Quarto Pequeno Planejado

Quarto Pequeno Planejado

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto Pequeno Planejado

Quando temos um cômodo reduzido, a primeira questão que nos aflige é: “como vou conseguir aproveitar um espaço tão pequeno da forma como eu gostaria?”. É justamente esse princípio que devemos considerar em relação a ambientes compactos, levando em conta, claro, uma decoração agradável e cantinhos otimizados e arrumados. Para tal, planejamento é indispensável, especialmente para os quartos, que pedem aconchego e organização. Nesse caso, a dica é: invista em um quarto pequeno planejado!

Em se tratando dos projetos construtivos atuais, tem sido comum nos depararmos com dormitórios cada vez menores, sobretudo quando o cômodo em questão é um quarto de apartamento pequeno. Foi pensando nisso que o Westwing preparou um especial sobre quarto pequeno planejado, com tudo o que você precisa saber para dar ao seu cantinho mais espaço, beleza e comodidade. Inspire-se em nossas sugestões para ter o quarto pequeno planejado dos sonhos!

O Quarto Pequeno Planejado

Para um quarto pequeno planejado, seja ele de casal, solteiro ou voltado para um adolescente ou bebê, uma coisa é certa: o ambiente será projetado de acordo com as necessidades, bem como de forma a otimizar cada espaço para que sejam conquistados circulação, praticidade e aconchego em um único lugar.

Mas para tal, é preciso avaliar as principais características do quarto pequeno planejado, como dimensão, temática e estilo pretendidos, além das reais exigências do morador, por exemplo, se o ambiente será utilizado também para estudos e trabalho, se receberá amigos e se frequentará o dormitório com regularidade ou apenas para dormir.

Se o seu quarto pequeno planejado também for utilizado para estudos e trabalho, é necessário uma escrivaninha e uma cadeira, para acomodar cadernos, livros e computador. É possível você montar uma escrivaninha retrátil, como existem as mesas para cozinha, para que, quando você não estiver estudando ou trabalhando, o móvel libere espaço no ambiente. Acomode prateleiras e nichos perto do seu ambiente de trabalho e estudos para organizar todo o material.

Quarto Pequeno Planejado

Por outro lado, se você pretende receber amigos, o quarto pequeno planejado pode conter futons em um canto com um tapete para acomodar os convidados. Dessa forma, quando você estiver sozinho, basta colocar os futons na cama e ainda ganhar conforto extra.

Caso você não fique muito tempo em casa e só entre no cômodo para dormir, o quarto pequeno planejado será bem mais fácil de montar. Você precisa apenas de uma cama, sendo possível adquirir uma opção com gavetas ou até mesmo uma cama box baú, e armário para as roupas.

Decoração de Quarto Pequeno Planejado

A hora de decorar o quarto pequeno planejado é fundamental, uma vez que é o modo como o ambiente será constituído que proporcionará a chance de aproveitar da melhor forma cada um de seus cantos, assim como poderá causar a sensação de amplitude. Por isso, a primeira dica é apostar em cores claras nos revestimentos de parede e chão, no mobiliário e na cortina.

Espelhos também ajudam a aumentar o ambiente, além de conferirem um toque leve e elegante. Outra atitude fundamental para garantir qualidade e um cômodo adequado é procurar por empresas ou marceneiros experientes em espaços reduzidos; eles certamente oferecerão soluções modernas, personalizadas e sob medida para o seu quarto pequeno planejado.

Dentre elas, estão as bicamas, beliches e triliches; camas embutidas no guarda-roupa; escrivaninha com painel para televisão acoplado; guarda-roupas com TV embutida; camas com gavetas e nichos; armários com portas de correr; prateleiras e nichos nas paredes; entre muitas outras.

Armário Planejado para Quarto Pequeno

Ter um móvel no quarto capaz de armazenar os pertences de forma organizada e aproveitar todos os espaços da melhor maneira possível e que ainda se componha com os demais elementos do ambiente e ajude na decoração é sonho de dez em cada dez moradores, certo?! É justamente para isso que existe o vantajoso armário planejado para quarto pequeno.

Com nichos e divisões próprias para que tudo seja guardado com tranquilidade, o armário planejado para quarto pequeno é geralmente feito de madeira, MDF ou MDP e tem como principal característica a prioridade à verticalização, ou seja, as portas e suas respectivas prateleiras são fabricadas de forma a ganharem altura, detalhe que ajuda a otimizar os espaços vazios do dormitório.

Quanto ao acabamento, as cores do armário planejado para quarto pequeno devem ser, de preferência, brancas e neutras, uma vez que os tons claros conferem a sensação de amplitude. Os amadeirados também são supercomuns no armário planejado para quarto pequeno, com destaque às cores mel, castanho claro, amêndoa, imbuia, freijó, nogueira, teca e carvalho; todas podem ou não mesclar-se a tons escuros nos detalhes, como preto, tabaco ou café.

Decoração com Armário Planejado para Quarto Pequeno

A decoração de quarto, especialmente quando se trata de um quarto planejado pequeno, pede estratégias e composições simples capazes de superar o problema da falta de espaço. Assim, uma dica especial para o armário planejado para quarto pequeno é usá-lo de forma a “encaixar” e dar lugar a outros elementos do dormitório, embutindo, por exemplo, a cama, os criados-mudos e até uma escrivaninha, estação de trabalho ou painel para TV.

Outra sugestão ao décor de um quarto reduzido e que ajuda da mesma forma a ampliar visualmente o espaço e se harmonizar com o armário planejado para quarto pequeno, é dispor de objetos decorativos e adornos como cortina, tapete, quadros, almofadas e luminárias em menor quantidade e que também tenham uma paleta de cores clara.

Lembre-se que as características do armário planejado para quarto pequeno podem ser aplicadas a um armário planejado para quarto de casal, sendo que ambos devem ser projetados por empresas ou profissionais com boas referências e que garantam um bom custo-benefício para o desejado quarto dos sonhos!

Adornos no Quarto Pequeno Planejado

O caráter minimalista e neutro que geralmente deve ser dado a um quarto pequeno planejado pode ser sutilmente pontuado com o uso de adereços coloridos e capazes de dar destaque ao dormitório. Tapete, quadros, almofadas, vasos, porta-retratos, jogo de cama e luminárias de tons que contrastem com a cor dada ao restante do quarto pequeno planejado são ótimas pedidas.

O projeto luminotécnico do quarto pequeno planejado é outro ponto importante a se considerar na etapa de sua decoração. Para ele, a indicação é inserir diversos pontos de luz por toda a extensão do dormitório, de preferência com iluminação branca e direta que, em conjunto com a luz natural, causará um efeito leve, suave, elegante e de extensão.

Aposte sem medo em nossas dicas, encontre no Westwing as peças ideais para criar e decorar o seu quarto pequeno planejado e garanta aconchego e boas horas de sono em um cantinho belo e repleto de bom gosto!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas