Brincadeiras dentro de casa

Essa é a hora de inventar – e se reinventar – quando o assunto é entreter as crianças na quarentena. Confira a seguir dicas de atividades e brincadeiras para fazer dentro de casa com os pequenos, e divirtam-se!

Brincadeiras dentro de casa | westwing.com.br

Como Fazer Brincadeiras Dentro de Casa? 

Em tempos de isolamento social, quem tem crianças em casa precisa buscar maneiras de entreter a turminha de forma educativa e lúdica, com brincadeiras que estimulem a imaginação e a criatividade, mas sem sair de casa.

Sabemos que o momento exige cuidado e atenção, por isso, pensando especialmente nas famílias que precisam trabalhar em esquema home office e, ao mesmo tempo, tomar conta dos pequenos, selecionamos algumas atividades que promovem diversão e aprendizado.

Preparado? Não esqueça de lavar as mãos com bastante água e sabão e vem com a gente!

Brincadeiras dentro de casa: cabaninha | westwing.com.br

1 – Cabaninha

Brincar em casa de cabaninha pode ser muito divertido. Para fazer uma é simples e provavelmente já têm em casa tudo que vai precisar, como: lençóis, mantas, cangas, cadeiras e sofá. Coloque depois um tapete embaixo, alguns pufes e almofadas dentro… e pronto. É diversão garantida para pais e filhos!

2 – Jogos de tabuleiro

Além de estimular habilidades cognitivas, com cálculos e reconhecimento de números, os jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento, porque ensinam a seguir regras e a se integrar com um coletivo, pois várias pessoas podem participar.

3- Stop!

No “stop!”, a família definirá um conjunto de categorias como nomes, animais, cores, alimentos, cidades, entre outros. A partir do que foi combinado, todos escrevem as categorias em um papel, sorteiam uma letra e preenchem as categorias com palavras que comecem com a letra sorteada. Quem acabar primeiro grita “stop!” e vence a rodada! Essa brincadeira é fácil e divertida.

Brincadeiras dentro de casa: teatro de fantoches | westwing.com.br

4 – Teatro de fantoches 

Contar histórias estimula a criatividade e enfeita o mundo lúdico das crianças. Nessa brincadeira de faz de conta, vale usar bonecas e até meias customizadas para criar personagens. A ideia é que os adultos comecem a contar histórias e peçam para as crianças continuarem, criando seu próprio enredo.

5- Sessão pipoca

Se não dá para ir ao cinema, que tal promover uma sessão pipoca para os pequenos no sofá de casa? A dica é, depois do filme, desafiar a turminha a desenhar seus personagens favoritos.

6 – Cuidando das plantinhas 

Se você é um plant lover, certamente tem muito verde em casa. Então aproveite para criar uma rotina de cuidados com as plantas, ensinando, por exemplo, as crianças a cultivarem um pé de feijão. Bastam um grãozinho, um chumaço de algodão e um pouco d’água em um copinho para, em 3 dias, a mágica começar a acontecer.

7 – Caça ao Tesouro

Brincar de caça ao tesouro é muito divertido, é fundamental que você escolha alguns objetos e espalhe pela casa. Prepare algumas dicas e peça para as crianças encontrarem os objetos escondidos. 

Curtiu as dicas? Veja também: 5 atividades para curtir com os pequenos e Dicas para um piquenique perfeito

Matéria: Vitória Torres

WestwingNow Loja de decoração, móveis e aparadores com objetos de decoração | WestwingNowPowered by Rock Convert

Renata Vilela

Já conhece o nosso App?

Baixe agora

Baixe agora
Offline