Círculo Cromático: Afinal, o que é círculo cromático?

O círculo cromático é um facilitador na hora de realizar combinações de cores. Ele reúne as doze tonalidades que são percebidas pelo olho humano e é ferramenta essencial na vida de arquitetos, designers e artistas.

Círculo Cromático: Afinal, o que é círculo cromático? | westwing.com.br

A forma como o círculo é construído evidencia como a combinação de cores pode ser feita. Já que com ele você consegue analisar a composição de cores, luminosidade, saturação e muito mais.

Compre agora com até 70% off:

Hoje existem inúmeros círculos cromáticos, sendo que provavelmente o mais conhecido é o que foi criado pelo Isaac Newton. De modo geral, se você desejar aprender como fazer combinações de cores de uma forma simples e fácil, é importante aprender a usar o círculo cromático no dia a dia. 

Pensando nisso, o Westwing separou algumas dicas que podem te ajudar e te inspirar. Sem contar que separamos exemplos reais de quando essas cores são utilizadas em projetos de design de interiores.

Como Usar Círculo Cromático?

Você deve usar o círculo cromático para encontrar a perfeita combinação de cores para o seu projeto. Seja ele a decoração de interiores ou a criação de uma peça de design gráfico, é a partir do círculo cromático que você consegue deixar tudo em harmonia.

Sendo um criativo, você sabe a importância de todos os elementos estarem em harmonia. Então, sem dúvidas, o círculo cromático deve passar a ser uma ferramenta indispensável de trabalho.

Para facilitar ainda mais o processo de identificar as combinações, existem algumas formas de criá-las: cores complementares, cores análogas, tríade, retângulo e quadrado. Também conhecidas como Leis da Harmonização.

Cores Complementares no Círculo Cromático

cores complementares na decoração da sala de estar, quadros decorativos

Ambiente interior com cores complementares. Fonte: Pinterest

As cores complementares são tonalidades que estão de lados opostos no círculo cromático. Ou seja, de fato são tons que se complementam e criam bastante contraste quando usados em conjunto.

Círculo Cromático Cores Análogas

cores analogas na decoração da sala de estar sofás

As core análogas na decoração de um sofá ficam muito bem. Fonte: Pinterest

As cores análogas são as tonalidades que estão lado a lado no círculo cromático. Esse tipo de combinação tende a criar projetos mais calmos e que transmitem serenidade. A dica é não usar tantas cores e se limitar a no máximo três.

Círculo Cromático Tríade

cores triade na decoração da sala de estar parede e prateleiras

A tríade fica muito bem para dar os toques extras. Fonte: Pinterest

Esse tipo de combinação une uma cor primária e duas complementares, dessa forma o projeto não fica tão vivo.

Círculo Cromático Virtual

círculo cromático online

Exemplo de combinações de cores. Fonte: Pinterest

Hoje é possível encontrar inúmeros círculos cromáticos online, o que dá mais flexibilidade para quem trabalha com a criação de projetos. Isso porque você pode escolher o que mais combina com você e seu trabalho. 

Obviamente, aqueles que contam com mais tonalidades te ajudam a instigar a criatividade e a fazer criações mais elaboradas. 

O que são cores primárias?

cores primárias na decoração de quarto de casal

As cores primárias na decoração deixam tudo mais lindo e elegante. Fonte: Pinterest

As cores primárias são tonalidades puras, isto é, não precisam misturar tonalidades para existir. As cores primárias são: amarelo, azul e vermelho. Inclusive, muitos artistas gostam de limitar o seu trabalho ao uso somente das cores primárias.

Esta paletas de cores, sem dúvidas, fica muito bem na decoração de casas.

O que são cores secundárias e terciárias?

 cores secundárias em decoração de quarto de casa

Que tal apostar em uma cabeceira verde? Fonte: Pinterest

Já as cores secundárias e terciárias não são puras e existem a partir da mistura de tonalidades. As secundárias surgem a partir da mistura de duas cores primárias, que são o verde, roxo e laranja. Já as terciárias surgem da mistura de cores primárias e secundárias,  como o vermelho arroxeado.

Paleta de Cores: A Escolha Certa

paleta de cores, sala verde com puff, parede e manta na cor, e demais elementos em tons de marrom

Use a criatividade na hora de escolher as corsa do seu lar. Fonte: Unsplash

Quando se está criando um projeto existe o desejo de escolher a melhor paleta de cores possível, não é? Porque são as tonalidades presentes nos cômodos que irão fazer com que as pessoas sintam emoções no ambiente. Então, sem dúvidas, essa é uma escolha que precisa ser feita com cuidado e atenção.

Pensando em decoração de interiores não basta escolher as cores do círculo cromático aleatoriamente. É importante entender qual o tipo de cômodo que está decorando e qual tipo de identidade deseja criar.

Lembrando que é importante apostar em cores vivas com precaução, principalmente se estiver decorando uma casa. As tonalidades mais fortes tendem a criar ambientes enérgicos e nem sempre esse é o sentimento ideal para se ter em casa.

Ideias de Decoração: Paleta de Cores

Cores analaogas Quarto de Casal Pequeno Branco com Jogo de Cama Azul e Branco. Mesa de Cabeceira na Lateral e Vaso de planta

Crie um ambiente com cores análogas. Fonte: Pinterest

Pensando em te ajudar a criar uma ótima paleta de cores com itens de decoração, o Westwing separou exemplos de projetos assinados pela marca.

Aqui, você consegue analisar as escolhas feitas para decorar a área externa da Giovanna Antonelli. Perceba como as cores conversam entre si e deixam tudo muito lindo!

E aqui você aprende a fazer uma parede xadrez com a paleta Culture: