Decoração de Sala

Decoração de Sala

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração de Sala

Montar a decoração da sala de casa é uma tarefa bastante divertida, já que você pode transparecer todo seu estilo e personalidade nela. De sofás e poltronas a abajures e vasos, existe uma grande variedade de móveis e acessórios para você escolher no momento de decorar a sua sala de estar para receber os amigos e familiares da melhor maneira possível, além de proporcionar o conforto individual desejado para o fim de cada dia ao chegar em casa.

No caso de ambientes grandes, basta escolher o estilo que mais combina com você e garantir que a decoração não ficará carregada demais. No entanto, decorar salas de estar pequenas exige planejamento e cuidado. Para isso, o Westwing preparou este guia para te orientar e criar a melhor decoração de sala, facilitando o dia a dia sem perder o charme e elegância que você deseja. Saiba mais!

Como Fazer uma Decoração de Sala Pequena

Espaços reduzidos pedem por móveis e objetos decorativos que ampliem a sensação de espaço. Porém, para isso, você não precisa optar por peças simples demais ou deixar de imprimir o seu estilo no cômodo. Para uma organização, otimização e decoração de sala de estar pequena, preparamos algumas dicas, truques e soluções que irão te ajudar na hora de montar o seu projeto.

Estilos para Decorar a Sala

Para começar, é preciso definir o estilo decorativo que você deseja aplicar ao cômodo do seu lar. É indicado que você escolha apenas uma tendência e, principalmente para salas pequenas, opte por uma decoração contemporânea, minimalista ou moderna. Esses três estilos possuem a simplicidade e linhas retas em comum, facilitando a escolha dos móveis e acessórios, além de proporcionarem um clima leve e funcional para o ambiente.

Além desses padrões decorativos mais simples, porém não menos chiques, você pode, ainda, optar por uma decoração de sala casual chic. Veja mais detalhes no vídeo a seguir:

É possível aplicar qualquer estilo na sua decoração de sala, no entanto, tendências mais antigas, como a provençal, possuem muitos detalhes e desenhos rebuscados, sendo mais difícil de incorporar em uma decoração de sala pequena.

O Sofá na Decoração de Sala

O sofá perfeito para a decoração de sala é aquele proporcional ao tamanho do ambiente. Ele não pode ser muito grande, se não irá ultrapassar o limite da área da sala e atrapalhar a circulação de pessoas, mas também não deve ser muito pequeno, perdendo o destaque do móvel no espaço. Para não errar, tire as medidas da sua sala de estar antes de escolher o melhor sofá.

Na hora de escolher o sofá para a sua decoração de sala pequena, opte por modelos com linhas retas, cores neutras e peças com menor profundidade. Essas características ajudam a fazer com que o seu cômodo pareça maior.

Outra opção que fica muito elegante na decoração de sala é apostar em um sofá sem braços. Este tipo de móvel é perfeito para ambientes reduzidos, abrindo espaço para uma mesa lateral, um pufe ou mesmo um vaso ao lado do sofá.

Uma dica para quando você for escolher o sofá para decorar a sala de estar é investir em móveis com pernas expostas, principalmente se os detalhes forem em metal. Isso aumenta o campo de visão do piso, sendo este outro fator que auxilia na amplitude da sensação no espaço.

Poltrona na Decoração de Sala

Poltronas no Lugar de Sofás

Para quem tem que criar uma decoração de sala em um espaço pequeno, uma ideia muito útil é trocar os sofás de 3 ou 2 lugares por duas poltronas grandes como principais assentos. Dessa forma, o espaço de circulação será otimizado e o décor continuará confortável.

Um modelo de poltrona que é prática e aconchegante é a poltrona giratória, perfeita para ambientes dinâmicos, podendo ser direcionada de acordo com a interação com o ambiente: para a televisão, por exemplo, ou para onde as outras pessoas estão sentadas.

Decoração de Sala com Poltrona Giratória

Além das poltronas, você também pode apostar em pufes e banquinhos para complementar a sua decoração de sala. Com a ajuda deles, sempre terá lugar para visitas inesperadas, os seus convidados sempre serão bem acomodados e você ainda proporciona um tom descontraído para o cômodo.

Além dos pufes e banquinhos, existe outro acessório que é extremamente versátil para a sua decoração de sala: o garden seat. Ele pode servir de apoio para os pés, como assento, mesa lateral e muito mais. Confira no vídeo abaixo algumas inspirações para utilizar um garden seat na decoração de sala:

Para otimizar e organizar a decoração de sala, existem modelos de pufes-baú, perfeitos para armazenar livros, DVDs, revistas, entre outros itens que ficariam espalhados pelo cômodo. Caixas organizadoras também são ótimas e, atualmente, há uma grande diversidade de modelos para que você encontre a que mais combina com você e atende às suas necessidades.

Separe um momento do seu dia para colocar a sua sala de estar em ordem! Dessa forma, quando chegar alguma visita inesperada, você estará sempre preparado.

Como Escolher a Mesa de Centro

Em uma decoração de sala de estar pequena, cada detalhe conta para otimizar a circulação de pessoas e a sensação de amplitude. Uma mesa de centro retangular ou redonda é perfeita para não fechar a passagem. É ideal, também, que o móvel escolhido seja, preferencialmente, de vidro ou acrílico. Móveis transparentes fazem parecer que o cômodo é mais amplo!

É necessário que a mesa de centro na decoração de sala fique no máximo a 60 cm e no mínimo a 50 cm de distância do sofá ou poltrona. Dessa maneira, você consegue alcançar o copo ou controle remoto que estiver em cima da mesa de centro e também proporciona espaço de passagem livre para circular ao redor dela.

Em cômodos pequenos, é ideal que os móveis tenham quinas arredondadas. Com um espaço reduzido, é melhor evitar acidentes e garantir uma circulação segura!

Móveis Planejados para Decoração de Sala

Outra alternativa bastante funcional é optar por móveis planejados na sua decoração de sala de estar pequena. Com eles, é possível otimizar cada canto do cômodo, deixando-o prático e leve.

Decoração de Sala Planejada

Ao planejar a decoração de sala, distribua os móveis e objetos decorativos de uma forma que o fluxo de passagem, as janelas e portas fiquem livres, garantindo pelo menos 60 cm de espaço.

Como as paredes devem ter cores claras, preferencialmente em tons pastel, para ampliar a sensação de espaço, evite encostar móveis nelas, prevenindo eventuais manchas e desgastes nas superfícies, com pelo menos 5 cm de distância.

Onde Colocar a TV na Decoração de Sala?

Se você deseja ter uma televisão na sua decoração de sala, é necessário atentar-se para algumas dicas:

  • A TV deve ser proporcional ao tamanho da sala para que a distância entre você e a tela seja agradável. O tamanho recomendado é, aproximadamente, a distância entre quem assiste e a televisão dividido por cinco. Por exemplo, se a sua TV está a 1,5 m do sofá ou poltrona, ela deve ter 30 polegadas;

TV na Decoração de Sala

  • A televisão deve ficar a 1,20 m do chão, para que esteja em uma altura confortável, ideal para o campo de visão de quem estiver assistindo;
  • Aposte em racks e painéis para TV na decoração de sala para auxiliar na organização dos fios;
  • Garanta que a televisão não fique de frente para a janela, varanda ou alguma outra entrada de luz durante o dia. Dessa forma, você impede que o reflexo do sol atrapalhe a visão ou danifique o seu aparelho ao longo do tempo. Se não tiver como colocar a TV em outro lugar, invista em cortinas do tipo blecaute ou persianas para bloquear boa parte da entrada de luz

Detalhes e Acessórios

Agora que você já sabe como montar os principais móveis e até onde posicionar a televisão na sua decoração de sala, é hora de cuidar dos detalhes e acessórios que irão enfeitar e dar mais personalidade ainda para o cômodo. A principal dica é optar por bases neutras em paredes e móveis e abusar das cores nos acessórios e objetos decorativos.

Decoração de Sala Pequena

Para isso, aposte em esquadrias, portas, rodapés e janelas na mesma cor que as paredes. Assim você conquista um efeito de continuidade, perfeito para espaços pequenos. É possível, ainda, eliminar alguma parede para proporcionar ambientes integrados, seja da sala de estar com sala de jantar ou até mesmo com a cozinha.

