Pires

O café ou chá da tarde é um costume para muita gente. Pode ser uma oportunidade para receber amigos e familiares para um bate-papo alegre e descontraído. Para isto, é preciso uma boa mesa - atraente e convidativa -, e claro, além dos quitutes, não pode faltar um belo conjunto de xícaras, pires e demais utensílios para servir aos convidados. Os pires são complementos indispensáveis das xícaras e não podem faltar em uma mesa elegantemente decorada.

Pires | westwing.com.br

O pires é um utensílio de cozinha na forma de um prato pequeno, que serve da base para as xícaras. Sua utilidade é ser o descanso da xícara, aparar o conteúdo delas para evitar sujeiras à mesa, e também serve como recipientes para biscoitos, torradas ou outra sobremesa pequena. O Westwing, site especialista em decoração, traz algumas dicas de como utilizar este utensílio na decoração do seu café ou chá da tarde de forma harmoniosa.

Compre agora com até 70% off:

Um pouco de história do uso do pires para o café ou chá

O costume de usar os utensílios como xícaras e pires se intensificou e se popularizou a partir de 1830, através do famoso chá das cinco, criado pelos britânicos. O costume de tomar chá com biscoitos surgiu pela iniciativa da sétima Duquesa de Bedford, Anna.

Esta prática se popularizou durante o verão, onde a Duquesa passou a enviar convites às amigas para juntar-se à ela para o chá. A ideia foi Piresestendida por toda a região e a prática foi adotada por outras nobres. Esta era uma oportunidade para exibir as peças elegantes compostas de conjuntos de xícaras e pires de porcelana, criar um cardápio e uma etiqueta de serviço. Os itens servidos eram compostos por torradas com manteiga, geléia, mel, bolos e uma variedade de biscoitos e pãezinhos. Com o passar do tempo, outros países criaram variações do chá da tarde, e passaram a servir café, chocolate quente, entre outros itens para o lanche da tarde.

Esta prática tradicional fez com que pessoas buscassem formas de tornar este momento mais atraente, através de mesas cuidadosamente decoradas para esta ocasião.

A utilização do pires na decoração de mesas de café

Independente do que você for servir, uma mesa para o lanche da tarde deve ser delicada, elegante, com itens servidos em conjuntos completos de xícaras e pires. Uma xícara sem o pires fica deselegante e dá um ar de desleixo. Veja como você pode causar uma boa impressão através de uma bela decoração na mesa do café da manhã ou lanche da tarde.

Xícaras e Pires: A porcelana é o carro-chefe na fabricação de xícaras e pires duráveis e elegantes. Além dela, a cerâmica pode manter o café ou chá bem aquecidos
Cores em tons pastel: Para as cores na decoração de sua mesa de chá ou café, utilize as mais delicadas, em tons pastel ou branco.
Detalhes nas xícaras e pires: Detalhes florais e dourado nas xícaras e nos pires são bem-vindos. Podem ser pintados à mão, em filetes, e dão um tom elegante, provençal e charmoso.
Utilize flores e frutas: As flores podem ser colocadas de forma discreta na mesa, para cada convidado. As frutas feitas em arranjo podem ser usadas em mesas durante a primavera, dão um ar de frescor ao ambiente.
O segredo de uma boa decoração de mesas de lanche está nos detalhes e no material escolhido. Sempre opte pela qualidade aliada à elegância e bom gosto.

Leia Também:

  • Baixe o aplicativo Westwing | westwing.com.br
  • Siga o Instagram @westwingbr | westwing.com.br
  • Curta a página WestwingBR no Facebook | westwing.com.br