Mini Estufa para Plantas: Como Montar e 10 Sugestões de Espécies para Cultivo

As plantas ajudam a deixar a nossa vida mais alegre, mais cheia de vida e nos coloca em contato direto com a natureza. Ter plantas em casa faz muito bem, tanto para compor uma bela decoração no ambiente, como para o bem-estar. Quem possui um jardim em casa, gosta de cuidar deste espaço especial com todo o carinho para manter suas plantinhas bonitas e saudáveis. Para isso, que tal investir em uma mini estufa para plantas?

Mini Estufa para Plantas: Como Montar e 10 Sugestões de Espécies para Cultivo | westwing.com.br

A estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor que vem do sol e mantê-lo condicionado em seu interior. A estufa de plantas, além de proteger a planta contra possíveis ameaças externas, mantém a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar. É uma excelente opção para conservação das plantas. Quer saber como fazer a uma mini estufa para plantas? Acompanhe com o Westwing e saiba mais!

Compre agora com até 70% off:

Como Funciona uma Estufa?

A mini estufa para plantas, assim como a estufa comum, é construída por materiais transparentes que permitem a passagem de praticamente toda a radiação solar. 

 Mini Estufa de metal e vidro

Em geral, as mini estufas para plantas abrigam lindas suculentas. Fonte: Pinterest

Esta radiação aquece o solo da estufa e, como todo corpo aquecido emite radiação infravermelha, a radiação infravermelha aquece o ar das camadas inferiores da estufa, formando correntes de convecção (massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem) que vão levar o ar quente para as camadas superiores da mini estufa para plantas – sendo que este ar é impedido de se propagar para o ambiente externo.

A radiação infravermelha também é impedida de se propagar para o ambiente externo pelas paredes da mini estufa para plantas.

 Mini Estufa feita em madeira, com vasos de plantas no interior,Acessório de Decoração

As estufas, não só garantem o ambiente perfeito para plantas, como decoram a casa com beleza e naturalidade. Fonte: Pinterest

A principal função da mini estufa é manter a qualidade de vida das plantas e conservá-las por muito mais tempo, já que elas ficam protegidas contra possíveis pragas.

Como Fazer uma Mini Estufa para Plantas

materiais para cultivar cactos na mini estufa pra plantas

Vamos te ensinar como montar a mini estufa para plantas. Fonte: Pexels

Você pode usar uma garrafa de plástico de 1 litro para fazer uma mini estufa para plantas. Ela é ideal para usar em uma planta pequena como orquídea, uma samambaia pequena ou um cacto. Você pode usar garrafas de tamanhos diferentes para fazer a sua mini estufa para plantas:

Como essa é a opção mais prática e econômica, confira como fazer uma mini estufa de garrafa pet!

Materiais:

  • Garrafa pet de 1 litro (ou mais)
  • Estilete
  • Cola quente

Passo a Passo

1- Corte cuidadosamente a parte de cima, mais estreita da garrafa, pouco acima da metade.
2- Use cola quente para colar a abertura da garrafa dentro da parte inferior da garrafa. Isso fará uma base em forma de vaso para sua mini estufa para plantas.
3- Nivele as pontas para que fique reta em uma mesa.
4- Depois, faça a parte de cima da mini estufa para plantas cortando a parte mais larga da garrafa; um centímetro abaixo da curva que vai para o gargalo. A parte de cima se tornará uma tampa para a outra, que você transformou numa base para a sua mini estufa para plantas.

Essa técnica pode ser usada com garrafas maiores da mesma forma. No entanto, a garrafa precisa ser transparente e em forma de cilindro. Dependendo da garrafa, ela pode acomodar até três plantas do mesmo tipo que seria usada com as garrafas menores.

Você também pode usar esta garrafa para criar uma base com drenagem, furando o fundo e fazendo cortes verticais na parte inferior da tampa. Não encha a parte inferior de terra, deixe um espaço de cerca de 2,5cm. Isso impedirá que caia terra quando a estufa for aberta.

Estufa para Plantas em Casa: Benefícios

Ter uma mini estufa para plantas é um ótimo feito, sobretudo para aqueles que adoram plantinhas, mas têm medo ou não sabe como cuidar.

Mini estufa feita com garrafa de vidro e vaso e outra feita com um suporte de madeira e vidro.

As mini estufas para plantas são muito fofas e versáteis, já que abrigam diferentes espécies. Fonte: Pinterest

Quem tem plantas em casa sabe que elas são muito sensíveis ao calor ou frio em excesso, por isso, em determinadas épocas do ano exigem mais cuidados e podem até morrer, quando não são bem cuidadas. 

E é aí que a mini estufa entra em cena: ela mantém o ecossistema controlado e o clima sempre equilibrado. Assim, as plantas crescem bem durante todo o ano, independentemente da estação.

mini estufa para plantas com suculentas

A mini estufa de madeira é rústica. Ela fica linda com suculentas. Fonte: Freepik

O importante é que, após fazer a mini estufa para plantas, você mantenha o item em um local com sol e sombra. Então, devido ao tamanho reduzido, plante temperos, plantas ornamentais e outras flores.

A maior vantagem para quem cultiva alimentos é que com a estufa é possível colhê-los em qualquer época do ano!

Mini Estufa para Plantas: 10 Espécies para Cultivar

Agora que você sabe como fazer estufa em casa e os benefícios da estrutura, está na hora de escolher as espécies que deseja cultivar.

mini estufa para plantas com vegetais crescendo

Na estufa de plantas pequenas, prefira plantar temperos a vegetais maiores. Modelos maiores comportam legumes e verduras.Fonte: Freepik

O Westwing separou 10 lindas opções para você ter em casa:

  • Coentro
  • Manjericão
  • Salsa
  • Mostarda
  • Mini rosas
  • Orquídeas
  • Cactos
  • Estrelinha gorda
  • Zebra
  • Lavanda

Ter uma mini estufa para plantas deixa a decoração de casa mais bonita. Escolha suas espécies favoritas e mantenha a estrutura ao lado de vasos, cachepots e até mesmo floreiras. Uma sugestão é posicioná-la numa estante, próxima a acessórios decorativos. Dessa forma, ela ganha destaque em casa.

Gostou das dicas? Continue no Westwing e veja outras recomendações de plantas para sala e espécies ornamentais para colorir todo o lar.