Tinta Spray

Tinta Spray

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTinta Spray

Para quem quer pintar uma parede ou um objeto da forma mais rápida e sem dispor de um grande aparato de ferramentas, a tinta spray é a melhor solução. Sua criação ocorreu no final no final do século XIX quando um pintor sobre estresse desenvolveu uma mistura de óleo e chumbo branco para pintura que poderia ser aplicado usando uma mangueira com um disparador especial, diminuindo consideravelmente o tempo para aplicação da tinta.

Mas a forma que mais conhecemos da tinta spray foi criada em 1949, com o seu uso por meio de uma lata aerossol, facilitando ainda mais o trabalho de artistas e, posteriormente, marceneiros, pintores da construção civil e grafiteiros. Saiba mais sobre a tinta em spray aqui no Westwing, confira as melhores dicas de DIY (faça você mesmo) para modificar sua casa e mobiliário e tenha uma experiência completa de decoração.

Uso Diversificado

As tintas spray podem ser aplicadas nas mais variadas superfícies com velocidade incomparável, sendo extremamente precisas e preenchendo inclusive as melhores falhas e imperfeições existentes, muitas vezes sem necessidade de mais de uma demão. São muito utilizadas para reforma de móveis e pintura e acabamentos de paredes. Porém, apesar de prática na aplicação, dependendo do material que foi pulverizado, pode levar vinte quatro horas ou mais para secar.

Funcionamento da Tinta Spray

A tinta spray funciona da mesma maneira que outros artigos presentes no nosso cotidiano, como desodorantes e repelentes, não precisando de pincéis ou rolos. O spray no caso permite o lançamento da tinta em pequenas partículas, pois em seu interior sob pressão, a tinta se mistura a um gás (geralmente ar) e quando a válvula de liberação é acionada, o líquido sai de forma pulverizada, atingindo os menores cantos da superfície a ser tingida e possibilitando a pintura com efeito diferentes como o esfumaçado e o degradê.

Tipos de Tinta

Existem vários tipos de equipamentos apara aplicação de tinta spray, porém dois se destacam, a lata de aerossol a pistola à ar:

  • A lata de aerossol é o tipo de tinta spray mais encontrado e consumido no Brasil. Existem lojas especializadas em vender apenas esse tipo de produto pelo país inteiro, geralmente a preços bem acessíveis. Ela pode ser usada para pintar as mais diversas superfícies e padronagens, mas exige bastante treino, pois não é tão precisa quanto o modelo a seguir.
  • A pistola à ar é mais utilizada por pintores profissionais e marceneiros. Seu funcionamento é semelhante ao do aerossol, porém permite maior facilidade de manuseio e determinação da velocidade de pulverização, contando ainda com uma grande variedade de bocais de disparo com padrões que vão além do circulo cheio comum, como círculo oco, linha e outros. É muito difícil encontrar uma ferramenta destas, mas geralmente são vendidas em lojas especializadas ou diretamente com o fabricante.

Um Arco Íris de Possibilidades

Você pode encontrar a tinta spray em muitas cores, mas se por acaso não encontrar uma que te agrade, que tal criá-la. Essa é uma das principais vantagens deste tipo de tinta, você pode aplicar duas cores de tinta diretamente sobre a superfície a ser pintada e criar uma nova cor com a sua cara. São infinitas as possibilidades. Por isso, se você que reformar algum espaço ou objeto de sua casa e ainda  exercer sua criatividade, aposte nas versáteis tintas spray.

Próximas campanhas