Madeira Maciça

Madeira Maciça

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira Maciça

A mesa de madeira que está na sala da sua avó desde a sua infância, a cristaleira da casa de campo, ou a grande cama de casal que está  na sua família há gerações. Todo mundo já teve a oportunidade de se deparar com um móvel que, mesmo após muitos anos de uso, permanece novinho em folha. Há grandes chances de muitos desses móveis serem feitos em madeira maciça - uma das matérias primas mais nobres da indústria do mobiliário e cujo uso é sinônimo qualidade garantida.    

As peças em madeira maciça se distinguem por sua durabilidade e pela resistência sem igual. Essa madeira é amplamente utilizada para a construção de peças como camas, mesas, armários, e até navios. No entanto, na hora de escolher seu próximo móvel em madeira maciça, é válido ter em mente as características desse material. Inspire-se com a coleção de móveis de madeira maciça do Westwing!

Madeira Maciça, MDF ou Madeira de Demolição?

É comum se sentir perdido no momento de escolher entre as diversas opções e tipos de madeira na hora de adquirir seus móveis. Com tantas possibilidades disponíveis, é fundamental conhecer as principais características da madeira de sua preferência. Afinal, em que material devo comprar ou encomendar a minha mesa? Madeira maciça? MDF? Madeira de demolição? Qual a diferença entre esses materiais?

  • Madeira maciça: madeira maciça refere-se à madeira trabalhada em seu estado puro e livre de outros produtos, como fibras sintéticas. O resultado é uma peça bastante resistente, inclusive a condições climáticas.
  • MDF: (sigla para Medium Density Fiberboard ou  Placa de Fibra de Média Densidade, em português) vem sendo amplamente utilizada na indústria por sua maleabilidade e por ser uma opção sustentável de madeira. O MDF é produzido a partir da mistura de fibra de madeira, aditivos e resina sintética.
  • Madeira de demolição: é a madeira maciça extraída de peças já prontas ou de construções antigas. Depois de extraída, a madeira é submetida a um tratamento industrial que a torna pronta para reutilização.

Madeira Maciça

Vantagens da Madeira Maciça

Uma boa forma de fundamentar sua escolha na hora da compra do seu próximo móvel de madeira maciça é pensar nas características desse tipo de produto. Para ajudar no momento de decidir se a madeira maciça é a melhor opção para o seu móvel listamos aqui algumas de suas características básicas.

  • Durabilidade: madeira maciça é ideal quando a durabilidade é o fator de maior peso na compra de um móvel. Devido à pureza da matéria-prima, os móveis feitos a partir desse produto costumam durar gerações, quando mantidos com os cuidados adequados.
  • Beleza: quase todo mundo concorda beleza é uma questão personalidade, principalmente quando o assunto é a decoração da nossa casa.  A madeira maciça produz belos móveis, principalmente  nos estilos rústico e colonial. Geralmente, as peças possuem traços simples e precisos, onde é possível apreciar cada detalhe da madeira. É justamente pela beleza que mesas e armários em madeira maciça costumam se destacar dos outros móveis da sala de estar.
  • Resistência: a madeira maciça é um material natural altamente resistente a condições adversas como umidade e calor intenso, arranhões, perfurações, etc. Por isso o seu uso na confecção de  móveis para áreas externas é tão frequente.

Características da Madeira Maciça

Apesar de sua inquestionável qualidade, é bom considerar alguns aspectos sobre a madeira maciça antes de escolhê-la como material mais adequado para o seu projeto. Essa avaliação é fundamental se o objetivo é fazer uma compra eficiente.

  • Preço: os móveis em madeira maciça costumam ter um custo considerável devido à pureza e resistência do material. No entanto, são um ótimo investimento quando o objetivo é a compra de um produto feito para durar muitos anos.
  • Solidez: mesas, camas e peças em madeira maciça em geral costumam ser bastante sólidos e robustos. Essa é uma característica a ser considerada caso você precise se mudar frequentemente ou o móvel esteja instalado em um ambiente muito dinâmico como a sala de estar.
  •  Trabalhando com a madeira: se você está considerando confeccionar  você mesmo a sua peça em madeira maciça, tenha em mente que o manuseio do material requer grande habilidade. A dureza do material exige grande talento para a realização de acabamentos arredondados e mais rebuscados.

Com essa dicas, aproveite todo o charme da madeira maciça para decorar a sua casa!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas