Tapetes Turcos

Os tapetes turcos são peças de decoração requintadas e tradicionais, que refletem a riqueza e a elegância da Turquia. A arte de fabricar tapetes na região que hoje corresponde à Turquia é datada a 7.000 A.C. e teve origem devido à necessidade daqueles povos de se protegerem do frio. Posteriormente, as peças feitas à mão passaram a ser utilizadas para registrar as histórias das aldeias e da civilização nômade da Ásia, com estampas que variam conforme as diferentes regiões. São peças de tapeçaria majestosas, com desenhos bem definidos de figuras geométricas, símbolos, animais e jardins que compõe um estilo único.  

Tapetes Turcos | westwing.com.br

Os tapetes turcos originais são produzidos à mão, artesanalmente, num processo longo e minucioso que contribui para que as peças sejam muito valorizadas. Inspire-se com o Westwing e conheça melhor a história, as características dos tapetes e a beleza única dos tapetes turcos.

Compre agora com até 70% off:

tapete turco para sala de estar

Fonte: Pinterest

Tapetes Turcos: Mais Cores na Decoração de Casa

Um clássico na decoração, os tapetes turcos se encaixam na categoria de tapeçaria tradicional, que contempla as tradições turcas, indianas, persas e asiáticas. De acordo com a tradição turca, os tapetes são confeccionados para trazer felicidade ao lar de seu comprador.

As cores vivas e o estilo inconfundível dos tapetes fazem com que ele seja uma peça de destaque na decoração de ambientes. Devido aos tons vibrantes e ao estilo imponente, os tapetes turcos são mais utilizados na decoração da sala.

Na Turquia, é bastante comum o uso de tapetes na decoração de paredes. As peças privilegiam formas geométricas e bem delineadas, compondo um estilo clássico e muito sofisticado. Devido à predominância da lã no processo de fabricação, os tapetes turcos são ideias para compor ambientes agradáveis e aconchegantes no inverno.

Tapete Turco para Sala

Os tapetes turcos ficam lindos na decoração de qualquer ambiente, sobretudo na sala de estar. Ali, eles são ótimos isolantes acústicos, além de deixar todo o ambiente mais confortável para você e sua família.

Como possuem tonalidades fortes e vibrantes, você pode combinar a peça tanto em decorações neutras, quanto em ambientes coloridos. Se os móveis e acessórios possuem cores mais claras, pode ter certeza que o tapete turco moderno será o ponto focal, ou seja, o destaque na decoração.

tapete turco para sala moderna

O vermelho dá destaque aos móveis em tons neutros | Fonte: Pinterest

No segundo caso, o importante é que as cores ornem entre si. Para descobrir se a sala ficará harmônica, use um círculo cromático e analise as cores.

tapete turco para sala boho chic

Observe como as cores do tapete turco combinam com as almofadas no sofá | Fonte: Pinterest

O melhor é que esta peça combina com todos os estilos de decoração!

Tapetes Turcos e a Ilusão de Ótica

Uma curiosidade sobre os tapetes turcos: alguns modelos podem “mudar de cor” dependendo do ângulo e do movimento. Este é um truque famoso nos mercados de tapete da Turquia. A mistura de cores e o efeito da luz sobre os fios provoca uma ilusão de ótica!

tapete turco moderno na sala de estar

Use o tapete na sala de estar e na de jantar, sob a mesa! | Fonte: Pinterest

Sinal de Qualidade

A quantidade de nós na malha é o que define a densidade do tapete. Quanto mais densa é a trama, mais resistente fica o tecido e melhor será a definição dos desenhos. Os tapetes turcos são tradicionalmente fabricados com a técnica de movimentos contínuos e circulares, com dois fios para cada urdidura, o que os torna densos e resistentes.

tapete turco moderno no corredor de casa

Tons terrosos e avermelhados combinam entre si | Fonte: Pinterest

Os modelos tradicionais são fabricados manualmente, no tear. A qualidade do tapete é determinada pela quantidade de fios por centímetro quadrado (cm2) e pela qualidade da atadura. A lã é a principal matéria-prima, mas também são utilizados fios de seda e linho.