JR Tapetes

JR Tapetes

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJR Tapetes

Os tapetes arraiolos são fabricados no ponto homônimo que existe há pelo menos oitocentos anos, segundo historiadores. Conhecida também como ponto cruz oblíquo, a técnica de bordado tem origem na cidade de Arroios, em Portugal, e foi trazida para o Brasil por imigrantes lusitanos. Em Minas Gerais, há mais de 30 anos, o oficio chegou a Jhoanes Rodrigues, o talento responsável pelas lindas peças da JR Tapetes.

A tradição familiar e a habilidade natural foram responsáveis pelo aprendizado de Jhoanes Rodrigues, aos 10 anos. O Westwing reconhece e admira o trabalho artesanal, por isso, nos unimos à JR Tapetes para trazer produtos resultados de 32 anos de experiência. Nesta página, você desvenda o motivo do nosso encanto com a empresa. Aqui, você conhece a história da JR Tapetes, além de descobrir mais sobre o que torna seus produtos tão especiais.

Os Tapetes Arraiolos

Segundo historiadores, na catedral de Astorga, na Península Ibérica, existe um bordado com ponto de arraiolos datado do século XII. Ou seja, a tradição está por trás do trabalho, que em outros países pode ser chamado de ponto cruz oblíquo, ponto de cruz curto e comprido ou ponto de trança eslado.

A fabricação da tapeçaria de arraiolos é feita desde o século XVI, por viúvas que se inspiravam em cenas da natureza para criar seus desenhos.

Sabe-se que os antigos povos eslavos praticaram este ponto, como também o fizeram os povos norte-africanos. A técnica também foi muito utilizada pelos mouros em Portugal e Espanha.

Foi pelas mãos dos imigrantes portugueses, Carlos Romeiro e sua mãe D. Ana, que na década de 1970 a cidade Florestal, na região metropolitana de Belo Horizonte, conheceu a arte do bordado dos famosos tapetes arraiolos.

O trabalho ficou tão conhecido que se tornou tradição. A partir desse momento, muitas famílias começaram a se dedicar ao ofício, incluindo Jhoanes Rodrigues, da JR Tapetes.

JR Tapetes

A História da JR Tapetes

Aos 10 anos de idade, Jhoanes Rodrigues aprendeu a bordar com sua mãe D. Palmira. Ao aprimorar a técnica, mais tarde começou a desenvolver seus próprios desenhos, bem como acompanhar todo o processo de produção de tapetes.

Em 1988, após conseguir formar uma equipe de artesãs, Jhoanes começou a vender suas peças. Os padrões portugueses tradicionais e os desenhos de própria autoria são a identidade das obras da JR Tapetes.

O uso de uma escala cromática extremamente rica em combinações, juntamente com a composição dos desenhos extremamente detalhados, dificulta a cópia das peças da JR Tapetes.

Outra característica marcante está no bordado da JR Tapetes. Ele é feito de maneira que a linha se ajusta ao tecido de maneira precisa, com a tensão necessária. Esse trabalho é possível através da experiência e talento da equipe de bordadeiras da JR Tapetes, geralmente artesãs que trabalham entre os intervalos dos serviços domésticos e complementam a renda familiar. Elas fazem o trabalho como distração, por prazer e o mais importante: por amor à atividade.

Assim a JR Tapetes segue seu caminho ponto por ponto, cor por cor, pacientemente até chegar à harmonia surpreendente do resultado final. São 32 anos mantendo o trabalho totalmente artesanal na criação das obras. Respeitar a tradição, dedicar-se, fazer o que gosta com amor e respeito, prezando sempre pela qualidade, são os principais valores que fazem da JR Tapetes uma divulgadora da arte de bordar tapetes com excelência.

Próximas campanhas