Como aproveitar ao máximo o Dia das Crianças
Dicas de brincadeiras e passatempos para toda a família
Por Natalia Maruyama
O período de isolamento social trouxe à tona novos desafios e possibilidades aos lares de todas as famílias. Com ele, uma maior convivência entre irmãos, filhos e pais…e, como consequência natural, a necessidade de entreter ainda mais os pequenos!
Para entrarmos em clima de Dia das Crianças – que já está quase aí e, certamente, será bem diferente dos outros anos – o Westwing reuniu 12 dicas de como toda a família pode aproveitar esta data tão especial para a criançada. Garantimos que terá muita diversão, entretenimento e muitos, mas muitos, momentos em família!
Brincadeiras para explorar o que se tem em casa

- É hora de acampar
Em tempos de isolamento social, a ideia aqui é trazer o acampamento para dentro de casa. Então, com a ajuda de lençóis, grampos de roupas e barbantes, você e seus filhos podem montar a melhor barraca improvisada que já existiu. Vai ser a desculpa perfeita para se divertir em um novo cenário e, quem sabe, até passar a noite por ali.
- Aperfeiçoando as técnicas
Que tal aprender coisas novas com toda a família? As dobraduras são um ótimo passatempo e ainda estimulam a criatividade das crianças. Separe algumas folhas de papel, pesquise ideias legais de dobraduras, faça as primeiras junto das crianças e depois deixe-as livres para experimentar sozinhas.
- Para se exercitar
Vamos gastar toda a energia acumulada? Faça marcações no chão com fitas adesivas, com uma distância de 20 centímetros uma da outra. Agora é só ver até onde a criança consegue saltar, sempre partindo de um ponto de partida que também deverá estar marcado no chão.
Brincadeiras para aprender e educar

- Qual a palavra?
Para este jogo você vai precisar separar vários pedacinhos de papel e neles escrever sílabas diferentes. Feito isso, é só deixar as crianças formarem várias palavras diferentes. Quem fizer mais, ganha!
- Caixa misteriosa
Uma dica para explorar o lado sensorial das crianças e de toda a família é criar uma caixa com diversos elementos que exploram as sensações táteis. Para isso, você vai precisar de uma caixa de sapatos ou uma caixa de papelão tampada que deverá ter uma abertura para colocar a mão. O objetivo é tentar descobrir o que tem dentro da caixa apenas descrevendo as sensações que o toque proporciona.
- Alma de artista
Vamos criar um auto retrato em tamanho real das crianças e da família? Com folhas de papel craft grandes em mãos, peça para os pequenos deitar e desenhe o contorno do corpo com canetinhas. Depois é só recortar o papel e pedir para a criança desenhar suas características próprias. Vale usar tudo: tinta guache, colagens, canetas e muitos outros materiais que você tiver em casa.
Brincadeiras para reunir a família

- Alô, família
Já que neste Dia das Crianças não vai ser possível reunir os amiguinhos e familiares fisicamente, a saída será comemorar o dia 12 de outubro e matar a saudade da turma por videochamada. Que tal propor uma das brincadeiras listadas aqui para a pessoa que estará do outro lado da telinha?
- Para o eu do futuro
Por aqui a ideia é reunir toda a família e pedir para cada um escrever uma carta para si mesmo que deverá ser aberta só daqui 5 anos. Dica: lembre-se de guardar bem em um lugar que você não vai esquecer!
- Conhecendo as raízes
Percorra os álbuns de família com a criança, contando a história de seus avós, pais e até mesmo de você. Depois disso a criança pode fazer uma árvore genealógica da família ou uma linha do tempo com datas importantes.
Brincadeiras na cozinha

- O pão da vez
Que tal fazer a receita que fez o maior sucesso na pandemia: pão caseiro? Peça a ajuda da criançada para separar os ingredientes e…mãos na massa!
- Brincando com as formas
Biscoitos sempre são uma receita de sucesso para a criançada. E se eles tiverem formas divertidas fica tudo ainda mais gostoso… Peça para as crianças moldarem a massa com seus formatos preferidos e divirtam-se com o resultado!
- Perguntas e respostas
Sabe aquela brincadeira da “torta na cara”? Nada mais divertido para entreter a meninada! Separe algumas perguntas que todos saibam responder e veja quem faz isso mais rápido. Quem perder leva um prato com chantilly na cara! Não vai ter como segurar a risada!
Confira também outras matérias:
Rotina puxada? Leia o que Lua, mãe de 4 crianças, tem a dizer