Design Finlandês

 
 
 
 

Design FinlandêsHelsinque

Localizada no norte Europeu e conhecida por suas belezas naturais, a Finlândia surpreende com seus rios, lagos e florestas. (1) Independente após a Revolução Russa de 1917, o país traz uma economia moderna e um excelente indicador em qualidade de vida.
Este ano a Finlândia chama a atenção com sua capital Helsinque, que é também a capital mundial do design de 2012. Uma programação acontecerá na cidade ao longo do ano e irá trazer tendências, atividades, eventos, encontros e outras novidades da área.(2)
A ideia de nomear uma capital mundial do Design é do Conselho Internacional das Organizações de Design Industrial (ICSID). A entidade seleciona o local a cada dois anos, procurando fazer do design um meio de elevar a sociedade e cultura em geral.
Em 2008 a escolhida foi Turim, na Itália. Já em 2010 foi a vez de Seul, na Coreia do Sul. Desta vez, Helsinque passou por 44 cidades e pela finalista holandesa, a cidade de Eindhoven. A previsão é que a África do Sul receba o título da capital mundial do design em 2014.
Pelo que já foi anunciado, o ponto principal da campeã deste ano é avaliar como o design impacta os espaços urbanos, as economias e os cidadãos. Uma premissa interessante, visto que só no Brasil o design da moda já tem grande expressão no mercado. Podemos tomar como exemplo o São Paulo Fashion Week, que a cada edição gera no mínimo R$ 1,8 bilhões e mais de 5 mil empregos. Na Finlândia o design é mais do que um setor, é simplesmente um grande projeto que influencia na identidade (3) e economia do país.
O designer Eero Aarnio é um dos símbolos finlandeses. Utilizando plástico no design industrial, criando as cadeiras Ball (4), Bubble, Pastil e Tomato e trazendo novidades ao visual pop. Acessórios para casa de Timo Sarpeneva, garrafas de cerâmica de Kyllikki Salmenhaara, tesouras de Olof Bäckström são algumas peças que se destacam e já fizeram sucesso no Brasil, sendo exibidas em 2010 no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP).
O design finlandês ganhou mais notoriedade nos anos 1950, pós 2ªGuerra Mundial. O país precisava de uma indústria e de consumidores fortificados, o que resultou em jovens inspirados para tendências do design.
Hoje em dia, as ideias ainda afloram sem parar (5). Vale a pena ficar de olho neste país encantador que promete muitas novidades em 2012!
 

Gabriella Mondroni

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