Organização de Geladeira

Organização de Geladeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraOrganização de Geladeira

Toda casa precisa de uma boa geladeira para que o armazenamento da comida seja eficiente e duradouro, sendo um fator unanime quando se trata de guardar e organizar alimentos. Visando uma boa arrumação para esses itens da casa, daremos algumas dicas sobre organização de geladeira. Afinal de contas, por maiores que sejam essas peças hoje em dia, há sempre maneiras de otimizar a disposição dos mantimentos.

Assim como na arrumação da casa, para uma boa organização de geladeira contamos com alguns itens que auxiliam na disposição eficiente dos alimentos. Por exemplo, os potes de vidro, de plástico e de silicone são ideais para o armazenamento de comida e temperos, enquanto o saco a vácuo ou o saco plástico próprio para alimentos são indicados para guardar carnes ou verduras. Acompanhe as dicas do Westwing, inspire-se conosco e transforme sua casa!

Os auxiliadores para organização de geladeira

Nem todos os produtos que compramos podem ser armazenados na geladeira diretamente com a embalagem vinda do mercado, por isso o uso de potes de plástico ou de vidro é recomendando para alimentos menores ou em menor proporção. Para os alimentos maiores, temperos, verduras e alguns legumes, o uso de sacos plásticos específicos para armazenamento de comida são extremamente uteis.

Ao adquirir potes de plástico ou de vidro, deve-se levar em consideração a capacidade de armazenamento das peças e se elas possuem tampas ou não, afinal de contas, um dos passos para uma boa organização de geladeira é não guardá-los abertos.

O passo a passo da organização de geladeira

Antes de iniciar a organização de geladeira o recomendado é verificar se tudo o que está guardado realmente precisa estar lá, já que alguns alimentos não precisam de refrigeração para uma boa conservação. Feito isso, o próximo passo é separar os alimentos e coloca-los nas gavetas ou prateleiras corretas. Veja o passo a passo simples e inicie sua organização de geladeira.

  • A maioria das geladeiras hoje em dia possuem gavetas superiores que ficam logo abaixo do freezer. Nesse local o recomendado é a disposição de carnes brancas, peixes e alguns tipos de frios, pois esses alimentos necessitam de ótima refrigeração.
  • 1ª prateleira: esse ainda é um local da geladeira que recebe bastante refrigeração, portanto os itens dispostos devem ser os derivados do leite, ovos e sobra de alimentos.
  • 2ª prateleira: essa parte da geladeira ainda recebe bastante refrigeração, mas os itens ali arrumados devem ser os com maior capacidade de conservação, como, por exemplo, leite, doces e enlatados.
  • Gaveta inferior: para essa parte da geladeira é recomendado manter as verduras, legumes, frutas e temperos, pois são alimentos duradouros.
  • Porta da geladeira: a porta é o local da geladeira que mais sofre variação de temperatura, portanto, os alimentos ali colocados devem ser os que precisam de pouca refrigeração para maior durabilidade. Como, por exemplo, molhos, vinagre e refrigerantes.

Organização de geladeira e conservação de alimentos

No momento de organização da geladeira é recomendado seguir algumas indicações para uma melhor conservação e um melhor consumo dos alimentos. Veja algumas a seguir:

  • Latas em geral devem ser lavadas antes do momento de organização de geladeira, visando uma maior higiene de ambas as peças.
  • Os ovos devem ser guardados com a parte pontuda para baixo para que se mantenham ainda mais frescos por um período maior.
  • Não guarde latas abertas na geladeira, elas deixarão a peça com o odor da comida guardada no recipiente.

Para manter a organização de geladeira e o odor da geladeira sempre em perfeito estado, uma ótima dica é passar um pano úmido com bicarbonato de sódio.

Próximas campanhas