Faqueiro

Faqueiro

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraFaqueiro

Essencial para a composição do enxoval da casa, o faqueiro é um dos itens que precisam de cuidados na hora da escolha. Com o produto certo garante-se não apenas a qualidade no momento de servir à mesa, como maior durabilidade para a formação da cozinha e todos os acessórios nela presentes. Com peças fabricadas totalmente em aço inox, com cabos de nylon ou na versão de plástico. Há opções de faqueiros para todos os estilos, gostos e decorações.

Precisa de um faqueiro novo para o lar e busca dicas de como escolher o conjunto perfeito? Confira as informações selecionadas pelo Westwing para te ajudar na hora da aquisição do faqueiro ideal para o seu lar. Aqui falamos sobre os modelos de faqueiro disponíveis no mercado, os diferenciais de cada um e até como reutilizar a caixa que acomoda o produto. Confira, aproveite e inspire-se!

O Faqueiro e suas peças

O faqueiro nada mais é que um conjunto de talheres para servir a mesa. Há, como em todo produto, opções mais completas e versões básicas pelo mercado de casa e decoração. Enquanto no primeiro caso, além das peças para consumir (garfo, faca, colher de chá e de sobremesa), há utensílios de preparo e usados para servir, como conchas, espátulas e colheres.

Os tipos de Faqueiro

Entre as lojas de utensílios e especializadas em casa e decoração, pode-se encontrar opções com 24 até 130 peças. No caso de faqueiro nas versões menores, há uma grande diversidade de materiais usados para a confecção.

Além do aço inox na parte que vai a comida, o cabo dos itens pode ser revestido por nylon, polipropileno ou plástico. Há ainda os tipos que trazem bambu ou madeira na parte do cabo. Opções de faqueiro mais completas costumam ser encontradas em sua maior parte no material de aço inox, prata ou banhadas a ouro.

Os cuidados com o Faqueiro

Quem opta por um faqueiro bem completo e confeccionado em materiais mais elaborados precisa seguir uma série de cuidados para garantir o bom visual dos acessórios. No caso de um faqueiro feito em prata, por exemplo, recomenda-se o uso de detergente neutro, esponja macia e água morna. A secagem imediata de cada item presente no faqueiro é outro conselho dado por especialistas no assunto.

Além disso, o pano de algodão é uma excelente opção para essa tarefa. Sem esses cuidados podem surgir pequenas manchas nos artigos do faqueiro. Em seguida, um produto específico para prata, encontrado em lojas de departamentos, deve ser passado nos itens do faqueiro. Após a secagem é preciso passar mais uma flanela macia em cada acessório e pronto, os cuidados com os artigos terminam por aí. Um bom prazo para realizar o passo a passo desse procedimento é o período de quinze dias.

Reaproveite a caixa do seu faqueiro

Faqueiros com muitas peças são sempre vendidos em caixas com compartimentos específicos para cada talher ali presente. Esses estojos são ótimos para reaproveitamento na decoração do ambiente. Eles podem, por exemplo, serem transformados em uma mesa lateral, móvel para uso ao lado da cama ou um suporte para o aparelho telefônico da sua casa. Quer saber como? Veja abaixo o passo a passo de como fazer!

Uma mesa de faqueiro?

Para transformar a caixa de faqueiro em uma prática mesa para a sua casa, você precisará apenas de quatros pés de mesa (encontrados em lojas de construção ou decoração).

Com os itens já escolhidos, parafuse um a um no fundo da caixa de faqueiro. Verifique se cada um foi enroscado firmemente e pronto: sua mesa de faqueiro está terminada!

Ela pode ser disposta em um canto da sala servindo de apoio para um aparelho telefônico, no mesmo cômodo abrigando um lindo vaso de flores ou até ao lado da cama, com o seu abajur ou luminária. Use a sua imaginação, ponha em prática a sua criatividade e dê novos ares à sua decoração!

Próximas campanhas