Tapetes Turcos

Tapetes Turcos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTapetes Turcos

Os tapetes turcos são peças de decoração requintadas e tradicionais, que refletem a riqueza e a elegância da Turquia. A arte de fabricar tapetes na região que hoje corresponde à Turquia é datada a 7.000 A.C. e teve origem devido à necessidade daqueles povos de se protegerem do frio. Posteriormente, as peças feitas à mão passaram a ser utilizadas para registrar as histórias das aldeias e da civilização nômade da Ásia, com estampas que variam conforme as diferentes regiões. São peças de tapeçaria majestosas, com desenhos bem definidos de figuras geométricas, símbolos, animais e jardins que compõe um estilo único.  

Os tapetes turcos originais são produzidos à mão, artesanalmente, num processo longo e minucioso que contribui para que as peças sejam muito valorizadas. Inspire-se com o Westwing e conheça melhor a história, as características dos tapetes e a beleza única dos tapetes turcos.

Um clássico na decoração, os tapetes turcos se encaixam na categoria de tapeçaria tradicional, que contempla as tradições turcas, indianas, persas e asiáticas. De acordo com a tradição turca, os tapetes são confeccionados para trazer felicidade ao lar de seu comprador. As cores vivas e o estilo inconfundível dos tapetes fazem com que ele seja uma peça de destaque na decoração de ambientes. Devido aos tons vibrantes e ao estilo imponente, os tapetes turcos são mais utilizados na decoração da sala. Na Turquia, é bastante comum o uso de tapetes na decoração de paredes. As peças privilegiam formas geométricas e bem delineadas, compondo um estilo clássico e muito sofisticado. Devido à predominância da lã no processo de fabricação, os tapetes turcos são ideias para compor ambientes agradáveis e aconchegantes no inverno.

Tapetes Turcos e a ilusão de ótica

Uma curiosidade sobre os tapetes turcos: alguns modelos podem “mudar de cor” dependendo do ângulo e do movimento. Este é um truque famoso nos mercados de tapete da Turquia. A mistura de cores e o efeito da luz sobre os fios provoca uma ilusão de ótica!

Sinal de Qualidade

A quantidade de nós na malha é o que define a densidade do tapete. Quanto mais densa é a trama, mais resistente fica o tecido e melhor será a definição dos desenhos. Os tapetes turcos são tradicionalmente fabricados com a técnica de movimentos contínuos e circulares, com dois fios para cada urdidura, o que os torna densos e resistentes. Os modelos tradicionais são fabricados manualmente, no tear. A qualidade do tapete é determinada pela quantidade de fios por cm2 e pela qualidade da atadura. A lã é a principal matéria prima, mas também são utilizados fios de seda e linho.

 

 

 

 

 

 

 

Próximas campanhas