Janelas

Janelas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraJanelas

Às vezes nem percebemos, mas a função das janelas não é de apenas permitir nosso contato com o meio externo: elas podem dar mais graça e estilo a um ambiente, seja do lado de dentro ou de fora, com suas maneiras divertidas de decorar e de serem decoradas, mesmo que para isso seja considerada apenas a vista de uma linda paisagem externa. As janelas ainda apresentam mais vantagens do que parecem!

Ventilação, iluminação, harmonia com os demais elementos do espaço e sensação de amplitude ou redução de cômodos são alguns desses benefícios e, por isso, elas pedem atenção especial na instalação e manutenção. Com este artigo do Westwing você aprende a selecionar as janelas certas para a sua casa e também se inspira com dicas preciosas de como usá-las em nome de uma decoração com bom gosto e beleza. Confira!  

TIPOS DE JANELA

As janelas de madeira são as mais frequentes, existem nos modelos de correr, quadriculadas e como vitrôs pivotantes. Diferentes, esses últimos diferenciam-se por seu movimento giratório em volta do eixo. Para ambos os tipos de janelas de madeira, é fundamental o uso de verniz. Janelas de alumínio são outro tipo de esquadria comum; geralmente seu modelo é de correr e sua resistência a defeitos e desgastes é maior.

Já o uso de janelas de aço ou ferro foi reduzido, visto que a sua manutenção é mais difícil, no entanto, essas matérias-primas permitem a criação de janelas bem criativas, com formatos e dimensões variados; bons exemplos são as janelas basculantes, que possuem alavanca própria para abertura para fora do ambiente e existem com uma ou mais “folhas”.

Janelas de vidro são ideais para casas de praia ou cômodos amplos. Ficam lindas e dão um efeito super clean, principalmente quando grandes, conferindo claridade natural e elegância; normalmente são janelas de correr e o vidro transparente ou fumê, com grades ou blindado. Venezianas são opções de janelas bastante corriqueiras e seus materiais geralmente são madeira, aço ou alumínio. Com essas mesmas matérias-primas, a janela maxim-ar é menos comum e serve para ambientes com áreas reduzidas. Proporciona iluminação ideal e sem ocupar muito espaço, garantindo claridade e ar ao cômodo.

COMO ESCOLHER E APLICAR JANELAS NA DECORAÇÃO?

O modelo e as características de uma janela podem fazer toda a diferença na hora de decorar os ambientes e para a sua própria manutenção. Antes de escolher o seu modelo de janela, indicamos que analise se as borrachas que vedam a esquadria estão em bom estado e, caso a janela seja de madeira, se o material necessita ser impermeabilizado.

Quanto à harmonização com os espaços, as janelas têm o poder de alterá-los: quando amplas, aumentam o cômodo; menores, dão o efeito de diminuição. Cozinhas rústicas e aconchegantes contam com uma janela de madeira tipo cedro quadriculada; já um modelo de janela maxi-ar de madeira atribuirá sofisticação. Quartos podem ter uma bela janela de madeira branca, super elegante! Banheiros e áreas de serviço pedem um basculante de aço e vidro, pintado de grafite, zinco ou prata, que deixam o ambiente mais sóbrio. Para salas e alpendres, grandes janelas de vidro ou de madeira escura, do tipo veneziana de correr.

JANELAS DECORADAS: CHARME E CRIATIVIDADE

O tema “janelas” ainda permite falar sobre a decoração desses tipos de esquadria com adornos e muita originalidade. Você gosta de um décor romântico e delicado? Então aposte sem medo em floreiras rústicas de madeira com flores campestres ou até mini-horta com temperos frescos e sempre à mão; vasinhos coloridos ou artesanais, repletos de margaridas ou lavandas, também são encantadores!

Cortinas e persianas são indispensáveis. Além de funcionais por seu papel de proteger, garantir privacidade, suavizar a luz e ajudar a compor o design do ambiente, elas deixam as janelas mais graciosas, requintadas, neutras ou coloridas, dependendo de seus infinitos materiais, cores, texturas e estampas.

Adesivos, pequenas estátuas e pendentes completam a decoração de janelas com criatividade e infinitas opções. E então, preparado para comprar e embelezar a sua?

Próximas campanhas