Decoração com Origami

Você sabe fazer decoração com origami? A origem exata da técnica e arte secular de dobrar papel para a criação de objetos é desconhecida. No entanto, sabe-se que foi no Japão que a arte do origami chegou ao seu expoente máximo, popularizando-se em seguida por todo o mundo. Ainda hoje é difícil não se encantar pela beleza, engenhosidade e delicadeza destes pequenos artefatos considerados um dos símbolos da cultura oriental.

Decoração com Origami | westwing.com.br

A decoração com origami permite a criação de ambientes singelos e inspiradores. Muitas vezes, uma peça única de origami é todo o suficiente para impactar e dar caráter e estilo à ambientação. A popularização da técnica vem resultando em intervenções com origamis cada vez mais criativas e inovadoras. O Westwing traz inspiração para você fazer decoração com origami de maneira simples. Conheça ideias e sugestões de decoração com origami para valorizar o seu espaço!

Compre agora com até 70% off:

Decoração com Origami: Origem e História da Arte de Dobrar o Papel

A prática de trabalhar e dobrar o papel sem cola ou tesoura para a criação de objetos de arte e decoração tornou-se comum no Japão a partir do início do século XVII. A técnica recreacional e cerimonial também passou a ser considerada uma forma de arte a partir desse período. A popularização do papel, até então considerado um artigo de luxo reservado a uso a ocasiões especiais, viabilizou popularização do uso e da decoração com origami tanto no oriente quanto no ocidente.

Decoração com Origami

Popularização da Decoração com Origami no Ocidente

Na decoração com origami tradicional, o conhecimento é passado de maneira oral e anônima de uma geração para outra. O artista japonês Akira Yoshizawa, considerado um dos principais mentores dos origamis modernos, teve um papel determinante na popularização da técnica em todo o mundo. Seu trabalho foi compilado e posteriormente publicado e divulgado em escala mundial e ajudou a padronizar a arte a partir dos anos 1950. Dessa maneira, a decoração com origami foi se popularizando por todo o mundo.

Ideias para Decoração com Origami

Não há limites para a criatividade e liberdade de invenção na decoração com origami. A decoração com origami pode ser feita em móveis, utensílios, acessórios e até enfeites de casamento, prática cada vez mais comum. Quem busca inspiração para a decoração com origami tem a possibilidade de utilizar tanto os origamis em si quanto explorar os acessórios feitos de outros materiais, porém baseados ou inspirados nesta técnica. A decoração com origami pode ser incorporada a todos os estilos de decoração. Além de ser clássica no estilo oriental, a decoração com origami também podem ajudar a valorizar ambientes no estilo moderno, eclético, boho e até romântico e glamour.

A decoração com origami também pode ser aplicada à iluminação. Fazer uma decoração com origami nos acessórios de iluminação é uma excelente maneira de incorporar a técnica à composição de um espaço. Luminárias, abajures e até lâmpadas estão entre as opções que você pode personalizar para criar uma decoração com origami.

Origamis também podem dar origem a acessórios decorativos para enfeitar superfícies como mesas de canto, prateleiras e armário. Os ambientes baseados em estilo oriental podem ficar ainda mais valorizados com a decoração com origami, fazendo dobraduras expostas como elementos de arte.

Outra opção é explorar uma decoração com origami através de móveis e acessórios baseados na técnica. Mesas, armários, prateleira, cadeiras e pufes inspirados em origamis, bem como utensílios de casa como louças, vasos, porta-retratos e afins estão entre as opções.

Como Fazer Origami de Coração

Você pode preparar um cenário romântico também fazendo uma decoração com origami de coração! Confira este passo a passo e faça uma decoração com origami perfeita para ocasiões especiais:

Você vai precisar de:

  • Papel de 21 cm por 28 cm vermelho ou da cor que preferir

Passo a passo:

  1. Dobre o canto superior direito para o canto inferior esquerdo fazendo com que as margens fiquem alinhadas. Não será possível dobrar o papel até embaixo. Faça a dobra de modo que a margem superior do papel encontre a lateral esquerda. Em seguida, desdobre o que você fez, apenas para criar um vinco;

  2. Faça o mesmo com o canto superior esquerdo. Você terá feito um “X” em dobras;

  3. Dobre a metade superior do “X” para trás e desdobre novamente. Depois, empurre para trás o ponto central do “X”. Agora, os dois lados do papel devem estar dobrados em sua direção;

  4. Pegue as duas extremidades da dobra horizontal e junte-as sob a metade superior do “X”. As dobras agora são as novas margens;

  5. Dobre para cima a margem inferior do papel, de modo que fique alinhada com a margem inferior do “X” dobrado. Você verá um triângulo em cima de um retângulo;

  6. Dobre para cima as duas pontas inferiores do triângulo de modo que elas encostem na ponta superior do mesmo. Faça primeiro o lado direito e, depois, o esquerdo. Deixe o retângulo de lado por enquanto e dobre somente o triângulo;

  7. Dobre para dentro e em direção ao centro o lado direito do retângulo. Faça o mesmo com o lado esquerdo;

  8. Vire o seu origami. Você deverá ver uma aba grande na parte de cima, em sua direção. Dobre essa aba para baixo e aperte para fazer um vinco;

  9. Dobre os dois cantos inferiores para cima e esconda-os dentro da aba que você acabou de dobrar;

  10. Dobre os dois cantos superiores para baixo, formando um ângulo. Esconda-os dentro da aba também. Desvire a peça. Você deverá ver um coração pronto para a sua decoração com origami!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar os ambientes da sua casa criando uma decoração com origami! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração com origami com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de como fazer um origami decorativo, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração com origami que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de maneira original com origamis! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com milhares de produtos inovadores e exclusivos. Aproveite!