Decoração de Casamento Sustentável

Decoração de Casamento Sustentável

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração de Casamento Sustentável

A hora de dizer sim é um momento inesquecível na vida de qualquer pessoa. Para quem procura uma decoração original e única, o eco wedding  é perfeito para as noivas engajadas em cuidar do meio ambiente. A ideia da decoração de casamento sustentável surgiu em 2010, quando a moda do papel reciclado na decoração e as plantas como lembrança viraram febre. Depois disso, uma série de novos formatos e itens sustentáveis começou a aparecer nas festas e cerimônias, dando origem a uma nova tendência nos casamentos.

O Westwing também se preocupa em te ajudar no planejamento do dia mais importante da sua vida e, por isso, separou uma série de dicas para você fazer desta data totalmente especial e única em todos os detalhes. Reunimos uma série de dicas de decoração de casamento sustentável para você se inspirar e, de quebra, você confere uma série de itens para facilitar na escolha dos móveis e acessórios da sua festa. Confira!

Casamento Sustentável: por Onde Começar

Casamento sustentável está entre as novidades para casamento dos próximos anos. Muitos casais que adotam para si o estilo de vida sustentável acabam também por festejar o casamento da mesma maneira. Assim, demonstram preocupação com o futuro e dão um ótimo exemplo aos convidados.

O primeiro passo para um casamento sustentável é escolher um local que já possua toda a estrutura necessária para os festejos. Isso porque instalações temporárias necessitam um movimento de logística que por si só já é poluente, além de poder deixar resíduos indesejáveis.

Realizar a cerimônia no mesmo local da festa também poupa gastos e poluição com logística, além de ser muito mais cômodo para os convidados.

Como Organizar um Casamento Sustentável

Existem diversas alternativas para evitar que a decoração de casamento sustentável agrida o meio ambiente e também o seu bolso, além de garantir uma decoração autêntica e muito charmosa. Para começar a decoração de casamento sustentável, pense em formas criativas para o convite. Existem diversas opções de papéis reciclados e até um tipo de folha com sementes, que permite o convidado plantar o seu convite depois do casamento.

Para decoração de casamento sustentável no salão e igreja, prefira flores que estejam em época de plantio. Uma dica preciosa para uma decoração de casamento sustentável é utilizar flores plantadas, como orquídeas e lavandas. As flores ainda podem servir como lembranças do casamento para os convidados. Além de prolongar o tempo de vida das plantas você ainda vai fazer alguém muito feliz com o presente.

Os bancos, mesas e altar (no caso de casamento ao ar livre) da decoração de casamento sustentável podem ser feitos de madeira de reflorestamento ou de demolição. Se quiser algo mais moderno, móveis produzidos com fibras naturais – o resultado fica lindo!

Além da decoração de casamento sustentável, vale a pena planejar um buffet à altura do tema da sua festa. Alimentos orgânicos dão charme e vão desde os pratos salgados até às sobremesas – vale a pena investir nesta ideia.

As lembrancinhas também merecem uma pegada de sustentabilidade. Para incentivar e conscientizar os convidados da importância dos cuidados com o meio ambiente, que tal mudas de plantas? Dá para variar entre flores, frutos e temperos – mas de espécies que conseguem viver bem em vasos.

Decoração de Casamento Sustentável

Dicas de Decoração de Casamento Sustentável

A decoração de festa de casamento sustentável também deve pensar à redução de impacto na natureza. Organizar os festejos durante o dia favorece a economia de energia elétrica e valoriza os enfeites de casamento naturais, como flores e plantas. Evite flores artificiais que acabarão no lixo e prefira opções orgânicas do tipo orquídeas, que por serem resistentes podem ser suspensas ou plantadas temporariamente e em seguida reaproveitadas.

O uso de móveis em madeira de demolição e de toalhas em fibras naturais contribui para o visual eco sustentável. Prefira elementos já existentes no local da festa, e caso precise contratar algum serviço de decoração, opte por fornecedores da região, uma solução que evita o gasto com transporte de mercadoria e reduz a quantidade de gases poluentes emitidos.

Casamento Sustentável: Jantar e Lembrança

Na hora de servir os convidados em uma festa de casamento sustentável, a dica é optar por produtos frescos e orgânicos, de preferência com procedência da agricultura biológica ou de produtores locais. No menu, vale utilizar verduras e legumes da época, e dessa forma estimular o a produção hortifrúti local, evitar custos suplementares e servir pratos saudáveis e deliciosos.

Opções para lembrancinha de casamento sustentável são mudas de planta ou sementes de flores. Uma maneira de fazer florescer o amor do casal em quintais alheios e prolongar a lembrança da união através de um símbolo naturalmente bonito!

Acessórios para Decoração de Casamento Sustentável

Para que a decoração de casamento sustentável seja um sucesso e deixe a cerimônia charmosa e impecável é importante se atentar a todos os detalhes – inclusive aos acessórios. Confira algumas dicas para seguir

  • Pallets ajudam a criar as mesas decorativas e até mini bistrôs para a decoração de casamento sustentável;
  • Use louças delicadas e vidrinhos para criar um clima romântico e vintage;
  • Velas também podem ser utilizadas na decoração de casamento sustentável. Isso vai deixar o ambiente mais intimista;
  • Ao invés de imprimir o menu, escreva em lousinhas. Isso vai trazer mais originalidade à festa;
  • Folhas de árvore podem ser usadas como marcador de mesa. Escreva o nome do convidado com uma caneta dourada na folha – fica sofisticado e muito original;
  • Vai casar no campo? Que tal criar um momento de plantio? Os noivos podem plantar uma árvore em símbolo ao nascimento de uma nova vida e o fortalecimento de um grande amor.

Seja romântico, moderno ou rústico, todo casamento pode ter uma pegada ecológica na decoração de casamento sustentável. O importante é, depois de curtir a festa você levar todo esse sentimento de um mundo com menos poluentes e exageros de consumo para sua nova vida a dois. Com pequenas mudanças de atitude você vai perceber que é possível cuidar do meio ambiente sem muitos esforços.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas