Art Déco

Art Déco

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArt Déco

A art déco surgiu nos anos 1920, na França, e tem como significado arte decorativa que foi muito forte na decoração, arquitetura, design de interiores, artes plásticas, gráficas e também no cinema, sendo esta última, inclusive, sua fonte principal. Ela ganha força a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas no ano de 1925, em Paris. A art déco nasceu de uma combinação de vários movimentos do início do século XX.

Com a sua base no art nouveau, que trabalha com linhas onduladas e sem simetria, formas vegetais e enfeites florais, a art déco vai no sentido inverso e preza por linhas retas ou esféricas, figuras geométricas e natureza abstrata. É uma expressão que na época estava direcionada à burguesia que prezava pelo luxo e uso de materiais nobres. Conheça mais sobre o estilo art déco e as suas influências na decoração com o Westwing.

Conhecendo a Art Déco

O movimento art déco tem como característica a estética do glamour, da elegância e do romantismo e começou em um período em que começava a propagar a idolatria pelo luxo dos filmes de Hollywood. Um grande exemplo deste estilo pode ser observado no filme O grande Gatsby (2013), estrelado por Leonardo di Caprio, no qual fala-se muito sobre a exaltação do luxo. O romance original foi escrito por F. Scott Fitzgerald e no filme os cenários da produção exibem ousadas formas geométricas, linhas retas, madeiras nobres, e peças de decoração totalmente rica em detalhes.

Com um maior acesso das pessoas à art déco depois da exposição no Metropolitan Museum de Nova York, ela passa a fazer parte do dia a dia das pessoas estando presente na propaganda, em objeto de uso diário, acessórios femininos e móveis. A art déco se espalha pela Europa e América do Norte e as suas características se firmam na decoração e na arquitetura.

Chegada da Art Déco em Terras Brasileiras

A art déco chegou ao Brasil no final da década de 1920, e teve força principalmente na arquitetura, alguns exemplos deste estilo são o Elevador Lacerda, em Salvador, o Teatro Carlos Gomes e Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o Viaduto do Chá e o Estádio do Pacaembu, em São Paulo, entre outras edificações arquitetônicas.

Como Identificar a Art Déco

É simples, a atenção aos mínimos detalhes é o que fará assimilar a identificação de um móvel, obra ou arquitetura ao estilo art déco. As principais características envolvem formas geométricas ousadas, linhas circulares ou retas de maneira mais estilizada, design abstrato e peças e objetos com grande riqueza de detalhes.

Os principais materiais usados na art déco são o aço inoxidável, espelhos, peças cromadas, vidro, madeiras, peles exóticas como as de tubarão ou zebra assim como o ébano, mármore e madeiras raras. Nada de tecidos florais, na art déco o foco são tecidos lisos ou com padrões geométricos e sempre com o uso de cores bem fortes. Na iluminação, candeeiros com figuras femininas eram chiques e os vidros que os cobriam que eram antes coloridos, passaram a ser gravados, foscos ou embutidos à iluminação.

A Decoração Art Déco

Para entrar na onda da art déco e fazer a sua decoração neste estilo, o importante é investir nos detalhes, que são a grande marca desta tendência. Aposte em lustres, espelhos, quadros com molduras retas, cortinas em cobre ou dourado, papel de parede trabalhado. As flores frescas e brancas também fazem parte deste tipo de decoração, assim como as cores, formas geométricas, materiais que devem estar em harmonia entre si, já que a art déco baseia-se principalmente nas referências e riqueza de detalhes.

Próximas campanhas