Tinta para Madeira

Tinta para Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraTinta para Madeira

A madeira é o material mais presente em nosso mobiliário e merece todo o nosso cuidado. Na hora de reformar essas peças, a escolha da melhor tinta para madeira é fundamental, dando o toque que queremos à decoração de um determinado espaço e uma cara nova para o móvel.

São varias as cores e tipos de tinta para madeira. Vale a pena descobrir qual mais se encaixa nas necessidades de seu móvel. Confira no Westwing tudo o que você precisa saber sobre tinta para madeira e garanta uma casa cheia de estilo e sofisticação por muito mais tempo. Descubra as principias dicas para ter um lar impecável em todos os detalhes!

Tipos de Tinta para Madeira

Existem vários tipos de tinta para madeira, cada uma com uma característica e efeito diferente. Algumas tintas deixam a madeira com um aspecto mais original, outras evitam rachaduras no material, dão um acabamento mais fosco, outras mais brilhoso e assim sucessivamente.

Tinta para Madeira

A melhor tinta para madeira é aquela que, além de proteger a superfície do material, entrega o efeito que você deseja em sua decoração. Entre os tipos que podem ser utilizados, estão as clássicas acrílica, látex, spray e epóxi. No entanto, os tipos de tinta para madeira mais indicados são:

  • Tinta esmalte sintético: é a mais utilizada, podendo ser aplicada em portas, janelas, bancadas, móveis, colunas etc. Pode ser encontrada em acabamento fosco, brilhante, acetinado e transparente. Indicada para madeira interna e externa.
  • Tinta laca: utilizada, principalmente, em móveis, visto que as peças pintadas com esta tinta para madeira não podem ficar sob influência de intempéries. Dá um acabamento luxuoso ao móvel, porém é geralmente feito apenas por empresas ou profissionais, já que só pode ser aplicada com pistola e compressor, além de necessitar de maior cuidado.

Como Pintar Madeira

A tinta para madeira pode ser aplicada sobre superfícies novas ou antigas, sendo que nestas são necessários mais cuidados. Também deve-se analisar onde o móvel ou artigo ficará. Para locais ao ar livre ou com muita umidade, é recomendável a aplicação de stain e impregnantes, além da tinta para madeira. Confira passo a passo como pintar madeira para reformar um móvel:

  1. Remova os acessórios como puxadores, alças, pés etc. Caso vá utilizar os mesmos, anote o lugar exato de cada peca para recolocá-las mais tarde;
  2. Utilize uma lixa de grão médio para retirar sujeira, verniz, tinta e outros resíduos, uniformemente;
  3. Se tiver rachaduras, lascas ou riscos, repare-os;
  4. Use uma lixa fina para dar acabamento;
  5. Utilize uma tinta para madeira primária por todo o móvel. Pode ser da cor branca ou alguns tons mais claros que a tinta final escolhida;
  6. Passe a tinta para madeira final com rolo de espuma ou pincel angular;
  7. Após secar, dê acabamento com um selante, cera ou outra técnica que achar melhor;
  8. Recoloque os acessórios.

Seu móvel reformado com tinta para madeira está pronto para uso. Dê uma cara nova para sua casa com este versátil tipo de tinta com as dicas do Westwing!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas