Poltrona JK

Poltrona JK

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPoltrona JK

A poltrona JK é um exemplo de mobiliário criado há centenas de anos e que, por seu design incônico, é revisitada até hoje pela indústria do mobiliário e mantém seu valor e elegância simbólicos intactos com o passar do tempo. Com design clássico marcado por seu típico estofado capitonê, ela esbanja muito bom gosto em qualquer cenário onde é colocada, por isso, vale a aposta nela para compor ambientes.

Criada sob o estilo Luis XV, época em que a figura feminina inspirava a produção de arte e do mobiliário, a poltrona JK ainda encanta por suas curvas sinuosas e sua aparência esbelta. Que tal aprender a combiná-la no conforto e estilo do seu lar, e conhecer mais sobre os encantos nos quais ela pode se enquadrar? Pois então confira o conteúdo que o Westwing preparou para você hoje!

Poltrona JK: Clássica, Chic e Versátil

A poltrona JK é uma poltrona de design elaborado para transmitir luxo. Não é toa. A poltrona JK foi um dos móveis criado durante o reinado de Luís XV que acabou sendo reproduzida no interior de residências da classe média e sendo muito reproduzida em vários países, chegando hoje, a ter versões revisitadas com os mais diversos acabamentos e revestimentos.

Com sua base em madeira, pés curvilíneos e estofado abotoado, a poltrona JK esbanja elegância em qualquer cenário ao misturar as influências da época com materiais mais sóbrios e pesados. O estilo Luís XV, no qual se enquadra a poltrona JK, é marcado por móveis contendo linhas fluidas graças à influência do rococó, e por seu vasto repertório de motivos ornamentados, baseados na figura feminina e na mentalidade da época, que priorizada os prazeres do quotidiano. 

O estilo Luís XV é considerado um dos mais importantes para a história do mobiliário e, por isso, algumas cadeiras icônicas da época, como  a poltrona JK, são alvos de diversos revivalismos por todo o mundo ao longo do tempo!

Como combinar a Poltrona JK

A poltrona JK apresenta base em madeira e estofado em couro com efeito capitonê, ou seja, com costuras e botões que formam um aspecto almofadado e muito sofisticado em toda sua superfície. Modelos mais modernos de poltrona JK possuem revestimento em laca, para um efeito mais brilhoso, liso e muito charmoso e estofado em couro ecológico, seguindo a atual tendência da decoração de unir sustentabilidade e design.

A cadeira JK tem aparência retrô por reproduzir o mobiliário clássico do estilo Luís XV, mas nem por isso seu design combina exclusivamente com esse estilo de compor. Por sua aparência robusta e elegante, a poltrona JK já um destaque por si própria na decoração. Por isso, vale utilizar dessa vantagem para dar destaque a cômodos que necessitem de uma dose importante de design.

Em salas de estar com decoração moderna, por exemplo, a poltrona JK será um contraste entre décadas de design e representa a fusão entre o antigo e novo, contraste muito apreciado na decoração atual e visto como tendência.

Vale utilizá-la ainda em espaços com decoração glamourosa, já que sua aparência inspira luxo e faz com que cômodos simples de encham de sofisticação. Modelos em tons escuros são os mais comuns da poltrona JK, principalmente com o estofado em couro preto. Para enfatizar ainda mais o lado glamour, vale combinar poltrona JK a outras poltronas clássicas e a acessórios dourados ou apostar no infalível contraste entre preto e branco.

Próximas campanhas