Poltrona Bowl

Com visual que remete a tigela e hastes metálicas, a Poltrona Bowl marcou o circuito de design e decoração em 1951, ano em que foi lançada. Assinada pela profissional Lina Bo Bardi, italiana naturalizada brasileira, a mobília é uma das peças mais aclamadas por amantes, admirados e conhecedores de móveis no mundo das artes, arquitetura e design. Além de aparência fortemente ligada ao conforto, o artigo é ideal para levar estilo e toque sofisticado a qualquer décor.

Poltrona Bowl | westwing.com.br

Nunca produzida em alta escala, a Poltrona Bowl atingiu maior escala de comercialização em 2013, quando uma empresa da Itália negociou com a família herdeira de Lina os direitos autorais da arquiteta. Com o acordo, 500 exemplares da cadeira foram confeccionados e lançados pelo mundo no mesmo ano. Também famosa pela criação da Casa de Vidro, Lina entrou para história como uma das grandes mulheres da arquitetura. Saiba mais!

Compre agora com até 70% off:

Três cadeiras bowl dispostas aleatoriamente em um fundo branco

Fonte: Dpot

A designer

Nascida na Itália, a arquiteta Achillina Bo Bardi naturalizou-se brasileira em 1951. No nosso país é uma das responsáveis por grandes projetos de arte, arquitetura e design. Entre eles, o desenho e construção da Casa de Vidro, sua então residência e atual acervo do seu trabalho que está localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo.

O Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador; o SESC Pompéia, em São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo – MASP. A Poltrona Bowl, também chamada de cadeira por alguns, é um dos móveis que foram desenhados por Lina na carreira.

A Poltrona Bowl

Exemplares da Poltrona Bowl, móvel desenhado e lançado pela arquiteta em 1951, não chegaram a muitos lares no país. Isso porque nunca houve a produção massiva do artigo para comercialização. Na época, Lina testou diversos materiais para atingir o visual da Poltrona Bowl que tinha em mente, mas no fim não realizou a confecção em grande escala.

A proposta da mobília surpreendeu admiradores do mundo da arte e moda na época pelo visual diferenciado que apresenta. A ideia da Poltrona Bowl é que ela se adapte ao corpo humano e não o contrário. Os assentos produzidos no período seguiam o mesmo padrão tradicional e clássico, feito para deixar as pessoas sempre eretas e apresentáveis de acordo com a moral e os bons costumes. Com a Poltrona Bowl, Lina buscou mostrar uma nova visão para a sociedade, incentivando uma maneira flexível de se ver o mundo.

Mulher sentada em uma cadeira bowl preta com três pilhas de almofadas coloridas e circulares ao lado

Fonte: Absoluta

As 500 unidades

Em 2013, mais de 60 anos após o lançamento da Poltrona Bowl, a marca italiana de mobiliário Arper comprou os direitos do móvel para relança-la no mercado. Com o acordo, 500 unidades da Poltrona Bowl foram distribuídas no mundo inteiro. O que contribui para divulgar um pouco da história e do trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi no âmbito de casa e decoração.