Banquetas

Banquetas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBanquetas

Usadas para compor a bancada da cozinha, colocadas nos espaços gourmet ou nas áreas externas. As banquetas são ideais para decorar esses e outros locais com beleza, funcionalidade e conforto.  Além disso, são essenciais para abrigar convidados em festas, comemorações e demais reuniões proporcionando otimização ao ambiente e facilitando a locomoção de todos. Feitas de madeira, produzidas em aço ou confeccionadas em resina, a diversidade de materiais utilizados para a fabricação de banquetas é enorme assim como a variedade de modelos disponíveis no mercado.

Para saber qual banqueta é ideal para cada composição e como escolher o exemplar certo para o seu ambiente elaboramos abaixo uma série de dicas, informações e ideias especialmente para você. Esperamos que com elas possamos te ajudar a tirar as dúvidas que tem sobre o produto, como usá-las na decoração e a matéria-prima mais indicada para o espaço escolhido.

Banquetas para Áreas Externas

Seja um cantinho do jardim, a varanda ou o espaço gourmet. A área externa é o ambiente certo para receber amigos, se reunir com a turma para por o papo em dia, aproveitar os dos dias quentes de verão e a sensação de frescor oferecida pelas outras estações do ano. Dispor de belas banquetas neste local é uma ótima pedida para decorar com funcionalidade e beleza.

Mesmo que o seu espaço externo seja coberto a dica é investir em banquetas que contam com proteção especial para uso em ambientes como esse. Por exemplo, se escolher peças de madeira, lembre-se de verificar se elas contam com vitrificação ou camada acrílica, tipos de tratamentos específicos para a matéria-prima. As de alumínio, por sua vez, apresentam alta resistência a intempéries, sendo que as tonalidades mais escuras apresentam maior durabilidade.

Já as banquetas compostas por fibras, sejam as sintéticas ou naturais, como o rattan, são bastante indicadas por especialistas do décor para uso em áreas externas. Isso porque elas apresentam maior resistência as ações climáticas. Porém, recomenda-se a disposição destas em ambientes cobertos. Banquetas com tecidos também são válidas para os ambientes externos.

Banquetas Coloridas

Banqueta de Aço para a Cozinha

As banquetas para cozinha são itens muito apreciados, especialmente em espaço reduzidos e que necessitem de peças funcionais, leves e que não comprometam a circulação no cômodo. Para combinar com uma mesa pequena, a banqueta de aço com altura reduzida é ideal, já que, quando a mesa não estiver sendo usada, é possível acomodar todas as banquetas embaixo dela.

Os revestimentos da banqueta de aço para cozinha são diversos, mas recomendam-se os tecidos mais resistentes e lisos, que combinam com os armários e com o restante da decoração da cozinha.

Banqueta de Aço para Bancada

A bancada, muito utilizada em cozinhas americanas, geralmente possui uma altura de 90 cm, ideal para receber a banqueta de aço alta. Na hora de escolher essa peça, vale abusar das possibilidades, combinando, inclusive, o estilo empregado nos móveis da sala com o da banqueta de aço, que pode ou não ter encosto. Se você preferir, pode até montar uma composição harmônica combinando os tecidos utilizados no sofá da sala com o uma almofada de assento na banqueta de aço. Fica um charme!

Banqueta de Aço para Sala

A sala de estar é um ambiente que também pode receber a banqueta de aço. Porém, nesse ambiente, o foco dessa peça é o conforto. Aqui, vale investir em tecidos mais refinados, que devem ser combinados com o estilo dos estofados e almofadas. Você pode, inclusive, apostar nas opções com encosto, que aumentam a sensação de aconchego e bem-estar de quem estiver sentado em uma banqueta de aço.

Banquetas para a Cozinha

As banquetas são altamente indicadas para uso conjunto com as bancadas de cozinha. Isso porque a altura média padrão de uma bancada para cozinha é de 90 cm, podendo variar entre 85 e 93 cm. Como as cadeiras tem comprimento inferior a essas medidas não há como usá-las nesse caso. Para esse espaço, recomenda-se o investimento em banquetas feitas em aço inox ou em qualquer outro metal. A matéria-prima é indicada pela funcionalidade que oferece, já que é mais fácil de higienizar caso entre em contato com algum tempero, alimento ou líquido usado durante as refeições ou no preparo de pratos. Uma boa sugestão também é optar por modelos de banquetas com encostos e reguláveis. Essas condições ofereceram maior conforto no momento das refeições.

Tipos de Banquinhos para Cozinha

Ter uma cozinha mais receptiva para amigos e familiares e mais prática para servir os moradores da casa com praticidade, beleza e aconchego é o grande objetivo de qualquer projeto. E isso independe da metragem do espaço. Com os banquinhos para cozinha é possível dar ao espaço mais importante do lar uma atenção especial, perfeita para experimentar as melhores receitas da família.

Não é só praticidade que os banquinhos para cozinha oferecem. Com eles dá para reproduzir diversos estilos de decoração – do romântico ao moderno. Para isso, vale escolher o tipo certo que combina com a sua personalidade e ainda consegue tornar o espaço funcional e prático.

Os banquinhos para cozinha a gás são os mais práticos e versáteis. Com uma alavanca para ajustar a altura, este tipo é perfeito para ser utilizado na cozinha americana ou integrada com a sala – e ainda pode interagir com o bar ou acomodar mais pessoas na varanda. Por serem leves, são fáceis de transportar entre os ambientes.

Como Decorar com os Banquinhos para Cozinha

Já os banquinhos para cozinha de plástico ajudam a decorar as cozinhas pequenas. Em estilo moderno e descontraído, os banquinhos de plástico em vermelho, amarelo e laranja compõem um ar criativo e despojado na cozinha. Vale apostar nos modelos com detalhes e desenhos que imprimem mais estilo.

Para compor um ar mais clássico os banquinhos para cozinha de madeira são a opção ideal. Para dar mais conforto, eles possuem um assento acolchoado para oferecer mais conforto. Aqui, vale garantir também os banquinhos para cozinha com madeira talhada e detalhes especiais, permitindo uma decoração imponente e sofisticada.

Agora para um ar moderno e versátil, que combina com os mais variados estilos, vale recorrer ara os famosos banquinhos para cozinha de metal. Eles são a melhor forma de variar a decoração da casa e ainda dar mais praticidade ao dia a dia. Para que você possa variar, esses banquinhos para cozinha se apresentam num mix de plástico e metal, ou até mesmo com detalhes em madeira – uma forma mais sofisticada de modernizar a decoração.

Banquetas nas Salas de Estar

Enquanto nas cozinhas a palavra de ordem é funcionalidade para escolha das banquetas, o conforto dita a seleção das peças do tipo a serem usadas na sala de estar. Para decidir quais banquetas irão compor o seu espaço leve em consideração os tecidos, estampas e estilos dos seus estofados, almofadas e até papéis de parede. Além da sensação de aconchego oferecida pelas banquetas a serem escolhidas, elas também devem contar com um visual que combine, dialogue e esteja em harmonia com a a decoração da sala de estar.

Banquetas de Madeira

Decoração Criativa com Banquetas

Fora dos cômodos citados e da finalidade de assento, as banquetas podem ser utilizadas como mesas laterais, suportes para mesas (como cavaletes) ou criados-mudos. No primeiro e último exemplo, basta selecionar as banquetas que deseja para o décor e deixá-las no lugar dessas peças decorativas. Como mesas laterais, as banquetas podem ser deixadas ao lado do sofá, sempre com publicações, acessórios e porta-retratos deixados por lá. No caso de criado-mudo, as banquetas podem ser dispostas ao lado da cama, com luminárias, o livro de cabeceira e mais algum item usado durante a noite. Para atuar como cavaletes, basta deixar as banquetas embaixo das placas de madeira selecionadas para atuarem como tampos.

Aproveite as dicas do Westwing para completar cômodos como a sala, cozinha e quarto com a praticidade e beleza das banquetas. Inspire-se!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas