Decoração Provençal

Decoração Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Provençal

Móveis que remetem a tempos passados, predominância de cores claras e o uso de lavanda. Essas são algumas das características da decoração provençal, estilo de origem francesa, criado entre os séculos XVI e XVIII e que leva o mesmo nome da região de Provença, na França. Embora seu visual delicado seja bastante relacionado a composições femininas a primeira vista, a decoração provençal também pode ser formada de uma maneira que agrade ambos os sexos.

Por isso, o Westwing traz abaixo uma série de informações, dicas e sugestões especialmente elaboradas para te inspirar a adotar a decoração provençal na sua composição. Independente de você viver em um ambiente mais espaçoso ou num local com m² contados, o estilo que veio da Provença vai te conquistar! Navegue e conheça mais sobre a tendência e comece a pensar na criação dos seus cenários com um clássico toque do país europeu!

Móveis Desgastados na Decoração Provençal

Como todo tipo de estilo, a decoração provençal conta com peças-chave para sua formação. Criada entre os séculos XVI e XVII, a tendência surgiu em uma época em que artesãos começaram a criar móveis com preços mais acessíveis inspirados no design adotado por famílias nobres. Algo bastante característico desses artigos é o acabamento propositalmente envelhecido que eles carregam.

decoração provençal

Os móveis provençais usados também são uma ótima opção para este estilo de decoração. Desgastados pelo tempo, carregam seu charme, levando elegância e delicadeza ao espaço. No entanto, você também pode fazer com que seu móveis adquiram esse aspecto desgastado propositalmente, a partir de uma técnica chamada pátina. Confira este passo a passo de como fazer pátina nos seus móveis!

Como Envelhecer um Espelho para Decoração Provençal

A pátina é a técnica mais utilizada para envelhecer objetos e móveis para encaixa-los em uma decoração provençal. No entanto, também existem outras maneiras de desgastar propositalmente os seus itens! Aprenda este passo a passo para transformar o seu espelho novo em um com aspecto de antigo:

Você vai precisar de:

  • Toalha de mesa de plástico ou lona
  • Jornal
  • Solução de envelhecimento
  •  Luvas de borracha
  • Decapante
  • Betumadeira
  • Limpa-vidros
  • Pincel quadrado descartável
  • Tinta prata

Como fazer:

  1. Cubra a superfície (ao ar livre) onde você irá aplicar a técnica para criar uma decoração provençal com a toalha de plástico ou lona. Acrescente algumas camadas de jornal.
  2. Coloque o espelho da sua decoração provençal com a face virada para baixo.
  3. Com as luvas, aplique o decapante na traseira do espelho com um pincel. Aplique uma grossa camada e deixe assentar por cerca de três horas.
  4. Remova a tinta com a betumadeira, raspando a parte de trás do espelho até que a maior parte tenha saído e enxágue com um pano úmido. Deixe secar.
  5. Aplique a solução de envelhecimento na traseira do espelho utilizando o pincel quadrado descartável. Esfregue com mais força nos cantos e envolta do meio, para criar uma aparência de envelhecido naturalmente, característico da decoração provençal.
  6. Limpe a solução com um pano molhado assim que alcançar o resultado desejado para a sua decoração provençal. Passe um pano seco.
  7. Pinte a parte de trás do seu espelho de decoração provençal com a tinta prata para destacar as áreas em que a superfície espelhada foi removida.

O Branco na Decoração Provençal

O branco é a cor que predomina nos móveis, tecidos e adornos usados na decoração provençal. Outros tons como rosa, azul, verde e demais tonalidades também podem ser usadas em composições do estilo, porém sempre em cores suaves, claras e brandas.

As Flores na Decoração Provençal

As flores estão entre os importantes artifícios usados para criar um clima de decoração provençal no ambiente. Além de poder montar uma mesa provençal com flores na sala de jantar ou na cozinha, elas podem estar nas estampas dos tecidos do ambiente.

Por exemplo, na cortina de box do banheiro, nas almofadas usadas na cama ou no estofado das cadeiras. É claro que, como em qualquer decoração de ambiente, precisa existir uma harmonia, equilíbrio e bom senso para o uso do recurso.

O Rústico na Decoração Provençal

Para quem quer evitar deixar a decoração provençal feminina, a dica é investir bastante em artigos com acabamento rústico, em tons azuis, terrosos e estampas listradas na hora de montar a composição. Uma boa sugestão é investir no branco, como o estilo de decoração provençal pede, mas recorrer a uma peça com outro tom para garantir destaque e personalidade. Uma mesa de jantar feita em madeira, na cor natural da matéria-prima, é perfeita para isso. A tonalidade escura do móvel irá contrastar com o branco das paredes e mobiliário do ambiente.

Os Espelhos Complementam a Decoração Provençal

Apostar em espelhos com molduras bem características de tempos passados (aquelas de acabamento desgastado, com desenho de flores e design em arabesco) é uma ótima pedida para complementar uma decoração provençal. As peças podem ser usadas nos banheiros, em paredes pela casa e na penteadeira ou cômoda do quarto.

Lustres na Decoração Provençal

Seja no quarto, na sala de jantar ou na sala de estar, a instalação de um lustre sempre complementa a decoração provençal. As cores mais indicadas para reforçar a proposta do estilo nos ambientes são o branco com a aplicação de cristais ou vidros. Uma ótima alternativa para iluminar com muito mais beleza, charme e requinte.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso e delicado com a decoração provençal! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração provençal com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de como envelhecer um espelho para decoração provençal, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração provençal da maneira que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira autêntica! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas