou mesmo passar grandes quantidades de roupa com eficiência.

Independentemente do tipo de ferro de passar a seco, seu funcionamento ocorre por meio da conversão de energia elétrica para energia térmica depois de passar por uma resistência. A regulagem dessa potência é feita por um sensor chamado termostato, que é responsável por manter o ferro de passar a seco ligado, bem como a sua base com temperatura estável.

A Evolução do Ferro de Passar a Seco

Não bastasse o design mais arrojado, anatômico e funcional, muitas foram as melhorias oferecidas ao ferro de passar a seco com o desenvolvimento de novas tecnologias. Uma das mais significativas, por proporcionar facilidades na hora de passar a roupa, foi a base antiaderente do aparelho, atualmente revestida de aço inox, teflon, durilium ou alumínio com duplo polimento, materiais que, além de deslizantes, o ajudam a aquecer uniforme e mais rapidamente.

Borda especialmente fabricada para proteger botões e costuras, cabo elétrico com giro bidirecional de 180º para melhor mobilidade e proteção do fio, desligamento automático ou fusível térmico contra superaquecimento, lâmpada indicativa de temperatura ideal, base sem fio e sensores de movimento são outras das vantagens de um ferro de passar a seco atual.

Usando o Ferro de Passar a Seco

Deixar as roupas lisinhas e bem apresentáveis com o uso de um ferro de passar a seco não é nenhum bicho de sete cabeças, certo?! Porém, algumas dicas são preciosas para que as peças realmente sejam desamassadas, além de contribuírem com o cuidado que se deve ter para cumprir a tarefa de passar roupa sem trabalhos desnecessários.

Para vestimentas pretas e de cetim, por exemplo, você usa o ferro de passar a seco do lado certo ou do avesso? Se a segunda opção é a sua resposta, acertou! Isso porque a temperatura alta em contato com o lado interno de roupas com estas características evita manchas, marcas, pelos e brilho.

Procure também dobrar as calças jeans de acordo com as costuras laterais antes de passá-las e desamassar as camisas sociais começando pelos punhos e parte externa dos colarinhos. Com sugestões simples e práticas como essas usar o seu ferro de passar a seco vai ficar mais fácil e prazeroso, pode apostar!

Próximas campanhas