Cantinho de Estudos Infantil: Como Montar Passo a Passo

As crianças adoram a hora da brincadeira, a hora de ver TV e a hora de praticar esportes. A hora de estudar? Nem tanto! Por isso, é preciso incentivar hábitos e rotinas de estudo para despertar o interesse das crianças pelo aprendizado e garantir boas notas no boletim. Ter hora e lugar para fazer os deveres de casa, como um cantinho de estudos infantil, é um passo importante para introduzir novas responsabilidades na vida dos pequenos.

Cantinho de Estudos Infantil: Como Montar Passo a Passo | westwing.com.br

Quem tem filhos sabe que uma rotina de estudo é importante para aprimorar o rendimento escolar. Um ambiente limpo, organizado e funcional ajuda a criança a se concentrar e contribui para evitar a dispersão, que tanto atrapalha a aprendizagem. Por isso, o Westwing traz para você inspirações para criar um cantinho de estudo infantil bonito e funcional para incentivar o aprendizado da criançada e tornar a hora das tarefas mais divertida e agradável!

Compre agora com até 70% off:

Escolhendo o cantinho de estudos infantil

O cantinho de estudos infantil é o espaço dedicado à hora de estudar e fazer os deveres de casa. Pode ser no próprio quarto da criança ou em outros ambientes da casa, como na sala ou no escritório. 

O lugar escolhido para o cantinho de estudos infantil deve ser bem iluminado, silencioso e arejado para ajudar a concentração na hora do dever.

cantinho de estudos infantil com cadeira amarela e mesa de madeira

O cantinho dos estudos infantil deve ser alegre e divertido para manter a criança entretida e focada. Fonte: Pinterest

Não é preciso ter muito espaço para criar um cantinho dos estudos infantil! Veja quais móveis não podem faltar:

Mesa infantil de estudo: 4 opções para estudar

A mesa infantil para estudar é o móvel principal do ambiente. Você pode apostar numa mesinha propriamente dita, ou em uma escrivaninha. O importante é que este ambiente seja agradável e atraente para a criança.

Se a ideia é economizar espaço, escolha uma escrivaninha de estudo infantil com múltiplas funções, como as escrivaninhas-estantes e as que são integradas aos armários.

A escrivaninha dobrável também é uma boa alternativa para um cantinho de estudos infantil pequeno. Quando seu filho terminar de estudar, basta fechá-la para não atrapalhar a circulação pelo ambiente.

quarto infantil com bicama, escrivaninha de estudo infantil e móveis brancos

A escrivaninha dobrável não ocupa espaço, por isso cai bem em qualquer lugar. Fonte: Pinterest

Já a escrivaninha dupla infantil é uma ótima opção para quem tem mais de uma criança em casa. Ela tem espaço o suficiente para acomodar dois pequenos no mesmo local, cada uma com seu espaço próprio.

Modelos com altura regulável são ideias para reaproveitar conforme a criança cresce. Verifique as especificações do produto e garanta o modelo certo!

escrivaninha de estudo infantil com notebook, quadro de notas e estante

Escrivaninhas com regulagem de altura podem ser reaproveitados enquanto a criança cresce. Fonte: Pinterest

Cadeira para criança estudar

Além da mesa, a cadeira deve ser confortável o suficiente e adequada ao tamanho do seu filho.

quarto infantil retrô com cantinho de estudo infantil com mesa suspensa, cadeira estofada e prateleira com livros

Cadeiras estofadas e com apoio para os braços são recomendadas, porque são mais confortáveis

A escolha do modelo certo é uma etapa fundamental para o bem-estar das crianças na hora dos estudos. Escolha uma cadeira na qual a criança possa sentar com os pés no chão e ficar com a coluna ereta. Modelos de altura ajustável são boas opções, pois acompanham e se adaptam ao crescimento das crianças.

Decoração para canto de estudo

Quem disse que o cantinho de estudos infantil não pode ter uma dose de diversão? Decorar com objetos dos personagens preferidos ou prateleiras para livros e brinquedos torna o espaço mais integrado à vida da criança e contribui para que ela se sinta bem na hora de estudar.

escrivaninha branca infantil com criança sentada vista de costas

Quanto mais personalizado, mais bonito e mais aconchegado o pequeno irá se sentir. Fonte: Unsplash

Use tapetes para manter os pés da criança aconchegados, quadrinhos divertidos e até mesmo flâmulas. O mais importante é deixar o espaço com a cara do seu filho.

cantinho de estudo infantil decorado com quadros e cestos organizadores

Quadros e organizadores ficam lindos na decoração do cantinho

Apostar na cor e personagens favoritos dos pequenos é outra maneira de tornar o cantinho de estudos infantil mais interessante para eles.

Cantinho de estudo infantil no quarto

O quarto costuma ser o espaço favorito para a montagem do cantinho dos estudos infantil. Como a criança já tem familiaridade com o espaço, fica mais fácil organizá-lo para atender todas as suas necessidades.

Nesse caso, mantenha o cantinho ao lado de uma janela. Assim, é possível aproveitar toda a luz natural durante a maior parte do dia. Prateleiras e nichos coloridos são parceiras na organização e ajudam a manter o material escolar do pequeno sempre por perto.

cantinho de estudo infantil com prateleira de metal e madeira com brinquedos

As prateleiras e nichos devem combinar com a decoração do quarto! Fonte: Pinterest

Você também pode personalizar as paredes para delimitar o espaço. Confira como fazer uma parede de nuvens:

Cantinho de estudo na sala

Se não há espaço suficiente no quarto, outra opção é montar o cantinho de estudo na sala. Nesse ambiente, os pais conseguem mais prestar atenção na criança e auxiliá-la com maior facilidade.

cantinho de estudos infantil na sala de estar ao lado do sofá e tapete, com mesa, cadeira e armário branco

Divida a área de estar e o canto dos estudos para não confundir a criança. Fonte: Pinterest

Após montar o espaço infantil com a mesa e a cadeira em um local bem iluminado, é importante saber como decorar canto de estudo. Aqui, o ideal é ser pontual. Não exagere, para que a criança não se distraia. Mas, é claro: não deixe o ambiente sem graça.

Use cores vivas e uma estante para a criança guardar seus materiais. Quadros e placas decorativas não podem faltar! Uma bela luminária infantil, de mesa ou de chão, ajudam a completar o décor e são ótimas, caso o cantinho de estudo fique longe das janelas.

cantinho de estudo infantil rústico com mesa, cadeiras e armário de madeira

Se houver espaço, use um armário ao lado da mesa para guardar materiais, livros e brinquedos. Fonte: Pinterest

Viu só como é fácil montar o cantinho dos estudos infantil em qualquer espacinho de casa? Veja mais dicas sobre decoração para crianças!

Westwing: A Melhor Loja de Decoração Online

Se você gostou das dicas, vai adorar o Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.

E não para por aí: além de sermos sua melhor loja de decoração online, te auxiliamos a transformar todos os cômodos do lar com o WestwingDesign.

O WestwingDesign é o nosso projeto de decoração online! Nele, nossos experts analisam qual estilo decorativo mais combina com você e o que não pode faltar na renovação do seu lar.

Na nossa consultoria de design de interiores online, você pode dar uma nova cara para qualquer cômodo de casa: do banheiro à varanda gourmet. Com dicas pontuais e práticas, criaremos um projeto incrível. Assim, a casa dos sonhos que você sempre sonhou se tornará realidade! Conheça o WestwingDesign, a melhor consultoria de decoração, e transforme o seu lar.