Quarto Infantil Clássico

Quarto Infantil Clássico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraQuarto Infantil Clássico

Segundo dicionários, o termo “clássico” significa “da Antiguidade greco-romana; que se inspira ou pertence ao Classicismo; tradicional”. O conceito não é diferente para o campo do design de interiores e decoração, em que o estilo clássico marca presença pelo visual nobre e sofisticado. Baseado, principalmente, no esplendor dos castelos do século XVIII, este padrão voltou à cena e hoje leva requinte também ao chamado quarto infantil clássico, com suas linhas delicadas e elementos apaixonantes.

Aconchego e leveza são características quase que fundamentais em um dormitório de bebê. Em se tratando do quarto infantil clássico, elas se unem a toques imponentes e repletos de elegância, impossíveis de não fazer se sentir em um legítimo palácio. Se esta é a temática que você imagina para o recanto do seu bebê, está no lugar certo! O Westwing reuniu dicas e inspirações que te ajudarão a ter um quarto infantil clássico de sonho. Confira!

Os Fundamentos de um Quarto Infantil Clássico

Falar em um quarto infantil clássico envolve dois conceitos básicos: o primeiro trata de construir um dormitório integralmente pueril, com base em um cantinho que tenha jeito de bebê e não fuja do tradicional. O segundo toma como princípio a decoração clássica, que agrega valor ao ambiente devido ao uso de materiais nobres e acessórios que imprimem sofisticação.

Juntos, eles tendem a criar um cômodo com traços elegantes e linhas sinuosas, de forma a fazer com que o quarto infantil clássico ganhe uma atmosfera suntuosa, mas delicada. Para tal, contar com um espaço amplo é um dos primeiros passos, uma vez que o dormitório pede mobílias de madeira robustas, com muitas curvas e texturas.

Porém, é essencial lembrar que, mesmo com a riqueza de detalhes própria do estilo, bebês necessitam de serenidade e recursos que os ajudem a ter um sono tranquilo. Assim, diferentemente da proposta para um ambiente adulto, o quarto infantil clássico pede cores sóbrias e calmas. A preferência está nos tons pastel e em uma paleta que misture nuances neutras, além de branco, bege, nude e creme.

Atenção à Funcionalidade!

Tendo como princípios aconchego e paz para os pequenos, o quarto infantil clássico deve ser planejado com foco em uma circulação fácil e disposição de elementos de forma funcional. Ou seja, mesmo com móveis maciços, é indispensável compor e organizar o espaço de maneira estratégica para que não sobrecarregue em informações e evite ficar visualmente poluído.

Neste sentido, a decoração de quarto de bebê pode ser criada apenas com os itens necessários, com posicionamento planejado e de fácil acesso. Para dar valor aos objetos, a iluminação é uma boa solução. É possível usar no quarto infantil clássico desde spots, arandelas ou abajures para uma luminosidade indireta e acolhedora, até um lustre provençal com delicados pingentes de cristais.

Quarto Infantil Clássico: Inspirações para o Décor

Uma das principais vantagens em se ter um quarto infantil clássico é que nele nada segue estereótipos ou gêneros definidos. Se a ideia é projetar uma decoração de quarto infantil menino, por exemplo, uma dica é investir em móveis brancos com linhas curvilíneas, enquanto tons como azul bebê e/ou estampas xadrezes ilustram almofadas, cortinas e enxoval.

Já para um cantinho feminino, aposte em um jogo de quarto infantil menina tradicional, com cores como bege ou creme. Para os revestimentos, a sugestão é aplicar um papel de parede infantil pastel, liso ou com padronagens de pied-de-poule, flores ou desenhos à mão. Quadrinhos emoldurados e espelhos também são ótimas opções para um quarto infantil clássico de menina.

Seguindo nossas inspirações, seus filhos se tornarão verdadeiras altezas em seu novo quarto infantil clássico!

Próximas campanhas