Ao escolher os detalhes que irão decorar mas também auxiliar na organização da decoração de sala, como estantes, prateleiras e nichos, opte por aqueles com design simples e linhas retas. No caso dos nichos, a melhor opção são os modelos vazados, pois permitem ver a parede ou o que há do outro lado, proporcionando uma sensação de amplitude também.

Um truque bastante simples para ajudar ainda mais na amplitude de espaços reduzidos é utilizar espelhos! Você pode escolher um espelho grande ou vários em tamanho menor.

Se a intenção for aplicar diversos espelhos pequenos na decoração de sala, atente-se para posicioná-los em uma parede ou direção que não seja a mesma da TV, para não distrair enquanto assiste algum filme, novela, jornal ou seriado. Garanta, também, que eles sejam colocados apenas em uma parede, e não em duas ou mais, para que o ambiente não fique confuso.

No caso dos tapetes na decoração de sala, vale a mesma dica do tamanho da televisão: escolha modelos que sejam proporcionais ao tamanho do ambiente e alinhe o tapete com o sofá ou com a poltrona. Aposte em tapetes que não ocupem todo o espaço disponível, pois quanto mais se vê o chão, melhor.

Além disso, é importante optar por um tapete em tons claros, sem muitas estampas ou desenhos em espaços pequenos, já que a intenção é causar a sensação de que a sua sala de estar é maior. Tapetes listrados ajudam na amplitude também!

Agora os mínimos detalhes, porém não menos importantes para uma decoração de sala: vasos, quadros e almofadas. Aposte em peças decorativas coloridas, com tons contrastantes com os da sua decoração de sala. Dessa forma, você conseguirá quebrar a monotonia do cômodo e ainda proporcionar um ar mais sofisticado ao ambiente.

Gostou das dicas do Westwing? Agora você já sabe tudo o que precisa para criar a sua decoração de sala com muita elegância, estilo e personalidade. Aproveite!

Decoração de Sala de TV Simples

O lado positivo de criar a decoração de sala de TV simples é a possibilidade de criar novos ambientes na casa. Isso porque você não precisa de um cômodo totalmente dedicado para esta função – dá para fazer um cantinho exclusivo para o seu cinema particular. Para isso, você precisa de alguns móveis básicos que auxiliam na construção da sala de TV.

  • Sofá: o sofá pode ser a barreira que delimita o espaço e começa a decoração de sala de TV simples. O tamanho vai depender da metragem do cômodo e do objetivo deste novo espaço. O ideal é que tenha, no mínimo, 2 lugares.
  • Poltronas e pufes: chegou mais gente? Dá para acomodar todo mundo. As poltronas e pufes ainda ajudam a dar um up na decoração de sala de TV simples, principalmente se eles recebem uma cor mais vibrante ou uma estampa que permita um destaque especial .
  • Rack ou painel de TV: além de comportar a TV, este mobiliário ainda permite criar uma organização decorativa, com livros, DVDs e alguns objetos de decoração. Mas cuidado, pois a decoração simples é feita com poucos detalhes. Cuidado com o excesso de informações.
  • Cortina: para um estilo clean, as cortinas precisam ser feitas de um tecido leve que permita a luz do dia entrar pela casa. A decoração de sala de TV simples precisa desse toque para se tornar perfeita.
  • Lustres ou abajures: ao cair do dia, eles se fazem necessários na decoração de sala de TV simples. Vale apostar também nas luminárias de chão, que podem ser tanto coloridas como prateadas. A decoração de sala de TV simples se tornará mais moderna com isso.

Por fim, escolha um estilo que mais te agrade para finalizar a decoração de sala de TV simples. Os mais compatíveis para este tipo de projeto são: contemporâneo, minimalista, estilo oriental e moderno. Isso porque eles tem como base a simplicidade e linhas retas – características ideais para criar uma sala de TV prática e aconchegante, valorizando todo o projeto de decoração de sala de TV simples.

Próximas campanhas