Tipos de Iluminação

Tipos de Iluminação

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTipos de Iluminação

Nem sempre damos a devida atenção às luzes de nossas casas . Porém, existem três tipos de iluminação básicas que podem ser compostas diferentemente ou combinadas nos cômodos de nossa moradia. Entre os benefícios da iluminação feita corretamente, podemos citar a definição de espaços, assim como a impressão de aumento de cômodos reduzidos e o destaque de mobília e objetos de decoração. Os tipos variados de iluminação criam ambientes propícios para quem precisa de atenção e para aqueles momentos em que se quer relaxar.

Os tipos de iluminação que podem ser usadas na adaptação dos cômodos são a luz direta, a indireta e a linear, além, é claro, da luz natural. Nesta página do Westwing você encontra os três tipos de iluminação mais comuns nos cômodos das casas, além de ideias de como usá-los de forma combinada para tornar os ambientes mais versáteis. Confira nossas dicas e deixe a luz entrar.

Três tipos de iluminação

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear. Dentre os tipos de iluminação, a direta é uma luz mais clara que costuma estar destinada à uma área de trabalho, como em cima de mesas de escritório, sobre pias de cozinha ou tábuas de passar. Esse tipo de luz funciona para quando se torna necessária uma região clara que facilite a execução de trabalhos diários. A iluminação indireta é mais presente como a iluminação geral da casa, pois é suave, costuma iluminar cômodos inteiros e é mais aconchegante. Já a luz linear costuma ser um foco de luz direcionado a um objeto ou local que se deseja dar destaque, como estantes e embutidos.

Tipos de iluminação nos cômodos

Dentre os três tipos de iluminação, é possível usá-los juntamente em cada cômodo, criando iluminações flexíveis que podem tornar os ambientes de sua casa mais versáteis.  A sala de estar é o cômodo que mais demanda variação nos tipos de iluminação. Nesse cômodo, você pode criar uma iluminação geral indireta, a partir de lustres, para os momentos em que há visitas em casa, mas sem tirar o ar agradável de conforto. Para quando se usa a sala de estar para ler um livro ou mexer no computador, a iluminação direta feita através de abajures em mesas laterais é uma opção. Já se a ideia é destacar partes do cômodo como vigas no teto, estantes ou armários que estejam embutidos ou precisam de claridade entre as prateleiras, a iluminação linear pode ser usada. Esse tipo de iluminação serve como destaque para móveis e itens decorativos, mas também é muito útil em momentos de escuridão em que se deseja enxergar os nomes dos livros dispostos nas prateleiras.

Lâmpadas para os tipos de iluminação

Os tipos de iluminação causam efeitos diferentes dependendo das lâmpadas escolhidas para acompanha-las. Dentre os acessórios, as lâmpadas incandescentes, que são de tom amarelado, são mais comuns em iluminação indireta, pois dão um ar mais aconchegante ao cômodo, clareando todo o seu perímetro. Para uma iluminação direta, é ideal que a lâmpada escolhida seja de claridade boa, para podermos enxergar melhor o que estamos fazendo, além de nos deixar mais focados. Lâmpadas fluorescentes ou de LED, além de serem claras e servirem para o propósito da tarefa, consomem menos energia e não emitem raios ultravioletas que podem esquentar o ambiente. Para criar uma iluminação linear, fitas de LED podem facilitar o trabalho, pois podem ser presas ao longo de comprimentos como de estantes, armários ou de vigas e pilares.

Próximas campanhas