Madeira de Ipê

Madeira de Ipê

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira de Ipê

A madeira de ipê está na lista de materiais bastante usados pela indústria civil, de casa e decoração. Com a aplicação desta matéria-prima pode-se fabricar pisos degraus de escada, forros, janelas, portas e muito mais. Móveis de alta qualidade e artigos para enfeitar espaços complementam a lista de acessórios confeccionados com o tipo de madeira. Encontrado em diferentes tonalidades, o material é um excelente investimento para levar charme, autenticidade e qualidade ao décor.

Com a madeira de ipê, cria-se também uma aparência de sofisticação, requinte e renovação em qualquer espaço. Pensando em adotar a matéria-prima na sua decoração? Para te explicar tudo sobre a matéria, seus diferenciais da versão clássica e formas de uso, o Westwing apresenta o conteúdo desta página. Aqui falamos sobre como reavivar o décor com itens e espaços feitos com a madeira de ipê e muito mais. Confira!

Os Diferenciais da Madeira de Ipê

Com nome científico de Tabebuia, a madeira de ipê é uma matéria-prima caracterizada por ser bastante durável e oferecer alta resistência à ação de fungos e bactérias. Seu visual diferencia-se pelas marcas que apresenta de pequenas colorações e mesclas de tonalidades diversificadas. Em geral, a cor da madeira de ipê é puxado para a coloração escura mas não tanto quanto uma versão descrita como mogno.

Móveis de Ipê

Móveis de Ipê

Para todos os cômodos da casa, os móveis de ipê combinam e garantem elegância. Com a proteção específica, os móveis de ipê como espreguiçadeiras, bancos e mesas, são ideais para jardins e áreas abertas. Para cozinha, busque mesas de jantar e cadeiras para deixar todos os convidados a vontade e cercados da leveza que só a natureza nos proporciona. No quarto os móveis de ipê são perfeitos para estudo, cadeiras, prateleiras e penteadeiras. Naturalmente, a madeira é protegida anti pragas e insetos, mantendo limpeza e qualidade por muitos anos de uso.

Em espaços mais modernos é possível encontrar móveis de ipê em tonalidades escurecidas alcançado cores em mogno e embuia. Combine outras peças e itens que usam do mesmo material, no mesmo local, para manter a harmonia. Não esqueça de periodicamente encerar e poluir os móveis de ipê, para que mantenham o aspecto elegante e com detalhes texturais da madeira com brilho natural e impecável. Dessa forma, todos os ambientes da sua casa terão uma decoração incrível e despojada por muitos anos!

Madeira de Ipê na Decoração

O uso da madeira de ipê na decoração é bastante amplo, tanto devido a durabilidade que apresenta quanto a bela aparência oferecida pelos itens fabricados com a matéria-prima. Com a madeira ipê é possível fabricar mesas de jantar, de centro e lateral.

Cristaleiras, buffets e prateleiras. Há ainda a aplicação para guarda-roupas, estantes e racks. Decks, pisos, janelas e portas são outros itens constantemente fabricados com o material. Artigos para cozinhas, como petisqueiras, bandejas e carrinhos gourmet também ilustram a seleção de produtos criados a partir da madeira de ipê.

Outro campo de atuação para itens feitos com madeira de ipê são os quartos. Neles os produtos mais feitos com a matéria-prima são cabeceiras de cama, baús e criados-mudos. Nos espaços pode-se guardar livros, abajures, e porta-retratos de momentos felizes.

Independente do item feito com madeira de ipê escolhido para a decoração do seu lar, saiba que com a disposição do material no décor destacam-se alguns aspectos na aparência do ambiente. Com a matéria-prima deixa-se qualquer lugar mais aconchegante, com visual ligado a estilos clássicos, contemporâneos e modernos. Além do rústico, é claro, tendência que pretende dar aos ambientes uma aparência de fazenda!

Outros Usos na Decoração

Além de móveis e alguns produtos específicos falados acima, há ainda a aplicação da madeira de ipê na confecção de paredes únicas e especiais em um cômodo, forros para o teto e escadas. No primeiro caso, a ideia é perfeita para criar um visual diferenciado, criativo e inesperado em algum cômodo do décor, pode ser a sala de estar, por exemplo. Com a segunda sugestão cria-se uma sensação de aconchego e conforto em qualquer lugar, já na última situação, demonstra-se bastante estilo e toque clássico a composição com uma escada com degraus feitos em madeira de ipê.

Como Cuidar da Madeira de Ipê

Uma solução com água e sabão neutro aliada a um pano bem macio sãos itens suficientes para garantir uma boa higienização dos móveis e produtos de decoração feitos com madeira de ipê. Nunca recorrer a abrasivos, qualquer que seja, é outra recomendação importante para conservar o bom estado das peças fabricadas com a matéria-prima.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas