Amigurumi: O que é?

O amigurumi é um bichinho de pelúcia de tricô, ou seja, um combo de fofura e maciez! Esses fofinhos estão se popularizando cada vez mais, de modo que eles até ganharam espaço enquanto acessórios de decoração.

Amigurumi: O que é? | westwing.com.br

Para as crianças o amigurumi é uma alternativa para os tradicionais ursinhos de pelúcia e, com certeza, contam com uma estética muito mais afetiva. Por conta da variedade de linhas, você consegue fazer os mais variados modelos de amigurumi, desde polvos a xícaras de café.

Compre agora com até 70% off:

Para os bebês os amigurumis também podem compor elementos de berçários, como os chocalhos e decorações para o berço. Já no caso dos adultos, eles surgem como artigos de decoração de casa bem fofos, casando muito bem com o estilo de decoração romântico.

Se você deseja saber como fazer um amigurumi e como usar essa grande tendência de DIY, a Westwing separou para você um ótimo passo a passo e algumas dicas!

Amigurumi passo a passo: Coloque a Mão na Massa!

boneca amigurumi de palhaço com linhas coloridas, boneco com roupinha e chapéu

O palhaço de amigurumi é ótimo brinquedo infantil. Fonte: Pinterest

  • Primeiro, cruzando a linha, faça um pequeno nó. 
  • Depois, encaixe a agulha no nó e deixo-o bem rente a agulha.
  • Agora é hora de puxar a linha do novelo para dentro desse nó. Com a ponta da agulha virada para você, faça com que ela segure a linha e depois passe-a pelo nó que foi criado. 
  • Fazendo isso sucessivamente você cria a correntinha!

A correntinha é o ponto base das receitas de amigurumis, e para os iniciantes este é o melhor começo. Depois que aprender a fazer as correntinhas de uma forma bem firme, você pode passar para os próximos pontos.

Material para fazer amigurumi

coelho amigurumi cinza com cachecol rosa

O coelho amigurumi é um elemento fofíssimo, muito indicado para decorar prateleiras no quarto. Fonte: Pinterest

Antes de começar, é importante entender quais são os materiais que você vai precisar. Ao longo do seu desenvolvimento na produção de amigurumis, você vai acabar identificando peças que fazem sentido ou não. Mas, de um aspecto mais generalizado, os materiais básicos e essenciais são: linhas, agulhas e enchimento. 

A regra é bem simples, linhas grossas irão criar amigurumis maiores e vão precisar de agulhas grossas também, de modo que as linhas mais finas precisam de agulhas menores. A dica é comprar as linhas e se orientar a partir da agulha recomendada para aquele tipo de linha, que, normalmente, vem indicado no pacote.

 dinossauro amigurumi colorido em um tecido felpudo próximo um vaso de planta

Com o tempo você vai aprender a fazer amigurumis perfeitos e que combinem com você! Fonte: Pinterest

No começo, o melhor é apostar em linhas claras e grossas, pois elas facilitam o processo de tricotar. 

Porém, é comum que as pessoas comprem agulhas menores do que as informadas no pacote para deixar os pontos mais firmes. Esses detalhes, sem dúvidas, são descobertos com o tempo e experiência adquirida. 

Quanto aos enchimentos, os de fibra siliconada são os mais recomendados. Mas, de modo geral, é necessário escolher enchimentos fofinhos para estruturar o tricô.

É importante reforçar que pessoas que já têm um conhecimento prévio em tricô e crochê conseguem produzir os bichinhos com mais facilidade. O que, com certeza, não quer dizer que você não possa aprender tudo do zero.

Uma das maiores dicas que a Westwing pode te dar é: tenha paciência. Se você prefere produzir ao comprar os amigurumis, você precisa aprender como fazê-los. O que quer dizer que no começo – muito provavelmente – eles não irão ficar perfeitos, mas nada que prática e tempo não ajudem!

Material para fazer amigurumi: Olhos e Detalhes

urso amigurumi em uma banheira colorida

Lave os amigurumis da forma correta: com as mãos. Fonte: Pinterest

Além das linhas, agulhas e enchimentos, você também precisa de elementos para fazer os detalhes do amigurumi. Botões, feltros e até mesmo olhos artificiais confeccionados para bonecas e ursos podem facilmente ser encontrados em lojas de artesanatos. Laços, sinos e outras variações podem surgir de locais que você nem imagina!

Você pode criar um estoque com pequenos objetos que você gostaria de acrescentar ao tricô. A partir de referências, você consegue ter uma boa ideia das peças que irá precisar. Mas também é possível deixar para comprar cada detalhe quando for preparar um bonequinho específico.

Como lavar amigurumi?

 modelos de amigurumi unicórnio bege sobre uma toalha listrada

Os unicórnios são exemplos perfeitos de peças delicadas. Fonte: Pinterest

  • Os amigurumis devem ser lavados a mão, tendo em vista que contam com um tecido delicado.
  • Escolha um sabão neutro e com as mãos passe-o por toda a espessura do bichinho.
  • Enxágue-o com água.
  • Tire o excesso de água do amigurumi com uma toalha.
  • Não os pendure e deixe-os secar em um ambiente com sombra.

Modelos de amigurumi

Existem vários modelos de amigurumi, mas, sem dúvidas, os mais famosos são os polvos amigurumi, os ursos e as bonecas.

urso amigurumi com sueter bege

O urso é um bichinho que toda criança ama! Fonte: Pinterest

polvo amigurumi colorido infantil

O polvo amigurumi é perfeito para decorar a cama. Fonte: Pinterest

animais amigurumi chocalho de bebê

Os amigurumis também podem ser chocalhos infantis. Fonte: Pinterest

Decoração de Quarto Infantil

 urso amigurumi bege com roupinha cinza

Aposte em uma decoração infantil lúdica e fofa! Fonte: Pinterest

A decoração do quarto infantil ou de bebê precisa ser lúdica e contar com características que estimulem a criatividade dos pequenos. Neste caso, os amigurumis são perfeitos para compor o ambiente decorado. Eles são fofos, coloridos e podem servir como brinquedos.

A dica para compor o quarto de bebê é apostar em modelos de amigurumis seguros para criança, ou seja, que não contem com peças que serão facilmente engolidas. 

Gostou desse artigo? Leia também Ideias de Decoração de Quarto Infantil.

 

Leia Também: