Granito

Granito

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraGranito

O granito é uma rocha natural geralmente utilizada em bancadas de cozinhas, em pias, mesas, pisos e revestimentos de paredes. Esteticamente marcante, a pedra dá aos ambientes aparência sóbria. Quando usado transmite certa imponência e solidez, deixando a atmosfera mais elegante. Encontrado em diferentes cores e com imensa diversidade de acabamentos e bordas, o granito complementa cômodos internos e externos com resistência e funcionalidade.

Conhecido há muitos e muitos séculos, o granito foi aproveitado em construções monumentais romanas e túmulos faraônicos. Hoje, está entre os produtos mais exportados pelo Brasil. Cristalino e rígido, o granito tem características que variam de acordo com o local de onde é extraído. No entanto, sua rigidez não dispensa certos cuidados de limpeza e manutenção. Conheça os tipos de granitos existentes e aprenda a cuidar melhor deles com o Westwing!

Pia de Granito

Tipos de Granito

Você sabe quantos tipos de granito existem no mercado? O granito pode ser achado em diversas cores, que mudam de acordo com sua localização. As mais comuns, entretanto, são o cinza, o amarelo, o marrom e o creme. Além da cor cristalizada, outra característica marcante do granito é o pontilhado em preto natural que costuma delinear toda sua extensão, realçando-a ainda mais.

Granito preto, branco, marrom… Pelo fato de o granito ter uma infinidade de tonalidades, alguns nomes foram dados para facilitar sua venda. Separamos, então, algumas nomeações e suas respectivas tonalidades para auxiliar na hora de escolher o granito mais adequado:

  • Branco e bege: Branco Ceará, Branco Marfim e Bege Duna;
  • Marrom: Tabaco Tp, Bordeaux e Café Imperial
  • Preto: Granito preto absoluto, Preto São Gabriel e Negro Impala;
  • Amarelo: Amarelo Florença e Amarelo Icaraí;
  • Cinza: Cinza Andorinha e Cinza Corumbá.

Há ainda cores mais raras, como o vermelho, o verde e o rosa.

Em relação às bordas, o granito também apresenta variações. Os acabamentos podem ser divididos em três tipos. Um deles é o boleado, que é arredondado, sendo normalmente utilizado em bordas de bancadas de cozinha e pias. Pode ser meio boleado, simples ou duplo. O segundo tipo de granito é o bisotado, que é um acabamento lateral que conta com uma espécie de corte na aresta da pedra, a fim de impedir que as beiradas se quebrem. O reto, por sua vez, é o granito polido da forma como foi cortado. Consideravelmente mais simples que os demais, não conta com nenhum acabamento especial.

Além disso, o granito varia também em relação aos acabamentos e detalhes de superfície. Ele pode ser trabalhado para ficar mais liso, mais impermeabilizado, mais brilhante ou pode ser transformado em uma área antiderrapante. Essas alterações dependem de onde o granito vai ser colocado e da necessidade da utilização.

Diferença entre Granito e Mármore

É normal que muitas pessoas acabem confundindo o granito com o mármore. De fato, ambos são rochas formadas por minerais. No entanto, o mármore é composto de apenas um mineral misturado com calcita, enquanto o granito tem em sua composição vários minerais, principalmente o quartzo, o feldspato e a mica. A coloração dos dois também difere: os granitos são mais mesclados, já o mármore costuma ter tons mais uniformes. No mais, os granitos são menos porosos que o mármore.

Ainda não tem certeza de qual rocha é? Tente riscar a superfície da pedra – se riscar, é mármore; se não, é granito, já que este não pode ser marcado.

Balcão de Granito

Limpeza e Manutenção do Granito

Para a manutenção do granito é preciso alguns cuidados. A fim de que sua pedra permaneça reluzente e conservada, selecionamos algumas dicas simples e fáceis. Confira!

Tente limpar os granitos todos os dias, eliminando as impurezas prejudiciais. Para isso, use apenas um pano úmido ou uma solução de água com álcool de 15%. Outra dica é  lavar o granito a cada três meses com um detergente próprio e ceras especializadas. Outras sugestões são:

  • Evite deixar a rocha sempre molhada – isso pode gerar manchas;
  • Não deixe produtos ácidos, como laranja e limão, entrarem em contato com a pedra;
  • Evite o uso de água sanitária na limpeza;
  • Procure não deixar materiais de ferro, pontas de cigarros ou serragem sobre os granitos.

Inspire-se com resistência e imponência na medida certa! O clube de compras Westwing coloca à sua disposição uma ampla variedade em móveis, acessórios e produtos para o lar para você montar, decorar ou reformar sua casa.

Para comprar com a gente basta selecionar os produtos desejados navegando pelas nossas campanhas atualizadas diariamente e aguardar o envio da sua encomenda com todo conforto, segurança e comodidade! Mergulhe no mundo casa e decoração e comece já a planejar o ambiente dos seus sonhos!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!