Pé Palito

Os móveis com pé palito são um clássico e com certeza trazem boas memórias, lembranças de décadas passadas. As origens do pé palito surgiram após a segunda guerra mundial, nos anos 1940. As formas orgânicas da época seriam uma visão de certa forma escapista do pós-guerra. A ordem da época era produzir e consumir, mesmo que fosse algo totalmente supérfluo. Os Estados Unidos rompem com a funcionalidade europeia, uma visão que se junta à capitalista.

Pé Palito | westwing.com.br

Os móveis com pé palito estiveram em alta entre as décadas de 1950 e 1970. No início dos anos 1960 o pé palito surgiu no Brasil, ganhando novas influências com a participação de alguns designers renomados como Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues e Zanine Caldas. Ainda hoje temos inspirações deles em móveis de madeira, palha e couro.  Com o Westwing você aproveita as melhores dicas e inspirações para usar móveis com pé palito na decoração.

Compre agora com até 70% off:

O que é o Pé Palito

O pé palito é um grande ícone dos anos 1950. Esses tipos de pés são alongados e finos, em formato de cone, geralmente inclinados para fora e transmitem uma certa leveza para o móvel, além de serem arrojados e delicados.

Mesa de centro em madeira com pés palito sob um tapete shaggy em tom neutro

Fonte: Shutterstock

A posição do pé palito transfere a carga do móvel ou da cadeira para o piso. Com isso é possível reduzir a quantidade de material usado para construir este tipo de apoio, pois pés retos normalmente precisam de mais massa para resistir aos impactos e pesos.

Pé Palito na Decoração

Como surgiu há mais de 60 anos, é forte a ideia de que móveis com pé palito sejam ligados o tipo de peça antiga, que compõe uma decoração vintage. Isto até tem um pouco de verdade, porque com móveis com pé palito é possível compor algumas decorações no estilo retrô muito interessantes, mas também é possível ter peças bem contemporâneas, dependendo do estilo que você deseja seguir.

Sala de jantar integrada a sala de estar com mesa e poltronas rosa com pés palito

Fonte: Pexels

O que vale a pena lembrar é que o pé palito surgiu há muitas décadas junto com o impulso do consumismo, mas continua sendo totalmente atual e versátil, já que é possível ter móveis com pé palito em diferentes ambientes da casa como a sala, quarto, cozinha ou ambientes externos.

Móveis com Pé Palito

É muito fácil encontrar móveis com pé palito, já que eles estão em alta nos últimos tempos e compor uma decoração com eles também é bem simples, não precisa muito esforço, apenas o seu bom gosto na hora de decorar.

Sala de estar, mesas de centro e apoio em madeira com pés palito e sofá de couro ao fundo

Fonte: Westwing Alemanha

Na sala há algumas opções de móveis com pé palito que você pode usar de olhos fechados! São racks, poltronas, estantes, mesinhas de centro, pufes, cadeiras e buffets. Cada uma com a sua beleza e estilo, é só seguir a mesma linha do restante da decoração da sua casa para conseguir uma combinação apaixonante.

Para o quarto belas cômodas e sapateiras deixam o seu quarto mais aconchegante e com um ar ao mesmo temo vintage e moderno.

Imagine mesas e cadeiras com pé palito na sua sala de jantar. É muito amor na decoração. Sem dúvidas as refeições em móveis com pé palito serão mais agradáveis a olhos vistos, afinal, quem não gosta de um belo móvel para fazer parte do seu dia a dia?

Poltrona Pé Palito

Ícone dos anos 50, a poltrona pé palito continua em alta. Versátil, ela pode ser utilizada em diversas decorações e ambientes – internos ou externos. A poltrona pé palito é aposta para diversos decoradores de ambientes, pois consegue renovar o espaço com um toque charmoso e muito atual, basta escolher o tipo certo.

Quarto em tons sobrios com cama ao lado e móvel branco com pés palito ao fundo

Fonte: Westwing Alemanha

Os ambientes internos são os que mais recebem a poltrona pé palito, pois ela possui uma forte característica de poltrona decorativa, devido a sua facilidade de receber revestimentos dos mais diversos. É o caso da poltrona patchwork, que ganha um tratamento artesanal todo especial, resultando em um trabalho primoroso e exclusivo. Este tipo de poltrona pé palito é ideal para ser utilizado como poltrona para sala: as cores chamam a atenção e destacam o ambiente.

Além da sala a poltrona pé palito também pode ser utilizada no quarto, closet ou home office. A dica é optar pela poltrona com uma cor que realce o espaço, sem conflitar com os demais móveis, objetos e cores. Vale também investir em outros móveis também com pé palito para acompanhar a tendência e criar um padrão estético, com um apelo retrô para finalizar a beleza do ambiente.

Os móveis com pé palito cinquentinha vieram pra ficar! Aproveite as peças para compor uma decoração charmosa, seja ela vintage ou moderna, mas com muito estilo e beleza.

Sofá Pé Palito

Minimalista e irreverente, o sofá pé palito é capaz de estampar o décor de casa de duas formas. Na primeira, ele atua como uma peça antiga e de fato originária de épocas remotas ou casa da avó, conferindo um clima de nostalgia. Já na segunda, o sofá pé palito pode apresentar traços modernizados e uma roupagem mais contemporânea, fruto de uma fabricação atual, mas com base em atributos passados.

Com estrutura geralmente produzida de madeira maciça ou MDF, o sofá pé palito tem couro, algodão, suede, poliéster, viscose, chenille ou veludo como principais tecidos no estofamento. Outra de suas características mais marcantes é o encosto reto e o assento sem braços, apesar de algumas versões contarem com apoios laterais.

As cores e estampas do sofá pé palito também são destaque. Quando segue a tendência dos anos 60 e 70, o móvel apresenta tons fortes de vermelho, amarelo e laranja ou padronagens florais, de poás, xadrez ou pied-de-poule. Já os modelos de sofá pé palito atuais podem ser encontrados em cores mais sóbrias como preto, cinza e marrom ou com acabamento em patchwork ou estampa de jornal.

O Sofá Pé Palito na Decoração

Em geral macio e confortável, este tipo de móvel é ideal como sofá para sala, seja ela de estar, TV, jogos, leitura ou até de espera, em espaços comerciais. No entanto, ambientes como quartos, closets, escritórios e home offices também podem ganhar um ar descontraído e original quando decorados com um sofá pé palito.

Retrô e vintage. Sem dúvida estes são os estilos que logo nos vêm à cabeça na hora de usar o sofá pé palito no décor. Isso acontece, porque assim que colocado no espaço ele já nos remete ao passado. Para uma decoração nestes padrões, a dica é dispor de um modelo de braços baixos e encosto com capitonê, que pode ser, inclusive, do tipo sofá feijão pé palito.

Mas se o desejo é misturar toques modernos a um design antiguinho, aposte em um sofá pé palito de suede cinza e braços altos. Assim, o décor não só ganhará charme e ousadia, como roubará a cena!