Decoração Industrial

Decoração Industrial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração Industrial

Imagine aquelas galerias e fábricas instaladas em prédios antigos, mais especificamente dos anos 50. Pois é assim, com esses espaços, que a decoração industrial surge, com um quê de vintage e essencialmente livre. O estilo industrial fortemente marcado neste tipo de décor caracteriza-se por um padrão urbano e moderno, próprio dos remotos lofts nova-iorquinos instituídos a partir da adaptação criativa de galpões e, inclusive, garagens típicas, fazendo surgir o impacto visual único da decoração industrial.

Com estruturas intensas e rígidas em alta no décor e trazidas cada vez mais para a decoração de casas e escritórios atuais, a decoração industrial foge dos cenários tradicionais, proporcionando aos projetos uma forma mais flexível e original de adornar os espaços. Com esta página totalmente dedicada ao tema, o Westwing pretende te inspirar a criar uma decoração industrial de bom gosto e surpreendentemente positiva. Confira nossas informações, aplique nossas dicas e mãos à obra!

As Particularidades da Decoração Industrial

A falta de acabamentos e o caráter despojado são as marcas mais fortes da decoração industrial. Elas se dão, principalmente, pelos materiais rústicos e arquitetônicos aparentes, como os tijolos, canos e tubulações, vigas, metal, concreto e revestimentos de cimento queimado. Os objetos de decoração reduzidos e o mobiliário próprio de indústrias e oficinas também caracterizam o toque rústico e imperfeito da decoração industrial.

Outra marca bastante peculiar da decoração industrial é a integração dos ambientes, em que paredes e portas são deixadas de lado para dar lugar a estantes metálicas, de aço ou madeira crua, mesas e bancadas de ferro, nichos, prateleiras, barris, painéis pivotantes e peças de marcenaria feitas sob medida. Este atributo da decoração industrial é responsável por dar aos cômodos um tom acolhedor, além de otimizar cantinhos reduzidos, sem jamais perder o toque aconchegante e funcional.

As Cores na Decoração Industrial

Com aparência preferencialmente apagada, discreta e masculina, obtida por seu aspecto austero e sóbrio, a decoração industrial tem como cores mais marcantes paleta que inclui diferentes tonalidades de cinza, além de tons básicos como preto, branco, bege e nuances terrosas. Mas, não pense que o colorido deve obrigatoriamente ficar de fora em um décor puramente industrial! Os traços alegres podem ser dados à decoração com leves pinceladas de vermelho, azul, verde, laranja e amarelo nos acessórios, em alguns móveis ou eletrodomésticos.

A Decoração Industrial na Prática

Por meio de uma decoração em estilo industrial, é possível integrar vida pessoal a profissional, exatamente como é feito com os espaços. Se essa é a sua intenção, invista em uma decoração de sala, por exemplo, que tenha cadeira e mesa de metal, esta última adornada por uma luminária pendente cromada, além de uma estante suspensa de ferro aparente; este cenário poderá integrar-se à cozinha ou mesmo a um quarto, criando um ambiente original com cara de loft e que será o grande hit do décor.

Já para uma cozinha ou espaço gourmet com decoração industrial, a dica é misturar elementos que tenham como material o cimento queimado, a madeira, o aço e o inox, além de bases com aspecto gasto, todos mesclando-se entre os revestimentos de parede, chão e teto, móveis e eletrodomésticos. Banquetas, itens com estampas da Coca-Cola, luminária em trilho e uma enorme mesa ao centro são super bem-vindas em uma cozinha industrial.

Lembre-se: independentemente do cômodo ou da integração dada a ele, a harmonia entre todos os elementos e uma composição sem exageros são fundamentais para que a decoração industrial não fique caricata ou com aspecto desorganizado!

Próximas campanhas