Por dentro da Casa Cor 2016: uma homenagem à natureza brasileira

A Casa Cor 2016 começou nesta terça-feira (dia 17) e muitos ambientes prestam tributo à beleza nacional. Fomos conferir de perto todas as novidades que os profissionais de decoração apresentaram este ano e trouxemos os detalhes desses projetos. Confira!

Casa Cor 2016: Otto Felix
Foto: Otto Felix (Divulgação)

Logo ao entrar no Jockey Club, nos deparamos com a instalação do estreante Otto Felix. O Pavilhão da Recepção é estruturado de forma geométrica, desigual e desconstruída, tanto na parte externa quanto interna.

Casa Cor 2016: Otto Felix
Foto: Otto Felix (Divulgação)

O ambiente apresenta uma composição irreverente, que usa a estrutura das vigas para decorar. Materiais naturais, como madeira e linho são combinados com uma paixão nacional: a samambaia.

Otto Felix
Foto: Otto Felix (Divulgação)

Ao seguir, passamos por um túnel com iluminação baixa e um grande paredão de jardins verticais. Em frente, pudemos contemplar o retorno do arquiteto e paisagista Alex Hanazaki, que não expunha na Casa Cor desde 2008.

Alex Hanazaki - Casa Cor 2016
Foto: Alex Hanazaki (Divulgação)

Com um espaço intitulado Praça Eliane, ele imprimiu o conceito do tropicalismo brasileiro, mesclando sempre a delicadeza da natureza com elementos brutos, como pedras e concreto. “Propositalmente, a pouca luz do corredor faz com que as retinas dos olhos do público se fechem e então estimulem um sentimento de mistério e expectativa, que ao final do percurso, logo se abre para a contemplação da área externa”, explica o arquiteto.

Alex Hanazaki - CasaCor 2016 -17
Foto: Alex Hanazaki (Divulgação)

Unindo o porcelanato a espécies botânicas, como a árvore-relíquia, Pau Brasil, Hanazaki mostra a preocupação em não perder a essência. Assim, ele consegue criar um espaço com revestimentos industrializados, mas sem deixar de lado a estética da natureza.

Casa Cor 2016
Foto: Alex Hanazaki (Divulgação)

Passando para o primeiro ambiente no prédio do ambulatório, fomos recebidos por Roberto Cimino e Celso Amorim e seu Hall Biblioteca. Enquanto os arquitetos contavam a forma que procuraram inspiração na Semana de Arte Moderna de 1922, pudemos observar elementos que remetem à nossa cultura, como livros antigos da literatura nacional, cestarias Xingu, além de obras de Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi. Tudo isso ornado com folhas Costelas de Adão em uma instalação no teto com palmeiras no papel de parede.

biblioteca Casa Cor 2016
Por dentro da Casa Cor 2016: uma homenagem à natureza brasileira | Westwing.com.br
Foto: Roberto Cimino e Celso Amorim (Divulgação)

No piso superior, outra dupla buscou referência na arte brasileira, Julio Cesar Dantés e Marcelo Cohen. Entrando na Saleta do Hobby,  voltamos nossos olhos para as obras fotográficas “A Trança’’, de Robério Braga e a ousada  Os Olhos de Medusa’’, de Rogerio Neves. O cômodo ainda abriga imagens de profissionais como Juan Guerra e Marcelo Magnani.

SALETA DO HOBBY
Foto: Julio Cesar Dantés e Marcelo Cohen (Divulgação)

Dantés nos contou um pouco sobre o projeto que desenvolveu em parceria com Cohen, mostrando, uma por uma, as fotos enquadradas. O resultado pode ser visto no menor ambiente da mostra, com uma seleção que faz com que ele pareça uma galeria de arte.

SALETA DO HOBBY
Foto: Julio Cesar Dantés e Marcelo Cohen (Divulgação)

Esther Giobbi mostrou a veia artística nacional. Quem entra em seu Estúdio de Criação, tem a impressão de estar em uma mata tropical. Por todo o ambiente, há peças assinadas pelos consagrados designers Irmãos Campana, caso da cadeira Cangaço e uma escultura em murano na parede.

Um armário revestido em fibra de coco foi uma solução ousada para utilizar materiais naturais. As paredes em lambe-lambe e as folhas de Costela de Adão penduradas nos cantos criam um clima tipicamente brasileiro.

Esther Giobbi
Foto: Casa Cor (Divulgação)

Continue acompanhando a cobertura da Revista Westwing na Casa Cor 2016 e descubra novos espaços e formas de decorar.

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Camila Nakamura

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline