Casamento na Praia

Muitos noivos desejam realizar uma cerimônia diferente e que surpreenda a todos os seus convidados. Por isso, a Westwing trouxe todas as dicas para que você planeje um casamento na praia. 

Casamento na Praia | westwing.com.br

Deixe que a energia do sol, do mar e da areia proporcione uma cerimônia leve e iluminada, que transmita bons fluidos aos recém-casados e toda a sua família. Nada melhor do que iniciar um matrimônio assim, não é mesmo? Confira logo abaixo as nossas dicas sobre o casamento na praia.

Compre agora com até 70% off:

Tudo Sobre Casamento na Praia

Em um casamento é muito importante se preocupar com a decoração do espaço. Mas, e se o ambiente já é lindo naturalmente? O casamento na praia funciona nesse estilo, onde a natureza já trabalhou para decorar um lugar paradisíaco com um céu azul, um mar translúcido e areias brancas.

O casamento na praia é o sonho de cada vez mais noivos, seja pelo ambiente romântico, a beleza natural ou pela informalidade que o espaço permite. Celebrar um matrimônio com o pé na areia pode trazer boas energias nesse novo momento da vida do casal.

arranjo de rosas em altar na praia com tenda de tecido branco

Festas de casamento feitas em ambientes diferentes da cidade dos noivos é uma grande tendência chamada de Destination Wedding. Muitos casais optam por casar em lindas praias do litoral brasileiro, enquanto outros decidem fazer a cerimônia em locais paradisíacos como Caribe, Havaí e a costa da Grécia.

A Westwing conta tudo sobre o casamento na praia e o Destination Wedding. Para isso, contamos com a ajuda de duas grandes organizadoras de matrimônios: Gabriela Carvalho Dias, da Lela Eventos e da Bebeta Schiavini, da Bebeta Wedding Planner.

O Que é Destination Wedding?

Destination Wedding que em tradução seria “casamento no destino” é como chamamos as celebrações onde os noivos resolvem se casar fora de sua cidade ou país.

Para além disso, as organizadoras de matrimônio afirmam que a “moda” do Destination Wedding veio para ficar e pode se expandir cada vez mais nos próximos anos. 

“Os casamentos têm seguido muito a tendência do “menos é mais”. Casamentos com decoração aconchegante como se estivesse recebendo em casa. Casamentos na praia em que o visual é tudo e, inclusive, Destination Weddings, casamentos realizados no exterior em que o importante é a experiência vivida pelos noivos e convidados. Acredito inclusive que Destinations Weddings será um novo mercado crescente nos próximos 5 anos.” – Gabriela Carvalho Dias, Lela Eventos

“Muito usual nos últimos anos (2013 pra cá), o destination wedding é uma opção diferente para fugir do casamento clássico e de quebra ainda escolher um cenário inusitado. Os noivos elegem uma cidade ou país diferente da sua origem e normalmente o número de convidados fica em torno de 100 pessoas, no máximo.” – Bebeta Schiavini, Bebeta Wedding Planner.

 decoração de festa de casamento na praia com mesas com toalhas brancas, cadeiras de madeira, tenda de tecido e luminárias

O Destination Wedding é uma forma de prolongar o momento tão especial do sim entre os casais. Nesse tipo de casamento,  o casal chega uns dias antes na cidade ou país escolhido e tende a ficar mais alguns dias até voltarem para a casa. 

Dessa forma, todas as horas  do antes ao depois da celebração do casamento contam como parte da celebração e podem se estender até a lua de mel. Não somente, o Destination Wedding pode ser uma celebração mais intimista apenas para amigos e familiares. 

corredor de cerimômia de casamento na praia com cadeiras de bambu brancas e arranjos de flores pendurados em garrafas de vidro

A propósito, a viagem até o casamento também pode ser uma ótima experiência para os convidados, o que dará vida a um ambiente ainda mais leve e feliz na hora da celebração. 

Como Decorar um Casamento Na Praia

A beleza exuberante do litoral não pode ser escondida em grandes decorações e arranjos. Por isso, em casamentos na praia, menos é mais. Aposte em flores de até três cores diferentes. Coloque-as em vasos na areia ou em suportes suspensos pelo caminho.

Uma tenda é muito importante em um casamento na praia, pois ela fará o papel de altar. Uma treliça ou um arco com flores pode compor muito bem o local do “sim”.

A mesa do casamento na praia deve ser feita de forma simples. Toalhas brancas e azuis combinam com o cenário. Flores e fitas dão um tom romântico para a decoração, enquanto folhas e conchas têm efeito tropical sobre a mesa.

corredor de cerimômia de casamento na praia coberto com tecido, cadeiras brancas de madeira com tecido azul claro, altar com tenda de tecido e flores

Aposte em cadeiras ou bancos sem muitos ornamentos. Os assentos devem deixar os convidados confortáveis, mas não tirar a atenção da  decoração natural desse ambiente. 

Além disso, o casamento na praia à noite pode ser algo naturalmente elegante e requintado. A lua refletida no mar, consequentemente, irá transformar a atmosfera do lugar. Nesse caso, apostar em uma iluminação mais amena e contar com a luz da lua deixará tudo extremamente aconchegante.

Roupas e Menu Para Casamento na Praia 

Esse tipo de cerimônia é conhecida por ser informal e leve. Isso deve transparecer em todo o casamento, desde a decoração escolhida, até o looks escolhidos para casamento na praia.

O vestido de noiva para casamento na praia pode ser feito em renda, babados e tecidos fluidos. É muito importante que a noiva esteja confortável com o vestido para evitar desconfortos com areia e calor. Nos pés, sandálias rasteiras e nada de salto. A propósito, é normal que algumas noivas escolham casar descalças e também é super recomendado diante de todo o ambiente. 

Para os noivos, camisas em linho são ideais. Prezando por tecidos leves e um visual que possa transitar entre o casual chic e o confortável. É impossível usar terno e gravata na praia, no entanto, ainda é importante respeitar o dress code e manter um visual refinado para esse momento especial. 

 corredor de cerimônia para casamento na praia com cadeiras da bambu, vasos brancos grandes com arranjos de rosas e altar com véu rosé

Fonte: Pinterest

Em festas românticas, as madrinhas podem usar vestidos em tons pastel e em festas tropicais é possível optar por peças florais. De forma geral, os casamentos na praia pedem por figurinos que sejam fluídos e tenham maiores aberturas para a brisa que vem do mar. 

corredor de cerimômia de casamento na praia com pétalas de flores, arranjos de flores, cadeiras de madeira brancas e altar de madeira

No menu, apostar em refeições leves e bebidas refrescantes é sempre a melhor saída. Alguns optam por montar mesas na areia em praias mais calmas. Em contraponto, em ambientes com bastante vento, o ideal é servir os pratos em gramados ou salões próximos à praia.

Decore e Inove com a Westwing

Se você gostou das dicas de casamento na praia, siga ligado nos conteúdos diários da Westwing. Aqui, para além de fornecer ideias para grandes cerimônias, ainda damos dicas sobre receitas, estilo, decoração e muito mais. 

A propósito, a WestwingNow é a melhor loja de decoração online e você pode fazer compras fáceis e rápidas no site para dar um up no decór da sua casa e muitos outros lugares.

Decore e Inove com a Westwing!