Taça para Vinho Tinto

A taça para vinho tinto é uma peça projetada especialmente para o consumo da bebida. Seja doce ou seco, tinto ou branco, encorpado ou leve, se o objetivo é servir o vinho de maneira adequada, é preciso seguir alguns procedimentos específicos. Além de uma temperatura de servir apropriada, cada tipo de vinho requer um estilo específico de taça.

Taça para Vinho Tinto | westwing.com.br

Em dúvida sobre a maneira mais adequada para servir um vinho tinto? Se o seu objetivo é aproveitar ao máximo do sabor de um vinho então é fundamental entender as diferenças entre as taças. Taças para vinho tinto se diferem pelo seu tamanho e aspectos do seu design. O Westwing preparou dicas e informações para você escolher a sua. Confira!

Compre agora com até 70% off:

Características da Taça para Vinho Tinto

De um modo geral, vinho tinto tende a conservar melhor seu sabor e suas propriedades quando servido em taças maiores.

O bojo da taça para vinho tinto é mais volumoso e arredondado em comparação a outros tipos e a borda da taça para vinho tinto é mais larga que o comum. Longe de serem meros detalhes de design, essas características específicas permitem uma melhor apreciação do aroma encorpado a bebida. O objetivo é permitir uma área de superfície maior para assegurar que o vinho entre em contato com o ar.

Materiais para Taça de Vinho de Tinto

Taças de vinho são normalmente feitas de vidro ou de cristal. Você conhece a diferença entre os dois materiais? Para começar, todo cristal é de vidro, mas nem todo vidro é de cristal.
Em geral, o teor de chumbo no vidro é o principal determinante para a classificação de um material como vidro ou de cristal. A intensidade da presença de chumbo suaviza o vidro transformando-o em cristal – um material mais flexível e delicado.

Tipos de Taça para Vinho Tinto

Taça para vinhos tintos encorpados ou do tipo Bordeaux – esse tipo de taça para vinho tinto possui bojo mais alto que modelos similares. Ela é projetada para a degustação de vinhos tintos mais complexos como Cabernets e Merlots. A forma do bojo faz que o vinho deslize mais facilmente para o fundo da boca, o que maximiza a apreciação do seu sabor.

Taça para vinhos tintos do tipo leve ou Borgonha – Esse tipo de taça possui bojo de altura um pouco menor que as do tipo bordeaux. No entanto, sua estrutura mais larga direciona o vinho para a ponta da língua, o que maximiza a apreciação de sabores delicados.