Puxadores

O segredo do bom funcionamento de uma casa está nos pequenos detalhes. Os puxadores para móveis são um dos maiores exemplos disso. É difícil pensar em algum móvel da casa, como armário, cômoda e gabinete, que não tenha ao menos um. Eles fazem parte da estética do lar!

Puxadores | westwing.com.br

Além de serem funcionais, possibilitando o manuseio de forma mais prática, eles também se destacam como parte decorativa da composição. Inspire-se com as dicas do Westwing sobre puxadores e transforme os móveis de casa com facilidade.

Compre agora com até 70% off:

Como escolher puxadores para móveis?

Sabe aquele móvel antigo que já não combina mais com a decoração do ambiente, mas ainda está em perfeito estado? Você não precisa trocá-lo por inteiro para harmonizá-lo no ambiente outra vez, basta trocar os puxadores decorativos!

Com eles, você renova a peça de maneira simples. Além de serem fáceis de trocar, existem variações que podem repaginar a decoração do espaço com praticidade.

De porcelana, aço, plástico, madeira, cerâmica… O que não falta são diferentes tipos de puxadores que darão um toque extra de personalidade aos armários, cômodas, portas e gavetas.

Puxador de armário em modelos diferentes, coloridos, estampados e transparentes, dentro de um pote | Westwing.com.br

Antes de escolher o seu, porém, alguns fatores precisam ser levados em conta, como o tamanho e o peso do móvel que irá recebê-los. É preciso estar atento a estes detalhes, desta forma, você garante funcionalidade na hora de abrir e fechar qualquer peça.

Portanto, na hora de escolher seu puxador decorativo, atente-se a três detalhes:

  • Estilo da decoração: Já sabe em qual cômodo o móvel ficará? É muito importante que o puxador orne com o restante da decoração.
  • Tamanho: O tamanho do puxador deve ser proporcional ao tamanho do móvel. Nos móveis pequenos, como mesa de cabeceira e cômodas, peças redondas funcionam melhor. No entanto, se você comprar puxadores de gaveta, os modelos em formato de alça são mais indicados.
  • Material: Faz toda a diferença no desempenho do puxador. Pensando nisso, vale a pena investir em materiais resistentes, fáceis de limpar, como porcelana ou cerâmica.

Tipos de puxadores

Os puxadores para móveis são fáceis de trocar e, por isso, são alternativas práticas que dão um toque original nos armários, cômodas e mesas.

Existem modelagens clássicas, modernas, femininas, indianas e descontraídas, em modelos metálicos, pretos, coloridos ou transparentes. Todos trazem expressividade e personalidade aos ambientes. 

Entre tantos modelos diferentes, a escolha dos puxadores varia de acordo com cada ambiente de casa e sua usabilidade. Você pode utilizar diferentes tipos, na mobília de diferentes cômodos. 

Outra dica é criar projetos de móveis planejados. Assim, você tem a liberdade de escolher os melhores puxadores, tornando seu lar único e especial.

Conheça as variações deste acessório para não errar na hora da compra:

Puxadores de metal

Os puxadores de metal são ideias para cômodas, guarda-roupas e baús, por exemplo, porque são fortes o suficiente para abrir móveis maiores e mais pesados.

Mais resistente do que outros modelos, eles possuem diversos formatos, dos clássicos aos mais modernos. Basta escolher aquele que melhor combina com a decoração do espaço.

A cozinha deve ter acessórios que tornem o preparo de refeições mais prático e funcional. Se você deseja trazer modernidade à decoração do cômodo planejado, é ideal utilizar puxadores de metal lisos e sem frisos, com alças longas. Eles facilitam o abre e fecha contínuo dos armários, sem estragá-los.

Puxadores de cerâmica

Diferente do modelo anterior, o puxador de cerâmica é mais frágil e costuma ser decorativo. Nada melhor do que deixar os armários do quarto, da sala ou até mesmo da cozinha mais charmosos, não é mesmo?

Desenhados com florais, listras, espirais, e nos mais diferentes formatos, eles devem ser usados em gavetas, armários e cômodas.

Além disso, outra opção é utilizar os puxadores de cerâmica como gancho de parede, para segurar bolsas, casacos e colares. Pode ter certeza de que estas peças deixarão qualquer ambiente ainda mais bonito.

Na sala de estar, utilize este modelo em móveis planejados, para torná-los exclusivos na decoração. Aposte em puxadores coloridos e traga mais criatividade ao ambiente!

Puxadores de madeira

Já os puxadores de madeira são mais comuns em gavetas e portas de armários feitas do mesmo material. O ideal é que ambos tenham o mesmo tom, de modo a deixar o espaço harmonizado. Uma gaveta de carvalho vermelho, por exemplo, exige um puxador com a mesma tonalidade.

Peças feitas com este material costumam ser mais rústicas, portanto combinam com decorações clássicas. Também é possível pintar as peças com tinta acrílica para que harmonizem no ambiente.

No caso de cozinhas planejadas, incorpore os puxadores nas gavetas e prateleiras, tornando o espaço ainda mais rudimentar e estiloso.

Puxadores de porcelana

Os puxadores de porcelana são acessórios que esbanjam sofisticação e delicadeza na decoração dos móveis. Como eram muito usados antigamente, dependendo do modelo escolhido, a casa pode ganhar um ar retrô.

Charmosos e refinados, eles são ideais para gavetas ou cômodas. Na decoração do quarto, invista em puxadores indianos de porcelana que dão destaque à mobília.

Puxadores infantis

Para o quarto das crianças prefira os puxadores infantis, um mimo em forma de decoração.

Este modelo em específico possui grande variação de formatos, já que muitos imitam objetos ou personagens infantis; como bolas, bonecas e bichinhos.

Modelos em plástico, resina ou até mesmo cerâmica são os mais indicados para completar, de forma divertida e graciosa, os móveis dos pequenos.

Como conservar os puxadores decorativos?

Os puxadores de móveis são acessórios que, com o tempo, costumam se desgastar. Como estão sempre em contato direto com as mãos – e estas nem sempre estão limpas ou livres de resíduos –, eles podem degradar. 

Isso também ocorre devido a vida útil do material usado em sua fabricação. 

Caso aconteça, é importante não postergar a troca dos puxadores para armário, gavetas, ou qualquer outro, pois, caso contrário, eles transmitirão a sensação de desleixo e descuido do dono das peças, além de envelhecerem o ambiente.

De qualquer forma, para evitar o desgaste, é preciso atenção. Até mesmo os melhores puxadores correm risco de estragar devido ao uso contínuo. Portanto, é preciso manter a higienização frequente.

Puxadores pendurados na parede, como ganchos para acessórios. Sete puxadores em cores diferentes, dourado e branco, preto e branco e transparente | Westwing.com.br

A limpeza das peças não deve ser feita com nenhum produto de limpeza. Para higienizá-los, um pano úmido com água é o suficiente. O uso de qualquer outro tipo de produto pode manchar ou até corroê-los, dependendo do nível de acidez do limpador utilizado.

Use um pano limpo e macio para evitar que riscos desnecessários apareçam nos acessórios. Após passar o pano umedecido, seque o puxador decorativo, para não enferrujar.

Desta forma, você prolonga a vida útil da sua peça.

A melhor loja de decoração online

Você ainda não conhece o Westwing? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil! Aqui você encontra campanhas das melhores marcas de décor e moda, com descontos de até 70%. Dá pra acreditar?

O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar. Não fique de fora!

Renove a decoração de casa com o Westwing!

Gostou das dicas? Veja também: Puxadores para móveis e 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante.

Leia Também: