Decoração com Estampas

Decoração com Estampas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraDecoração com Estampas

Fazer uma decoração com estampas deixa o ambiente mais vivo e interessante. Ao longo do tempo, muitas ilustrações saíram do mundo da moda e começaram a ser usadas na composição de espaços. Seja de forma colorida, monocromática ou em preto e branco, as padronagens podem ser responsáveis por renovar e dar alegria para um ambiente. As estampas clássicas, como poá, xadrez, arabesco, listras, Ikat, Toile de Jouy e Chevron voltaram com tudo e prometem aparecer cada vez mais nos lares brasileiros.

O mix de estampas está na moda. Conhecida como composé, a tendência mistura padronagens no mesmo ambiente, dando personalidade para o cômodo. O Westwing te dá dicas de decoração com as estampas clássicas do mundo fashion e do design de interiores. Aprenda ainda a combinar as ilustrações de forma harmoniosa e bonita. Renove totalmente o seu lar com uma decoração com estampas!

 

Decoração com Estampas Clássicas

Algumas padronagens clássicas nunca saem de moda. Aprenda a fazer uma decoração com estampas em diversos cômodos de diferentes estilos. Confira!

Listras: a decoração com estampas listradas é uma das mais simples. A padronagem combina com tudo, e, se disposta verticalmente, pode dar amplitude para um ambiente. As listras podem aparecer em paredes, almofadas, roupas de cama, toalhas, tapetes, entre outros.

Floral: as flores nunca saem de moda. A decoração com estampas florais podem ser usadas em todos os ambientes de casa: salas, quartos, cozinhas, banheiros, quartos infantis, lavanderia e até escritórios.

Poá: ícone dos anos 1950, a padronagem ganhou destaque em meio à onda retrô que invadiu o design de interiores. Associada constantemente à feminilidade, a estampa pode ser usada em na versão petit em decorações românticas, provençal, shabby chic e cottage e em tamanhos grandes em combinações retrô.

Xadrez: versátil, a padronagem xadrez aparece em diversas vertentes. O Tartan e o Príncipe de Gales são perfeitos para estampar mantas e dar um ar invernal. O Vichy cria um clima de fazenda e é indicado para décors rústicos e cottage.

Arabesco: elaborada, esse tipo de ilustração combina formas geométricas que lembram plantas e flores. A estampa é elegante e costuma marcar presença em papéis de parede e azulejos.

Paisley: a padronagem, que remeto aos anos 1970, tem seus desenhos inspirados nas palmeiras indianas. Na decoração com estampas, está sempre associada a tecidos finos, como a seda. Pode aparecer em cortinas, roupas de cama e almofadas.

Toile de Jouy: a estampa costuma retratar cenas de figuras humanas e paisagens. Delicada e detalhada, a padronagem combina com ambientes provençais e românticos. É comum encontra-la em papéis de parede e almofadas.

Chevron: fácil de combinar, a ilustração em zig-zag, muito associada à grife italiana Missoni, pode ser usado em móveis, cortinas, tapetes, almofadas, mantas e roupas de cama. Em paredes, pode dar a sensação de amplitude.

Combinando Estampas

Para os amantes de decoração com estampas que desejam uma casa alegre, é possível criar um mix de padronagens. Para isso, é indicado seguir algumas dicas de combinação para que o composé fique harmonioso.

Primeiramente, é preciso decidir onde as estampas irão aparecer. A forma mais fácil de combinar é o uso de almofadas de diversas padronagens. Porém, é possível também ter papéis de parede com ilustrações diferentes de tapetes ou lençóis com uma imagem e fronhas com outra. Peças maiores, como sofás e poltronas também podem aparecer nesse mix de estampas.

Para equilibrar a decoração com estampas, é indicado optar por uma imagem chamativa, enquanto as outras podem possuir menos informações. Recomenda-se também que as cores sejam alinhadas, ou seja, que se escolha um tom comum entre as padronagens. Os iniciantes podem abusar de combinações clássicas, como listras com poá.

Próximas campanhas