Lustres para Sala

Lustres para Sala

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLustres para Sala

Ao entrarmos em um ambiente novo, uma das primeiras coisas que reparamos é em sua iluminação e a sensação que ela transmite para o espaço. Os lustres para sala são uma ótima maneira de oferecer a luz ideal para o cômodo, além de deixa-lo mais sofisticado e charmoso. Os lustres para sala possuem diversos modelos e designs que combinam com os mais diversos estilos de decoração, desde os mais clássicos até os mais modernos, iluminando não só a casa como também seu dia a dia.

Os lustres para sala são uma peça tão fundamental para a decoração da casa que, em 2014, foram o grande destaque da Semana do Móvel de Milão, onde diversos designers e arquitetos internacionais apresentaram as tendências e novidades que estão surgindo sobre essa peça. O Westwing separou algumas dicas para que o lustre faça sucesso não só na feira italiana, mas também em sua casa. Confira!

Lustres para Sala: Iluminação Perfeita

O segredo para ter uma sala de estar agradável e harmoniosa está no conforto que ela oferece. Convenhamos, ninguém se sente confortável em um ambiente que a iluminação está ou muito forte ou muito fraca, causando um enorme desconforto visual aos seus frequentadores. Além disso, a luz precisa estar em sintonia com os outros objetos decorativos do cômodo. Para criar um ambiente aconchegante, os lustres para sala precisam ser posicionados de uma maneira que a luz seja espalhada por todo o espaço, que ela esteja focada e voltada para baixo. A cor da luz dos lustres para sala também é outro detalhe que não pode escapar e, para criar esse clima de aconchego, elas precisa ser amarelada.

Lustres para Sala

Dicas para Escolher o Lustre Sala de Estar

Quem prima por claridade na decoração deve escolher um lustre para sala de estar que seja composto por tonalidades claras. Uma peça assim ajuda a levar maior iluminação para o ambiente. Lustres para sala nas cores branco, nude e formado por cristais são alguns ótimos exemplos de lustres para sala que ajudam a iluminar mais o espaço.

Lustres para sala de estar fabricados em tonalidades coloridas, como azul turquesa, vermelho e laranja são belas opções para levar descontração, toque eclético e informal para a decoração do lar.O investimento em lustres para sala de cores fortes e escuras como, por exemplo, preto, cinza e marrom, é indicado para quem visa levar aconchego, comodidade e toque intimista a decoração da sala de estar.

Lustre para Sala

Vale ressaltar que essas são apenas dicas para escolher o lustre para sala de estar e não regras obrigatórias. A decisão pelo modelo mais indicado de lustre para sala de estar dependerá do seu gosto pessoal, o resto da sua composição e a informação que você pretende transmitir com a inclusão do novo acessório na sua ambientação.

Dicas de Instalação do Lustre para Sala de Estar

Antes mesmo de comprar o lustre para sala de estar, tenha em mente onde ele ficará na sua sala. Depois disso, pense a que distância do teto e do chão ele pode ficar – lembrando que lustres para sala de estar muito altos acabam perdendo evidência que poderiam ter, diminuindo assim todo o charme que dariam a decoração; assim como um lustre quase encostando à cabeça gera preocupações – e se torna mais um empecilho do que uma solução decorativa eficaz para iluminar sua sala.

O número de lâmpadas que seu lustre para sala de estar irá comportar é um fator importante para se preocupar. Dependendo do tamanho da sua sala, muitas lâmpadas podem aquecer demais o ambiente ou dar um aspecto de pouco aconchego.

Lustre para Sala de Estar

Lustres de Cristal

O lustre para sala de cristal continua sendo o modelo queridinho da categoria. Sua sofisticação e status vêm desde a antiguidade, quando apenas reis e pessoas da nobreza tinham condições de ter lustres para sala. Além disso, acredita-se que os cristais ajudam a limpar as energias do ambiente, deixando-o mais harmonioso e sereno.

Lustre ou Pendente

Talvez poucas pessoas saibam, mas há diferenças entre um lustre para sala de estar e um pendente. A principal delas é que o lustre possui mais lâmpadas, e estar ficam em suas “ramificações” e extremidades. A consequência desta orientação é uma iluminação mais abrangente, que se espalha melhor pela sala de estar – ou sala de jantar, por exemplo.

Já os Pendentes costumam ser, esteticamente, mais contemporâneos (mas atenção: isso não traduz uma regra do tipo “pendente é contemporâneo e lustre é clássico”), e comumente utilizados para conferir uma iluminação mais focada, mais pontual. Mesas, bancadas, home offices e outros ambientes deste tipo podem ser equipados e adornados com ambos. Lembre-se que não há uma regra para lustre para sala de estar, mas sim alternativas que podem harmonizar ou não com os outros elementos que compõem a decoração.

Cuidados com os Lustres para Sala

Uma peça tão delicada quanto o lustre para sala merece – e precisa – de cuidados especiais. Por ficar muito tempo preso ao teto, ele acaba acumulando muito pó e sujeira, que acabam dando um aspecto envelhecido ao lustre. É recomendado uma limpeza e manutenção anual do lustre para sala. Antes de começá-la não se esqueça de desligar a energia elétrica e esperar os braços e as peças do lustre esfriarem. Panos secos, espanadores e aspiradores são os produtos mais indicados para tirar toda a poeira que pode se acumular nos lustres para sala. Se, mesmo assim, o resultado não for o esperado, passe um pano misturado com sabão neutro. Aproveite as dicas do Westwing para deixar sua sala de estar ainda mais charmosa e aconchegante!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas