Juta

Juta

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJuta

Usar tecidos na decoração é uma forma bonita e charmosa de enfeitar a casa sem gastar muito ou promover grandes mudanças. E a juta não poderia ficar fora dessa tendência, já que é um dos materiais mais flexíveis existente atualmente, podendo ser usado tanto para fazer almofadas quanto para revestir paredes. Nem sempre foi assim. Originalmente, esse tecido feito de fibras natural, também conhecida como “fibra dourada” era utilizado para fazer sacos e uniforme de soldados. Apenas depois passou a ganhar o interior das casas e decorar ambientes.

E para ter muitas inspirações sobre como decorar usando juta ou outros tecidos, o Westwing preparou uma seleção de ideias de como decorar sua casa com juta, sem gastar muito e deixando o ambiente renovado! Aproveite as sugestões e conquiste um ambiente aconchegante como você sempre sonhou! Revestir vasos, caixas de decoração e portas de armário são algumas das opções. Saiba mais!

Conheça os Tipos de Juta

A flexibilidade da juta vem justamente do fato dela poder ser combinada com outras fibras. As jutas usadas em decoração são mais leves, por exemplo, do que as que fazem sacos. Isso porque possuem também fibras de algodão, linho ou cânhamo que deixa o tecido mais macio e fácil de ser usado.

A quantidade de fibras de outros tecidos é que vai deixar a juta mais ou menos firme, conseguindo ser usada tanto para almofadas, quanto para moldar flores artesanais. A cor original da juta é um belo tom de café com algumas manchas mais escuras que lhe dá o ar rústico que tanto as pessoas gostam. Mas ela também pode ser encontrada em outras cores caso ela receba tratamentos especiais que possibilitem sua tonalização. As cores mais populares e fáceis de achar são vermelho, preto, verde, azul, amarelo, rosa e lilás.

Acessórios com Juta

Não são apenas as pessoas que querem um estilo mais rústico na casa que buscam acessórios de juta. Eles também emprestam sua leveza aos ambientes mais tradicionais:

Podem aparecer revestindo vasos, almofadas, caixas de decoração, mas também assentos de cadeiras, portas de armário, cortinas – são ótimas para oferecer privacidade deixando a luz passar. Atualmente há uma tendência de revestir até sofás e poltronas com juta! A juta aparece muito também em revestimentos de parede. Nesse caso, é usada uma versão mais fina. Ela é instalada com um suporte de papel para garantir que suas linhas fiquem com a aparência reta. Sua textura deixa o ambiente muito mais aconchegante. Já a jutas coloridas são excelentes para os ambientes de quartos de crianças que pedem uma decoração mais lúdica e divertida. Mas elas também podem aparecer em casas onde o estilo é mais descontraído, tanto nas áreas externas quanto as internas.

Juta

Decoração com Juta

Outro lugar onde a juta aparece bastante são as decorações de mesa. Elas fazem as vezes das toalhas ou podem aparecer apenas como um caminho de mesa sobre esta. Como são fáceis de usar, podem revestir rapidamente vasos ou potes, deixando a mesa com um ar mais rústico e romântico, dependendo da combinação feita. O sousplat de juta também é uma alternativa, caso não queija usar uma toalha na mesa inteira. Você também pode usar faixas para dar laços nas cadeiras ou nas cortinas. Quem gosta de artesanato pode aproveitar a juta para enfeitar qualquer ocasião. Com elas é possível moldar flores, rosas e outros objetos. Há quem as use, por exemplo, para fazer porta talheres ou copos, misturando a juta com outros tecidos como renda ou mesmo chita – outro tecido ótimo para improvisar enfeites.

Experimente investir na juta em móveis, acessórios ou enfeites na hora de renovar o visual da sua casa!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas