Cadeira Wassily

Ícone do design mundial, a cadeira Wassily foi uma criação do designer húngaro Marcel Breuer, um dos primeiros alunos formados pela escola de arquitetura e design Bauhaus. A poltrona, criada entre 1925 e 1927, é um símbolo do modernismo dos anos 1920. Revolucionária em relação ao uso de seus materiais e forma de fabricação, a criação da peça ajudou o desenvolvimento de outros projetos de design de mobiliário.

Cadeira Wassily | westwing.com.br

A cadeira Wassily foi nomeada em homenagem ao colega de Breuer da Bauhaus, Wassily Kandisky. Atualmente, ela é encontrada em diferentes versões e cores, servindo até de inspiração para outras peças de design. O Westwing criou um guia sobre a poltrona Wassily, onde conta tudo sobre a criação do móvel. Aprenda a usar esses produtos na decoração da sua casa e combiná-lo de maneira moderna e elegante. Inspire-se e renove o seu lar!

Compre agora com até 70% off:

A criação da Cadeira Wassily

Inicialmente chamada de Modelo B3, a cadeira Wassily foi desenvolvida como um projeto para a Bauhaus. A admiração do pintor Wassily Kandisky pela poltrona fez Breuer homenageá-lo dando seu nome à peça. Inspirado no guidão de uma bicicleta, Breuer criou uma peça inovadora que se tornaria um ícone do mobiliário por 85 anos seguintes.

Cadeira Wassily Modernismo dos Anos 20 Decoração Sala de Estar

Fonte: Pinterest

Para a cadeira Wassily, o designer desenvolveu uma forma de usar pela primeira vez tubos de aço curvados sem solda. O processo foi aperfeiçoado pela fabricante alemã de aço Mannesman, que permitiu que essa, e outras cadeiras icônicas com o material, como a Le Corbusier, fossem desenvolvidas.

O projeto original da cadeira Wassily consistia em uma peça feita em aço tubular e tiras de lona. Atualmente, a peça é vendida também em uma versão com couro, que faz com que o produto tenha uma aparência ainda mais elegante. A empresa americana de mobiliário Knoll comprou os direitos sobre a cadeira Wassily em 1968, sendo a fabricante oficial do móvel até hoje.

Cadeira Wassily na Decoração

A cadeira Wassily possui um design fluido e contemporâneo, apesar da peça ter sido criada há 85 anos. Atualmente, é possível encontrá-la em lona ou couro em diferentes cores e estampas. Veja como combinar a cadeira Wassily em diferentes tipos de decoração e ambientes.

Rústico: apesar do efeito cromado do aço, a cadeira Wassily em couro estampado fica muito bem em ambientes rústicos, como salas de estar e escritórios.

Moderno: espaços modernos podem abrigar a cadeira Wassily em cores fortes, como vermelho e amarelo.

Contemporâneo: em decorações contemporâneas, a opção pelo móvel em branco dá a sensação de amplitude para o ambiente e aumenta o status de escultura da cadeira Wassily.

A cadeira Wassily revolucionou o design mobiliário, sendo responsável por ajudar a possibilitar a criação de outras peças, como a Le Corbusier, a poltrona Barcelona e outros móveis que levavam aço tubular em sua composição.