Decoração Industrial: menos é mais

Imagine aquelas galerias e fábricas instaladas em prédios antigos, mais especificamente dos anos 50. Pois é assim, com esses espaços, que a decoração industrial surge, com um quê de vintage e essencialmente livre. 

Decoração Industrial: menos é mais | westwing.com.br

Fonte: Unsplash

O estilo industrial fortemente marcado neste tipo de décor caracteriza-se por um padrão urbano e moderno, próprio dos remotos lofts nova-iorquinos instituídos a partir da adaptação criativa de galpões e, inclusive, garagens típicas, fazendo surgir o impacto visual único da decoração industrial.

Compre agora com até 70% off:

Com estruturas intensas e rígidas em alta no décor e trazidas cada vez mais para a decoração de casas e escritórios atuais, a decoração industrial foge dos cenários tradicionais, proporcionando aos projetos uma forma mais flexível e original de adornar os espaços. 

Com esta página totalmente dedicada ao tema, o Westwing pretende te inspirar a criar uma decoração industrial de bom gosto e surpreendentemente positiva. Confira nossas informações, aplique nossas dicas e mãos à obra!

O que é decoração industrial?

A falta de acabamentos e o caráter despojado são as marcas mais fortes da decoração estilo industrial. Elas se dão, principalmente, pelos materiais rústicos e arquitetônicos aparentes, como os tijolos, canos e tubulações, vigas, metal, concreto e revestimentos de cimento queimado.

Os objetos de decoração reduzidos e o mobiliário próprio de indústrias e oficinas também caracterizam o toque rústico e imperfeito da decoração industrial.

mesa preta centralizada em uma cozinha branca vom eletronicos preto

Fonte: Unsplash

A inspiração no design de interiores industrial tem muito a ver com as características primárias das construções, que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de cimento queimado e tijolos aparentes. 

Casas com decoração industrial moderna valorizam texturas, como concreto, couro e metais; cores fortes e sóbrias, sobretudo preto e cinza, além de boa iluminação natural e artificial e móveis de design requintado, valorizando peças retas.

 mesa rustica com cadeiras pretas e com um grafit de jacare na pared

Fonte: Unsplash

Ambientes em estilo industrial

Outra marca bastante peculiar da decoração industrial é a integração dos ambientes, em que paredes e portas são deixadas de lado para dar lugar a estantes metálicas, de aço ou madeira crua, mesas e bancadas de ferro, nichos, prateleiras, barris, painéis pivotantes e móveis de marcenaria feitas sob medida.

 sala com duas cadeiras de metal e couro, uma mesa e uma janela

Fonte: Unsplash

Este atributo da decoração industrial é responsável por dar aos cômodos um tom acolhedor, além de otimizar cantinhos reduzidos, sem jamais perder o toque aconchegante e funcional.

Cores na decoração industrial

Com aparência preferencialmente apagada, discreta e masculina, obtida por seu aspecto austero e sóbrio, a decoração industrial tem como cores mais marcantes paleta que inclui diferentes tonalidades de cinza, além de tons básicos como preto, branco, bege e nuances terrosas.

 sofa com abaju de lata de tinta

Fonte: Pexels

Mas, não pense que o colorido deve obrigatoriamente ficar de fora em um décor puramente industrial! Os traços alegres podem ser dados à decoração com leves pinceladas de vermelho, azul, verde, laranja e amarelo nos acessórios, em alguns móveis em estilo industrial ou eletrodomésticos.

Dicas de decoração industrial 

Por meio de uma decoração em estilo industrial, é possível integrar vida pessoal a profissional, exatamente como é feito com os espaços. Se essa é a sua intenção, invista em uma decoração da sala, por exemplo, que tenha cadeira e mesa de metal, esta última adornada por uma luminária pendente cromada, além de uma estante suspensa de ferro aparente. 

Este cenário poderá integrar-se à cozinha ou mesmo a um quarto, criando um ambiente original com cara de loft industrial e que será o grande hit do décor.

 sala rustica com cadeiras de cobre ,uma mesa de centro, estante de metal

Fonte: Unsplash

Já para uma cozinha industrial ou espaço gourmet em estilo industrial, a dica é misturar elementos que tenham como material o cimento queimado, a madeira, o aço e o inox, além de bases com aspecto gasto, todos mesclando-se entre os revestimentos de parede, chão e teto, móveis e eletrodomésticos. 

Banquetas, acessórios decorativos com estampas vintage, luminária em trilho e uma enorme mesa ao centro são super bem-vindas em uma cozinha industrial.

Sem paredes para isolar as pessoas, sala, copa e cozinha se fundem em um único espaço, ideal para receber amigos e familiares com muito conforto e estilo. Os ambientes integrados proporcionam melhor movimentação pela casa, funcionalidade e praticidade no cotidiano.

mesa de madeira com cadeiras amarelas e uma banqueta com parede rustica

Fonte: Unsplash

Lembre-se: independentemente do cômodo ou da integração dada a ele, a harmonia entre todos os elementos e uma composição sem exageros são fundamentais para que a decoração industrial não fique caricata ou com aspecto desorganizado!

Westwing – A melhor Loja de Decoração e itens para casa online 

Você conhece o Westwing? Não? Então, a nossa dica é: conheça o maior clube de compras de decoração gratuito do Brasil. Onde você encontra campanhas das melhores marcas de decoração, moda, tapetes, utensílios para cozinha e para toda a sua casa. 

O melhor é que você não paga nada para ter acesso aos descontos! Cadastra-se gratuitamente no Westwing.